modelos de ensino hibrido

Descubra quais são e como funcionam os principais modelos de ensino híbrido!

Que o setor da educação está passando por inúmeras mudanças e inovações, não há como negar. E uma das principais evoluções são os modelos de ensino híbrido, você já ouviu falar sobre?

Esse modelo une os benefícios do ensino presencial com o ensino à distância, tornando o aprendizado ainda mais dinâmico e prático para todos os alunos.

Alguns especialistas já afirmaram que até 2030 a educação na maior parte do mundo será personalizada, com foco nos interesses de cada aluno, além de híbrida, com conteúdos online ocupando a maioria da grade curricular. 

Mas, por se tratar de um assunto relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto. Por este motivo resolvemos elaborar este conteúdo, onde explicaremos:

  • como funciona o ensino híbrido?
  • quais os principais modelos de ensino híbrido e como implementá-los?

Por isso, continue a leitura até o final para descobrir tudo sobre esse tema!

Como funciona o ensino híbrido?

Como já citamos, o ensino híbrido é aquele que une as principais vantagens do ensino à distância (online) com o presencial. 

É uma metodologia que acredita no poder de utilizar a tecnologia e as aulas online como ferramentas e recursos de suporte ao ensino, de modo a potencializar o aprendizado de cada estudante.

Mas, vale frisar que esse método, geralmente, sempre utiliza o EAD de um modo complementar ao ensino presencial.

Em outras palavras, ele consegue integrar as melhores ações educacionais offline e online. Para você entender ainda mais sobre, existe um termo em inglês chamado blended learning, também conhecido como b-learning, que demonstra bem a realidade do ensino híbrido.

Caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, leia o nosso artigo: o que é b-learning e como ele revoluciona a aprendizagem?

Em resumo, por meio do ensino híbrido os alunos possuem mais formas de aprendizado, e não se restringem a apenas uma forma de aprender, o que facilita a compreensão e estudo de variados perfis.

Quais os principais modelos de ensino híbrido e como implementá-los?

O termo “ensino híbrido” é bem amplo, por isso que ao longo do tempo foram surgindo segmentações dentro deste modelo de ensino, sendo os principais:

  • laboratório rotacional;
  • sala de aula invertida;
  • à la carte;
  • modelo flex.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre cada um deles.

Laboratório rotacional

Neste modelo de ensino híbrido, os alunos utilizam dois ambientes para o aprendizado, sendo eles: uma sala de aula tradicional, e o outro, um laboratório ou qualquer espaço externo, por exemplo.

O objetivo deste formato é que cada local complemente o aprendizado dos estudantes, ou seja, o organizador precisa saber separar quais as lições corretas para cada um.

Sala de aula invertida

O modelo de ensino híbrido da sala de aula invertida é algo totalmente disruptivo, porém, muito eficiente quando o assunto é otimizar o conhecimento dos alunos. 

Como o próprio nome sugere, é um formato que inverte a lógica da sala de aula. Em outras palavras, os estudantes aprendem novos conteúdos por meio do EAD em suas próprias casas, e usam o espaço físico da sala de aula apenas para reforçar o que foi aprendido.

Esse modelo é muito eficiente porque o aluno já tem um contato prévio com o conteúdo, desta forma, as dúvidas são mais certeiras e o aprendizado garantido.

À la carte

Esse formato é bem desafiador e disruptivo, de modo que costuma funcionar muito bem em escolas que já tem experiência com a personalização de educação.

No modelo À la carte, o aluno é o responsável pela organização de seus estudos, a partir de seus objetivos gerais de aprendizagem. Ele pode escolher algumas disciplinas eletivas e realizar virtualmente, geralmente, por meio de videoaulas.

Portanto, é claro que é preciso realizar as obrigatórias em sala de aula.

Modelo flex

O modelo flex no ensino híbrido é considerado disruptivo, ou seja, que rompe totalmente com a educação normativa que estamos acostumados.

Neste formato o aluno tem roteiros entregues por meio de uma plataforma digital EAD, onde realiza as atividades em alguns momentos sozinho e, em outros, com a ajuda de um tutor ou professor. 

Uma das principais vantagens deste modelo é a de que é possível alternar entre as atividades individuais e coletivas, favorecendo o aprendizado de ambas as formas.

Modelos de ensino híbrido: hora de colocar na prática

Como você viu ao longo deste conteúdo existem vários modelos de ensino híbrido que você pode aplicar em sua instituição.

Porém, como você também pode ver, é preciso contar com uma boa plataforma EAD para que essa dinâmica funcione da melhor forma possível. Para isso, conheça a EAD Plataforma.

A solução ideal para você que deseja treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos, além de ter um ambiente restrito para alunos convidados, total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Só com ela você consegue tudo os itens abaixo pelo melhor custo-benefício do mercado:

  • aulas ao vivo com chat;
  • certificados;
  • múltiplos professores;
  • provas;
  • plataforma personalizável;
  • fórum;
  • e muito mais!

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Aproveite e leia nosso post com as 6 razões para contratar a EAD Plataforma agora mesmo em seu negócio!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy