gestão-na-ead

Gestão na EAD: o que é, vantagens e quais suas bases?

O mundo do ensino mudou. Com ele, surgiram novos processos e métodos. Porém, o pensamento estratégico e os cuidados com os processos pedagógicos devem continuar sendo priorizados. É aí que entra em cena a necessidade de realizar uma boa gestão na EAD. 

Para saber o que é gestão na EAD, entender o que ela engloba, saber como adotá-la e conhecer suas vantagens, basta ler este post até o fim. Aproveite sua leitura!

O que é gestão na EAD?

A gestão na EAD nada mais é do que administração holística e completa do sistema de ensino à distância. Ela requer visão, atuação em diferentes frontes e inclui métodos, atividades e estratégias tanto no sentido prático, que engloba a estrutura e a tecnologia envolvidas, como no mais conceitual. Ou seja, aquele baseado nas ideias, no planejamento e nas estratégias dos processos pedagógicos. 

Quais as vantagens de adotar uma boa gestão na EAD?

O profissional e a instituição que valorizam boas práticas e as incluem em sua gestão na EAD conseguem oferecer um ensino remoto de mais qualidade. Afinal, com planejamento, é possível alinhar as demandas do perfil do aluno com os métodos de ensino, analisar o que está dando certo na concorrência e, assim, aumentar a base de estudantes. 

De forma simples, podemos dizer que ao priorizar a gestão na EAD, é possível:

  • ter mais visibilidade no mercado;
  • melhorar a credibilidade e a reputação;
  • garantir uma boa experiência de ensino para os alunos;
  • gerar mais matrículas;
  • se tornar uma referência em ensino remoto. 

Quais são as bases da gestão na EAD?

Confira, agora, os processos e os pilares que toda boa gestão na EAD deve apresentar. 

Gerenciamento administrativo

Trata-se da gestão mais burocrática do processo. No caso de uma instituição, ela deve ter um líder, isto é, um gestor que defina objetivos, que analise o impacto no orçamento e que avalie a viabilidade financeira de implementar o ensino EAD. 

Esse gestor deve tanto conhecer sobre leis, como de assuntos contábeis e pedagógicos, uma vez que o ensino remoto também deve seguir as políticas institucionais e a legislação de ensino. 

O gestor também precisa determinar métricas que possam avaliar as diretrizes tomadas e analisar se elas estão funcionando. Além disso, deve ter conhecimento sobre os diferentes métodos e estruturas do EAD, como os chats, os fóruns de discussão e outras tecnologias que estimulem a interação dos alunos. 

Nesse cenário, ela também inclui a infraestrutura. Ou seja, a quantidade de professores, de equipamentos de gravação, iluminação e áudio, assim como de softwares e plataformas que viabilizem as aulas. 

Administração pedagógica

A administração pedagógica envolve o alinhamento da perspectiva do aluno e do professor. Logo, exige que o gestor se atente a questões como:

  • gerenciamento de tempo de seu time;
  • a realização de feedbacks constantes para os professores;
  • avaliação contínua do desempenho da equipe;
  • análise da qualidade de conteúdo transmitida em aula;
  • aplicação de métodos que potencializem a interatividade dos alunos;
  • inserção de recursos e estratégias que fortaleçam os laços entre professores e estudantes; 
  • capacidade de solucionar conflitos;
  • acompanhar tendências e novidades do setor, analisar seus aplicabilidades e adotá-las caso elas tragam resultados;
  • alinhar interesses da instituição, da lei, dos professores e dos alunos. 

Gestão de divulgação 

Um curso online, seja ele livre ou de uma instituição, não deve contar só com o buzz gerado pela propaganda boca a boca. É fundamental também que ele seja bem divulgado. 

Nesse contexto, vale a pena nutrir sua base de alunos com conteúdo informativo, promoções e comunicados com e-mail marketing. Também é importante ter uma presença ativa nas redes sociais tanto para tornar seu conteúdo conhecido para mais pessoas como para tirar dúvidas de alunos. 

Também vale a pena investir em mídia paga, como em plataformas como o Facebook Ads, por exemplo, que permite que você segmente seu anúncio por público-alvo e a interesses ligados às temáticas de seus cursos. 

Direcionar uma base de seu orçamento para isso configura uma boa medida, pois não apresenta alto custo e pode gerar uma boa visibilidade para sua instituição/curso. 

Para saber como anunciar no Facebook, recomendamos que assista ao vídeo a seguir:

Como você viu ao longo deste texto, oferecer um bom ensino à distância requer método, estratégia e conhecimento. 

Para que tudo isso seja aplicado com sucesso, contar com uma ferramenta que valorize tudo isso e que garanta não só o bom andamento das aulas, como também sustente processos como gerenciamento de matrículas, administração de professores, gestão de alunos e outras funcionalidades robustas fará toda a diferença. 

Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, uma ferramenta de ensino à distância que faz parte da realidade de mais de 3 milhões de alunos. 

Isso mesmo, mais de 3 milhões de pessoas conquistaram um bem maior, o conhecimento, utilizando a EAD Plataforma. 

Para isso, nos bastidores da empresa, há um um time focado, que analisa feedbacks e que direciona todas suas energias para oferecer a melhor experiência de ensino remoto. 

Não é à toa que EAD Plataforma conta com uma série de clientes para lá de satisfeitos!

O que está esperando? Vem para EAD Plataforma você também! Para isso, basta se registrar e testar a ferramenta por sete dias sem custo algum!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy