O que é processo seletivo EAD

Ensino Superior a distância: o que é processo seletivo EAD?

Está buscando novas oportunidades, no âmbito acadêmico? Então, esse post é para você! Descubra o que é processo seletivo EAD e saiba como o e-learning pode te ajudar a voar mais alto. Da Graduação até o Doutorado!

Afinal, a tendência de crescimento da educação a distância se tornou uma realidade. Entre 2009 e 2019, o Inep apontou a alta de 378,9% nas matrículas no Ensino Superior. Aliás, esse número deve crescer bastante, devido às medidas de isolamento social para conter a crise da covid-19.

Sendo assim, continue conosco para conferir o que é processo seletivo EAD, nos diferentes graus acadêmicos. Assim, você pode planejar os próximos passos da sua formação, de maneira assertiva! 😉

Mas o que é processo seletivo EAD, na prática?

O processo seletivo EAD é uma etapa do ingresso no Ensino Superior, após concluir o Ensino Médio. Em geral, o vestibular online envolve provas objetivas e/ou redações. Contudo, esse formato pode variar entre as universidades, inclusive devido à nota do ENEM. Vale consultar as regras no manual do candidato ou no site de cada entidade.

Como exemplo, confira o vídeo a seguir, que tem o passo a passo do vestibular para viabilizar o ingresso no Polo EAD do grupo educacional Estácio. Tais orientações vão desde a inscrição até a realização da prova em si, com destaque para cuidados especiais, como no caso do plágio.    

Vale lembrar que, segundo a LDB, os diplomas têm o mesmo valor, independente da modalidade de ensino. Ou seja, os cursos presenciais, híbridos e a distância são igualmente reconhecidos pelo MEC. Portanto, podem ser devidamente incluídos nos currículos profissionais.

E quais as principais vantagens do ensino a distância?

  • Acessibilidade: democratização do acesso ao conhecimento. E com mais inclusão, diversidade e equidade;
  • Custo-benefício: valores mais baratos em relação aos cursos presenciais;
  • Tecnologia: os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm diversos conteúdos digitais, propiciando a interatividade
  • Autonomia: os alunos são os protagonistas de suas trilhas de aprendizagem. Isso enriquece o processo de ensino-aprendizagem;
  • Flexibilidade: é possível acessar os materiais 24 horas, em diferentes locais e dispositivos. Assim, fica mais fácil conciliar o trabalho e os estudos;
  • E mais!

Exemplos para entender o que é processo seletivo EAD

Para facilitar o entendimento sobre o que é processo seletivo EAD, leve em conta que as regras variam conforme o grau acadêmico. Além disso, cada instituição tem suas próprias normas, que devem ser consultadas antes da inscrição.

Bacharelado EAD

É mais prático compreender o que é processo seletivo EAD começando pela Graduação. No fim das contas, o Bacharelado é um dos títulos mais procurados. Logo, a oferta é muito maior, com base em formações teóricas e práticas para habilitar os alunos ao mercado de trabalho. 

A título de exemplo, selecionamos o vídeo do canal Dica de Bibliotecária – Elani Araújo, acerca do Bacharelado em Biblioteconomia EAD. No caso, a profissional pesquisou instituições que oferecem esse curso online, tais como: 

Licenciatura EAD

Os cursos de Licenciatura têm foco na prática docente. Isto é, preparam os futuros professores, com ênfase em: Biologia, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Aliás, esse também é um título de Graduação, assim como o Bacharelado.

Nessa perspectiva, indicamos o vídeo do canal Descartes do Amor. Nele, Camila Gasparin conta sobre sua Licenciatura em Física EAD. Por sinal, essa é a segunda Licenciatura dela (agora no ensino a distância), sendo que a primeira foi em Matemática, no formato presencial.  

MBA, Pós-graduação e Especialização EAD

Apesar das diferenças entre MBA, Pós-graduação e Especialização, vamos falar deles em um mesmo tópico. Afinal, trata-se de educação executiva. A propósito, essas formações podem ser cursadas no exterior, por intermédio de um intercâmbio.

  • Master in Business Administration (MBA): indicado para profissionais mais experientes. Geralmente, eles já trabalham no ramo e têm o objetivo de liderar suas equipes;
  • Pós-graduação: representa todos os cursos superiores que vêm depois da Graduação. Por isso, costumam ser recomendadas para quem está no início da carreira; 
  • Especialização: ideal para quem busca aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área profissional. No caso, não é preciso ter competências gerenciais.

Para quem se interessa por gestão esportiva, sugerimos o vídeo da Bia Amorim, que fala da Pós-graduação em Gestão Empresarial EAD. Além da estrutura do Senac para os cursos online, ela menciona os valores acessíveis e o plano de negócios que é necessário para concluir a formação. 

Mestrado e Doutorado EAD

Desde a publicação do Decreto 9.057 de 2017, os programas de Mestrado e Doutorado podem ser realizados por meio da educação a distância. 

“Art. 18. A oferta de programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância ficará condicionada à recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, observadas as diretrizes e os pareceres do Conselho Nacional de Educação”.

Nesse sentido, recomendamos o vídeo do canal Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Na oportunidade, a Prof. Dra. Carla Dendasck explica o que é processo seletivo EAD, tanto no Mestrado, quanto no Doutorado. Por exemplo, ela cita os cursos online da Unesp, da PUC-SP e do Mackenzie

Deu pra entender o que é processo seletivo EAD? Então, é hora de planejar os próximos passos da sua vida acadêmica. Com isso, você pode voar ainda mais alto e conquistar objetivos pessoais e profissionais!

Aproveite para conhecer o trabalho da EAD Plataforma e confira mais posts no Blog, sobre o poder transformador da educação a distância!

Fabio Godoy