requisitos-para-ser-tutor-ead

Requisitos para ser tutor EAD: descubra se esta profissão é para você!

Se você pensa em mergulhar no mundo da educação a distância, precisa conhecer os requisitos para ser tutor EAD, professor ou designer instrucional. Neste artigo, nosso foco será no primeiro cargo profissional. 

Fazer tutoria na educação a distância demanda muita responsabilidade e entrega. Isso porque, de acordo com o Censo Abed 2020, o papel do tutor na EAD se divide, majoritariamente, em duas funções estratégicas:

  • manter o aluno motivado;
  • promover discussões, tirar dúvidas de conteúdo e estimular situações de aprendizagem.

Quais as características fundamentais do profissional encarregado de funções tão importantes? Continue a leitura e descubra os 6 requisitos para ser tutor EAD: 

  1. Didática
  2. Conhecimentos aprofundados sobre o tema lecionado
  3. Comunicação clara
  4. Escuta ativa
  5. Senso de liderança
  6. Domínio de ferramentas digitais 

Vantagens de trabalhar como tutor EAD

Antes de falarmos sobre os requisitos para ser tutor EAD, é importante recapitularmos as razões pelas quais a profissão segue em alta, conquistando mais adeptos a cada ano. 

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é uma das principais vantagens de ser um tutor EAD. Para prestar este serviço, basta se atentar aos horários das aulas e ao período pré-determinado pela instituição ou pela gestão do curso online para plantões tira-dúvidas ou debates nos fóruns de discussão

Trabalho remoto

De maneira geral, quem cumpre os requisitos para ser tutor EAD e ingressa na profissão tem liberdade para trabalhar remotamente, desde que disponha de uma boa conexão com a internet. 

Pode ser necessário, entretanto, que o tutor se desloque periodicamente para o polo EAD, onde será o responsável por fornecer tutorias e auxiliar os alunos com atividades e trabalhos propostos na plataforma e-learning

Aprendizado contínuo

O trabalho com o ensino digital é dinâmico e constantemente atualizado. Por isso, o tutor EAD tem a oportunidade de se desenvolver continuamente, absorvendo novas tendências educacionais e aplicando técnicas de ensino inovadoras em suas turmas. 

Requisitos para ser tutor EAD

Viu como é vantajoso trabalhar com tutoria na educação a distância? No entanto, como toda profissão, este cargo demanda algumas habilidades e características específicas. 

A seguir, você conhece 6 requisitos para ser tutor EAD. Confira! 

1. Didática

Ainda que o tutor EAD não seja diretamente responsável pela elaboração do conteúdo do curso, é fundamental que ele tenha didática. Isso porque sua atuação acontece diretamente em contato com os alunos, e cabe a ele proporcionar situações de aprendizagem, como:

  • debates;
  • exercícios de reflexão;
  • exposição de ideias;
  • etc. 

A didática deve estar presente em quaisquer processos que envolvam a transmissão de conhecimento. Com esta habilidade, o tutor será capaz de buscar caminhos efetivos para compartilhar informações com os alunos. 

2. Conhecimentos aprofundados sobre o tema lecionado

Mesmo sem criar o conteúdo, o tutor precisa conhecer a fundo aquilo que é lecionado? Se você tem essa dúvida, aqui está a resposta: sim! 

O papel do tutor na EAD é motivar os alunos e fortalecer o processo de aprendizagem. 

Isso significa que ele deve oferecer informações complementares, conhecer caminhos diferentes para explicar o conteúdo e até mesmo propor desafios que não estavam previstos no material desenvolvido pelo professor. E a maneira mais efetiva de obter sucesso com cada uma destas tarefas é conhecendo profundamente o tema lecionado. 

3. Comunicação clara

O ensino a distância acontece, sobretudo, na plataforma EAD. Esta ferramenta dispõe de diferentes canais de interação. No entanto, só podemos dizer que tais canais são efetivos quando ali ocorre uma comunicação clara entre os atores. 

Cabe ao tutor EAD dizer, de forma compreensível, aquilo que ele espera ao longo da tutoria, bem como suas propostas de reforço educacional e diálogo aberto com os alunos. 

Além disso, as respostas às questões dos alunos devem ser simples e objetivas. A máxima do ensino a distância é promover inclusão social, ou seja, garantir que o conhecimento seja absorvido por todos de forma justa e igualitária. 

4. Escuta ativa

Se colocar como um mediador confiável entre os alunos e a instituição de ensino também é um dos requisitos para ser tutor EAD. A habilidade de ouvir atentamente e se dispor a endereçar aquela questão, é conhecida como escuta ativa

Um praticante da escuta ativa não se concentra na resposta, e sim na demanda daquela abordagem. 5

5. Senso de liderança

O tutor EAD representa o líder de uma etapa do processo de aprendizagem. Por isso, deve saber se colocar como referência e se manter disponível para atender e acolher as demandas dos alunos. 

Veja abaixo uma fala do filósofo Mário Sérgio Cortella sobre o papel do líder inspirador: 

6. Domínio de ferramentas digitais 

Por fim, não podemos deixar de pontuar a familiaridade com ferramentas digitais entre os requisitos para ser tutor EAD. 

Afinal, a essência da educação a distância é o uso de plataformas e recursos online. 

Algumas das ferramentas online indispensáveis para o desempenho do papel de tutor EAD são: 

Como ser tutor EAD? Aqui estão seus primeiros passos! 

Agora você já conhece os principais requisitos para ser tutor EAD. Se você não tem todas as habilidades listadas acima, não se preocupe! 

É perfeitamente possível adquirir cada uma delas por meio da prática e do estudo. 

Por falar em estudo…

Tutor EAD precisa ter formação? 

Não há um nível padrão de especialização exigido pela legislação do segmento. Porém, como mencionamos na lista acima, é importante que o tutor se comprometa a conhecer com o maior nível de profundidade possível, a temática do conteúdo que vai acompanhar. 

Além disso, alguns segmentos educacionais específicos (como cursos de idioma ou especializações na saúde), demandam certificações específicas a seus tutores e professores. 

Como buscar oportunidades de trabalho? 

Para buscar oportunidades de trabalho como tutor, nossa recomendação é buscar, junto às instituições de ensino e páginas especializadas, por vagas abertas na área. 

Aqui estão alguns dos mais populares sites de busca de emprego disponíveis na rede: 

Familiarize-se com as suas ferramentas de trabalho! 

Lembra que falarmos sobre o conhecimento de ferramentas digitais como um dos requisitos para ser tutor EAD? Nós podemos te ajudar a se familiarizar com uma das principais plataformas de ensino a distância disponíveis no mercado: a EAD Plataforma! 

Disponibilizamos um período de teste grátis de 7 dias, com acesso a todas as funcionalidades e recursos disponíveis. Nossa sugestão é que você explore todas as ferramentas atribuídas ao tutor e já comece a vivenciar um pouco de sua rotina por lá!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy