andragogia técnicas

Andragogia: técnicas de educação para adultos que você pode aplicar em cursos e treinamentos

A andragogia se refere à uma vertente da educação voltada para o ensino de adultos. Diferente da pedagogia, que foca no processo educacional de crianças e jovens, a andragogia trata especificamente da transmissão de conhecimentos para pessoas que já atingiram a fase adulta.

Essa vertente da educação é muito comum no meio acadêmico, na chamada “educação continuada” e também no meio corporativo, através de cursos e treinamentos voltados para o aprimoramento e capacitação técnica dos colaboradores de uma organização.

A andragogia tem ganhado muita força nos últimos anos. É que, para conseguirem se destacar no mercado e formar equipes de alta performance, muitas empresas passaram a investir mais em educação corporativa.

Elas oferecem cursos, workshops, palestras e incentivos para que os seus colaboradores possam aprimorar suas competências e devolver isso para a empresa apresentando um desempenho de alto nível.

Neste artigo, vamos focar em apresentar algumas das principais ferramentas e técnicas de andragogia para a educação empresarial:

  1. Sala de aula invertida;
  2. Aprendizagem profunda;
  3. Tutoria entre pares;
  4. Gamificação;
  5. Técnica de perguntas.

Continue a leitura e confira nas próximas linhas de que maneiras é possível proporcionar para os colaboradores um aprendizado consistente e maduro e capaz de contribuir para o desenvolvimento do profissional e da organização como um todo.

Antes de conhecer algumas técnicas de andragogia, confira este vídeo do professor Wesley Costa, que explica em detalhes do que se trata essa modalidade de ensino:

Andragogia: técnicas eficazes que você pode usar em cursos e treinamentos

A andragogia tem como alguns de seus pilares a experiência do indivíduo, a motivação e a autonomia. Eles servem como base para a aplicação de qualquer técnicas de aprendizado e ensino voltado para adultos.

Nesse sentido, é preciso que os conteúdos a serem transmitidos para os alunos sejam trabalhados com maturidade, sem desconsiderar ou subestimar toda a bagagem de experiência que os alunos já carregam.

Tendo isso em vista, confira cinco recomendações de técnicas de andragogia para cursos e treinamentos corporativos.

1 – Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma das principais técnicas de andragogia e que pode ser utilizada na educação corporativa.

Na Sala de Aula Invertida, os alunos estudam em casa a parte teórica, enquanto a parte prática é reservada para o momento da aula em si.

Em sala, são feitos exercícios práticos, estudos de caso e outras atividades que envolvam a participação ativa dos alunos. Além disso, os encontros com o professor passam a servir para esclarecer dúvidas específicas e compartilhar experiências.

Veja mais: O que é sala de aula invertida e como ela pode tornar o ensino mais ativo?

2 – Aprendizagem profunda

A aprendizagem profunda é uma técnica muito utilizada na andragogia e que consiste em quatro etapas:

  • Aprender;
  • Fazer;
  • Aplicar;
  • Mostrar.

O objetivo dessa técnica é incentivar os alunos a combinarem teoria e prática, mostrando para eles que aquilo que é aprendido em sala de aula pode ter aplicabilidade no cotidiano deles.

Dessa forma, os alunos passam a ficar mais bem preparados para lidar com situações reais.

3 – Tutoria entre pares

Outra técnica de andragogia bastante comum em cursos e treinamentos é a tutoria em pares.

É cientificamente comprovado que o nosso cérebro é capaz de absorver melhor os conteúdos a partir do momento em que nós os ensinamos para outras pessoas.

Então, o objetivo dessa técnica é separar os alunos em duplas para que um seja o tutor do outro em determinados assuntos do treinamento ou curso.

Essa é uma forma de retirar o adulto de uma posição passiva, a qual tende a dificultar seu processo de aprendizado. Ele passa a assumir uma posição de protagonista, o que o torna mais motivado e interessado em aprender o conteúdo.

Veja também: ​​Qual a diferença entre professor e tutor? Entenda quais as responsabilidades de cada um

Este vídeo explica em detalhes o papel do tutor no EAD, confira:

4 – Gamificação

O processo de aprendizagem e ensino também pode ser algo divertido, leve e menos engessado, tedioso e monótono.

Com a gamificação, utiliza-se a dinâmica de jogos para promover ensinamentos, incentivar a competição saudável entre os colaboradores e estimular os alunos adultos a colocarem em prática os conhecimentos e habilidades aprendidas.

Você pode, por exemplo, dividir a turma em equipes e realizar um quiz. O time que reunir mais pontos vence.

É possível também criar um ranking, com prêmios para quem ficar em segundo e terceiro lugar.

Leia mais: Gamificação no EAD: Aumente o engajamento dos seus cursos online

5 – Técnica de perguntas

Por fim, encerrando nossas cinco dicas de técnicas de andragogia, temos a técnica de perguntas.

Aqui, deve-se realizar perguntas abertas ou fechadas para testar se os conteúdos ensinados foram, de fato, absorvidos pelos alunos.

O objetivo dessa técnica é gerar discussões sobre o tema posto em pauta, promover interações mais ricas e manter a turma em alerta.

E então, o que você achou das técnicas de andragogia que trouxemos aqui neste artigo?

O processo de aprendizagem e ensino de adultos tende a ser mais bem-sucedido quando os conteúdos apresentam valor imediato para os alunos, conectando-se principalmente com questões do dia a dia e com experiências anteriores.

Portanto, os cursos e treinamentos precisam apresentar soluções reais e capazes de fazer a diferença na rotina do aluno adulto.

Utilize as técnicas de andragogia que citamos para favorecer a absorção dos conteúdos e o aprendizado efetivo.

Saiba mais: Descubra quais são e como funcionam os principais modelos de ensino híbrido!

O ensino a distância é um ambiente ideal para empregar técnicas de andragogia, porém, sem uma plataforma EAD adequada, todo esse esforço pode ser desperdiçado.

Por isso, use a EAD Plataforma e conte com recursos como estes:

  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • APIs de automação;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • Integração com outras soluções;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos.

Agende uma apresentação agora mesmo e não deixe de fazer também um teste grátis para conhecer cada detalhe da ferramenta.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy