O que afeta a retenção de talentos? Saiba como virar o jogo!

Quando os gestores se dirigem aos colaboradores com falta de paciência e estresse, acabam afetando negativamente a retenção de talentos na empresa. 

Isso resulta em projetos inacabados, produtividade afetada, gastos com desligamentos e com a contratação de novos colaboradores.

Precisando mudar a forma de lidar com seu time? 

Nos próximos tópicos, aprenderemos juntos boas estratégias para otimizar a taxa de retenção de funcionários. 

Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é retenção de talentos?

Em suma, retenção de talentos é um conjunto de ações desenvolvido pelas empresas para que os melhores colaboradores permaneçam na companhia. 

A dinâmica desse processo inicia-se durante o recrutamento e seleção, em que o RH precisa identificar o perfil correspondente a cultura da empresa, além das habilidades técnicas e comportamentais. 

Logo após a contratação, o colaborador deseja ser reconhecido por seu empenho e, com isso, permanecer sempre estimulado, engajado e produtivo, tornando-o um funcionário de alta performance. 

Contudo, todo esse esforço, sem o devido reconhecimento, resulta em menos tempo do colaborador na companhia, o que exige ações do RH para evitar o temido turnover

Empresas de sucesso são aquelas que envolvem os líderes em planos de ações e pensam em maneiras de colocar esses projetos em prática. Assim, evita que grandes ideias fiquem perdidas na gaveta do escritório. 

Quer um exemplo? Benefícios como forma de atração e retenção de talentos

Mas quais são os melhores? 

Assista ao vídeo da Catho Empresas e descubra:

O que prejudica a retenção de funcionários? 

Oito em cada dez brasileiros solicitam desligamento da companhia por causa do gestor. É o que revela o estudo da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego

A performance inferior do que se aguarda de um chefe é a principal justificativa citada tanto por quem pede demissão como por quem está desanimado no escritório. 

Isso é resultado de escolhas gerenciais inadequadas ou mal planejadas, o que acaba gerando um desgaste no relacionamento entre colaboradores e líderes, segundo Lucas Oggiam, diretor da Michael Page e Page Personnel. 

Para ele, bons gestores não precisam ser amigos da turma ou adotar uma postura mais autoritária. 

Na verdade, implementar ações para manter os comandados sempre motivados e fazendo ótimos projetos é sempre o melhor caminho. 

Com isso em mente, você deve estimular sua inteligência emocional, senso de organização, empatia, carisma e respeito com todos os colaboradores. 

Achou difícil? Que nada! 

Michael, baseado em sua teoria de liderança evolutiva, apresenta uma metodologia para expandir o estágio de consciência pessoal. 

Assim, você aprende a lidar com os melhores valores, estimulando a evolução dos colaboradores e da sociedade. Dê o play e fique por dentro desta técnica:

Mão na massa: aprenda como melhorar a retenção de talentos!

Estamos na metade deste artigo com dicas que te ajudam a promover a retenção de talentos em seu negócio. 

Entre as orientações mais indicadas, encontram-se:

1- Contrate as pessoas certas 

Como vimos acima, a retenção está diretamente associada ao sucesso das contratações. 

Para isso, estruture o seu processo de recrutamento e seleção. Assim, você terá mais facilidade para encontrar um candidato alinhado com a cultura do seu negócio, chamada de fit cultural.

Quem já tem uma base desenhada, basta fazer uma análise para identificar pontos de melhoria, como a automatização e a inteligência artificial, que aceleram o processo com mais assertividade. 

Precisa contratar um vendedor? 

Confira no Infográfico abaixo algumas características essenciais:

Fonte: Agendor

2- Crie uma comunicação clara e objetiva 

Aqui a transparência é a palavra-chave. Portanto, compartilhe as novidades da marca por meio de vários canais, como e-mail, murais e reuniões. 

Num primeiro momento, essa dica pode parecer simples, mas ela traz um verdadeiro impacto, pois os funcionários se sentem parte do projeto. 

Em paralelo, trabalhe o feedback em sua empresa. Esta pesquisa do Hubspot prova que colaboradores altamente motivados recebem orientações pelo menos uma vez por semana. 

Quer levar esses resultados para a sua organização? 

Assista ao vídeo abaixo e aprenda como dar um ótimo feedback:

3- Valorize os funcionários

A falta de reconhecimento profissional está na segunda posição entre os principais pedidos de desligamento das empresas, segundo o relatório que apresentamos logo no início deste artigo. 

Portanto, implementar ações que reconheçam o trabalho da equipe são determinantes para ter bons resultados com a retenção. 

Uma ótima estratégia é criar treinamentos corporativos. Além de reduzir a taxa de turnover, eles proporcionam outros benefícios. São eles:

  • Aumento de produtividade;
  • Confiança entre os colaboradores;
  • Melhora no clima interno da equipe;
  • Diferencial competitivo. 

Como é uma questão que envolve várias nuances, trouxemos para você uma série de conteúdos que te ajudam a implementar treinamentos na empresa, confira:

4- Avalie o que importa! 

Na tradução livre, OKR (Objectives and Key Results) significa um sistema de escolha de metas colaborativas para empresas, times e pesquisadores. 

Ao implementar esse conceito em seu negócio, você consegue avaliar e monitorar a evolução dos seus objetivos.

Aqui, seu time trabalha com metas relevantes e que estimulam a conclusão de projetos incríveis. 

John Doerr trouxe a metodologia OKR assim que o Google entrou no mercado. Em sua obra, Avalie o que importa, você aprenderá como definir objetivos de um jeito simples e eficaz. 

Como calcular índice de retenção de talentos?

Para respondermos esta pergunta, convidamos você para uma reflexão. 

Suponha que uma companhia tem 100 colaboradores. Desses, 15 funcionários foram contratados nos últimos 6 meses e 5 foram desligados no mesmo período. 

Com isso, temos um total de 20 pessoas. 

Agora, siga estes passos para descobrir como calcular índice de retenção de talentos:

  1. Divida 20 por 2 =10;
  2. Divida 10 por 100, que é o total do número de colaboradores. Temos, portanto, 0,1;
  3. Multiplique 0,1 por 100 =10%, que seria a taxa de turnover da companhia. 

Ao ter em mente o indicador da entrada e saída de funcionários, o número restante será o total que você conseguiu reter. 

Dito isso, considere que os 100 colaboradores correspondem a 100% dos funcionários. Logo, a taxa de retenção do nosso exemplo é igual a 90%, porque já diminuímos 10% do turnover.  

Conclusões do cálculo 

Uma vez entendido como calcular a retenção de talentos, você pode criar estratégias para melhorar essa taxa e diminuir o turnover. 

Para tal, desenvolva um plano de ação, revise o conteúdo, converse com os colaboradores e monitore os resultados. Aos poucos, perceberá os efeitos dessa mudança. 

Em tempo: use métodos tradicionais como o NPS para conhecer o nível de satisfação dos colaboradores.

A propósito, temos um guia completo que te ensina como medir esse importante indicador de desempenho

Otimize a retenção de talentos com uma plataforma EAD 

Entre as principais estratégias para melhorar a retenção de talentos temos os treinamentos corporativos. 

Focamos nesta medida porque ela é prática e proporciona uma implementação fácil. Sobretudo, quando a sua empresa escolhe tecnologias completas e com ótimos recursos. 

Quer uma dica que reúne tudo isso em um único lugar? 

Conheça a EAD Plataforma!

Oferecemos a melhor experiência de ensino a distância para seus colaboradores. 

Aqui, você tem total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. 

É possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.

Comece agora, agende uma demonstração gratuita e dê os primeiros passos junto com a gente!  

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy