Qual a diferença entre professor e tutor? Entenda quais as responsabilidades de cada um

Qual a diferença entre professor e tutor, você já se fez essa pergunta? 

Quando falamos em educação, seja no ensino presencial ou a distância, o papel do professor e do tutor é indispensável para um processo de aprendizagem eficiente. 

No entanto, por mais que ambos possuam atuações relevantes, suas funções não devem ser confundidas, pois estão longe de ser as mesmas.

Nesse cenário, vamos entender alguns pontos relevantes sobre esse assunto. Afinal, você sabe qual a necessidade do tutor no ensino a distância? Sabe qual a diferença entre o professor e o tutor? Quais as responsabilidades de cada um? Chegou a hora de aprender! 

Qual a diferença entre professor e tutor?

O professor é um velho conhecido do ensino tradicional. Sendo uma das profissões mais importantes do mundo e fundamentais para o dia a dia das organizações acadêmicas, seu papel na sociedade é muito claro: ensinar algo a alguém, participar da formação de pessoas.

Quando falamos no meio digital, por mais que o cenário seja diferente, a função do professor não muda. 

Ele continua sendo o responsável por ensinar, aplicar as matérias, orientar a realização das atividades, tirar dúvidas e todos os outros pontos que constituem o processo de aprendizagem.  

Mas, então, surge a figura do tutor, e passamos a questionar qual a diferença entre o professor e o tutor. 

Apesar de ser um profissional menos visto no ensino presencial, quando o assunto é o ensino EAD, o tutor se torna o grande destaque — sem substituir o professor, claro!

O tutor, seja no ambiente virtual ou presencial, é a ponte entre os alunos e os professores, é o responsável por atuar no suporte e garantia da aprendizagem. 

Ou seja: ele se coloca à disposição dos alunos para tirar dúvidas, aplicar atividades extras e incentivar os estudos.

No entanto, mesmo quando há a presença de um tutor, o professor ainda é o único responsável pela produção do material pedagógico, assim como pela ministração das aulas e matérias. 

Em resumo, podemos dizer que enquanto o professor é a figura principal do ensino presencial e o responsável por repassar o conteúdo, o tutor é o profissional que acompanha o progresso dos alunos, tira dúvidas e atua como um braço direito do professor. 

Apesar de ser possível encontrar colégios que contam com tutoria para os alunos, sua presença maior acontece nos ambientes online, onde cada aluno pode seguir seu próprio tempo de estudo e precisará contar com uma pessoa para tirar suas dúvidas. Nesse caso, o tutor EAD. 

No vídeo abaixo, você pode entender um pouco mais sobre qual a diferença entre o professor e tutor, e as responsabilidades da tutoria:

Presencial x online: o que muda na atuação desses profissionais? 

Agora que você sabe qual a diferença entre professor e tutor, chegou a hora de entender o que muda na atuação desses profissionais no ambiente virtual e físico. Afinal, tem alguma diferença? 

Professor no ensino presencial

O papel do professor no ensino presencial não é nenhuma novidade. Todo mundo sabe exatamente como funciona: prepara a aula, ministra a matéria, aplica provas e exercícios, corrige essas atividades extras, tira dúvidas, e tudo mais que engloba o presencial. 

Tutor no ensino presencial

Já o tutor no ensino presencial não é um profissional de atuação obrigatória, por isso, não são todas as instituições de ensino que contam com a tutoria.

Aquelas que disponibilizam tutores, os coloca à disposição dos alunos. Assim, durante os dias letivos, o tutor presencial auxilia os estudantes em aspectos como: 

  • esclarecimento de dúvidas;
  • revisão de matéria;
  • realização de suas atividades individuais;
  • desenvolvimento de trabalhos em grupo; 
  • entre outras demandas que podem ser necessárias.

No fim, o objetivo do tutor é garantir que o aluno, de fato, aprendeu a matéria ensinada, e que não ficou com dúvidas sobre o assunto. 

Ele atua como um bônus para o processo de aprendizagem, revendo o que for necessário para garantir que o aluno não saia dali sem a compreensão completa. 

Professor no ensino EAD

E no ambiente virtual, qual a diferença entre professor e tutor?

No EAD, o professor possui apenas duas responsabilidades principais: preparar a aula, o material pedagógico, e apresentá-la aos alunos, explicando-a durante as aulas, sejam elas gravadas ou ao vivo. 

O material pedagógico, nesse caso, consiste também na realização das atividades, fóruns e provas que possam ser aplicadas. No entanto, sua atuação finaliza por aí. 

Outros aspectos como tirar dúvidas, corrigir exercícios, aplicar provas e tantas outras demandas que fazem parte do dia a dia no ambiente presencial, passa a ser de responsabilidade do tutor. 

Assim, só chega até o professor EAD aquilo que o tutor não conseguiu, sozinho, solucionar, como, por exemplo, uma dúvida que o tutor não soube como responder. 

Tutor no ensino EAD

O tutor, como vimos, é um grande destaque no ensino EAD. 

Pela flexibilidade ser um dos pilares mais relevantes do ensino a distância, a presença de um tutor se torna indispensável no ambiente online, seja para o ensino regular remoto ou até mesmo para cursos de formação livre. 

Afinal, o aluno tem à sua disposição todo o material didático para assistir quando puder. 

Dessa forma, pode ser que ele estude um determinado assunto em um momento em que o professor já não está mais disponível para responder suas dúvidas. Nesse caso, o tutor será o contato mais próximo a ser procurado. 

Assim, o papel do tutor EAD é garantir que os discentes completaram o estudo de forma satisfatória, que estão engajados e motivados com os estudos e que não possuem nenhuma dúvida. 

No vídeo abaixo, você pode ver quais as habilidades necessárias para ser um tutor EAD:

Interessante, não é? Agora que você sabe qual a diferença entre professor e tutor, se você se interessou por essa profissional, que tal conhecer um pouco mais sobre os requisitos para ser um bom tutor? Veja, abaixo, alguns conteúdos que podem te ajudar a entender tudo sobre essa profissão:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy