qual-papel-professor-ead

Qual o papel do professor na EAD? Entenda por que este profissional é estratégico no processo

Você saberia dizer qual é o papel do professor na EAD? Se, ao ler esta pergunta, você pensou no profissional responsável pela tutoria dos alunos na educação a distância, é hora de rever conceitos! 

Fato é que professor e tutor são dois profissionais distintos da cadeia de educação a distância. Por isso, desempenham funções diferentes — embora complementares.

Que tal entender, de uma vez por todas, qual o papel do professor na EAD? Continue a leitura e descubra tudo! 

Qual a diferença entre professor e tutor EAD?

Quando falamos em educação a distância, a pergunta “qual é o papel do professor na EAD” pode até parecer sem sentido. Afinal, muito se ouve sobre o tutor EAD no processo, e pouco sobre o professor. 

A verdade é que ambos os profissionais coexistem na EAD, e ocupam funções complementares na rotina educacional. 

Enquanto o papel do tutor é mediar o contato do estudante com o processo educacional a distância, o professor é o responsável pela condução técnica deste mesmo processo. Na prática, isso significa fazer pesquisas, se manter atualizado nas tendências do mercado e, sobretudo, produzir conteúdos que façam a diferença na vida dos alunos. 

Diferenças entre professor presencial e EAD 

Após ler o parágrafo anterior, você pode ter se perguntado: “então o papel do professor na EAD é o mesmo do professor presencial?”. Bom, neste caso, precisamos nos aprofundar um pouco mais nas atribuições de cada uma das vertentes da profissão. 

Na tabela abaixo, apresentada em um estudo da ABED —  Associação Brasileira de Educação a Distância — sobre o papel do professor na EAD, podemos visualizar algumas das diferenças essenciais entre as frentes de trabalho presencial e online. 

Fonte: Abed

De forma geral, podemos entender que, enquanto o papel do professor na EAD é dinâmico, multidisciplinar e propositivo à reflexão, o professor no ensino presencial é centrado, hierárquico e formador de opiniões. 

Qual o papel do professor na EAD? 

Agora que já esclarecemos as principais diferenças entre as áreas de atuação profissional, é hora de entender, com exemplos práticos, qual o papel do professor na EAD. Separamos 6 atividades-chave da profissão a seguir. 

1. Criar conteúdos EAD de qualidade

É fundamental que, no processo de aprendizado, a elaboração de conteúdo EAD seja uma atividade de destaque. Por isso, cabe ao professor da educação a distância, pesquisar e desenvolver um material didático diferenciado e de qualidade. 

É preciso levar em consideração as particularidades da metodologia EAD, e, especialmente, o perfil do aluno desta modalidade de ensino. Dessa forma, é possível explorar diferentes tipos de conteúdos digitais para oferecer caminhos de aprendizagem dinâmicos e compatíveis com os hábitos e necessidades do público-alvo do curso. 

2. Absorver tendências e explorar metodologias de ensino inovadoras

O grande diferencial de um bom professor na EAD é justamente esse: a capacidade de sair da caixa, absorvendo tendências e adaptando formas convencionais de ensinar em metodologias dinâmicas e capazes de motivar os alunos

Alguns exemplos de formatos inovadores de conteúdo que podem (e devem!) ser explorados pelo professor EAD são: 

3. Disponibilizar o material didático nas plataformas EAD

Também é atribuição do professor na EAD alimentar a plataforma e-learning com o conteúdo produzido. Por isso, a resposta à pergunta “qual o papel do professor na EAD?” não é tão simples! 

Além de pesquisar e produzir, cabe ao profissional garantir que o conteúdo seja hospedado de forma clara e acessível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso. Por isso, ele precisa conhecer a plataforma utilizada e saber operá-la por completo. 

4. Acompanhar o desempenho dos alunos diante do conteúdo disponibilizado

Outra responsabilidade do professor na EAD é o acompanhamento da resposta dos alunos ao conteúdo produzido. Diferentemente do tutor, que, muitas vezes, faz a mediação pedagógica no ensino, o professor atua de forma observadora.

Isso porque seu papel é assegurar que o ambiente educacional seja de troca. Assim, os alunos absorvem o conteúdo disponibilizado por ele e elaboram uma análise crítica sobre ele. 

5. Revisar e aperfeiçoar o material constantemente

Ao longo do acompanhamento do desempenho dos alunos, o professor na EAD deve se manter aberto à constante revisão e aperfeiçoamento do material. 

Por isso, ao identificar pontos de dificuldade dos alunos, o professor EAD deve entender a origem do problema e trabalhar para solucioná-lo. Pode ser preciso revisar o material, acrescentar capítulos ou conteúdos e até mesmo retirar pequenos trechos que estejam em desacordo com a performance da turma. 

6. Assegurar o sucesso do percurso pedagógico do aluno 

Quem busca entender qual o papel do professor na EAD precisa ter em mente que, acima de tudo, sua missão é assegurar o sucesso do percurso pedagógico do aluno.

A soma de um conteúdo de qualidade com bons instrumentos pedagógicos e o suporte do tutor é essencial para potencializar as chances de sucesso de um curso online ou da metodologia EAD como um todo.

Entender qual o papel do professor na EAD ajuda a enxergar o processo educacional como um grande sistema. Afinal, saber como trabalhar com EAD vai muito além da tutoria ou da administração do curso como um negócio.

Aliás, que tal continuar lendo sobre o mercado EAD? Separamos alguns artigos sobre o tema: 

Fabio Godoy