Como se apresentar em um fórum EAD: 6 dicas para alunos e professores

Saber como se apresentar em um fórum EAD é muito importante para professores e alunos. Afinal, é geralmente nesse ambiente online que as trocas, discussões e o networking acontecem

Com o objetivo de simular uma sala de aula e possibilitar o compartilhamento de informações, o fórum é um dos espaços mais importantes para a comunicação com e entre os alunos.

Especialmente em cursos livres, em que cada aluno segue o seu próprio fluxo de estudo, esse ambiente se torna o único espaço que todos têm acesso e podem interagir simultaneamente. 

Exatamente por essas vantagens, o fórum é o principal canal de interação em cursos a distância ou semipresenciais, segundo o levantamento do Censo Abed 2019

Portanto, diante da sua relevância no ensino a distância, nada mais importante do que saber como se apresentar em um fórum EAD para colher muitos frutos dessa troca. Vamos lá! 

Como se apresentar em um fórum EAD? Tudo o que você precisa saber

Você é um professor e quer saber como se apresentar em um fórum EAD e começar uma discussão. 

Ou é um aluno novo de um curso online e não sabe como fazer sua postagem no fórum de apresentação.

Seja qual for o seu cenário, as dicas abaixo podem te ajudar nesse momento. Veja como se apresentar em um fórum EAD de forma estratégica para contribuir e se conectar com outras pessoas.

Como se apresentar em um fórum EAD como professor 

1. Crie uma categoria de apresentação 

Um bom fórum é aquele que os participantes conseguem achar exatamente a categoria desejada para fazer sua pergunta, responder à dúvida de colegas, iniciar uma nova discussão de forma organizada. 

Para isso acontecer, é muito importante que o moderador do fórum mantenha-o organizado, com todas as categorias interessantes e tenham relação com o que é abordado no curso. 

Entre essas categorias, o espaço de apresentação não pode faltar! 

Afinal, em um curso online estão pessoas que provavelmente não se conhecem e nunca se viram pessoalmente, e para mantê-los engajados, é importante que eles se conheçam, ao menos o pouco do que é postado durante a apresentação.

Nessa hora, você não pode esquecer de colocar as regras e, claro, explicar como o aluno deve se apresentar no fórum EAD. Será a partir da sua indicação, que as respostas começarão a aparecer.

2. Fale sobre sua trajetória

Enquanto professor, você deve entender como se apresentar em um fórum EAD utilizando esse espaço para reforçar sua autoridade.

Assim, aproveite para relembrar aos alunos que você possui domínio sobre o assunto do curso, apresentando sua trajetória profissional naquele segmento. 

Fale sobre suas experiências, o que já estudou, se possui alguma especialização, o que o levou até o momento em que está hoje, como infoprodutor e professor. 

Ao abrir a categoria de apresentação, seja o primeiro a fazer sua descrição para incentivar os alunos a continuarem com as publicações. 

3. Use sua história para gerar conexão

Por fim, além de falar da sua vida profissional, lembre-se que se conectar com os alunos em um curso online pode ser um grande desafio, e a sua forma de como se apresentar no fórum EAD pode mudar esse jogo. 

Desse modo, aproveite o espaço para falar também sobre alguns pontos pessoais, gostos e até alguma experiência marcante que te levou até ali.

Pense estrategicamente em pontos que podem gerar uma conexão com os alunos. Assim, é possível deixá-los mais engajados com você e os estudos.  

No vídeo abaixo, do canal UOL EDTech, você pode conferir mais algumas dicas que podem ajudar a promover o engajamento no ambiente de aula virtual:

Como se apresentar em um fórum EAD como aluno 

1. Fale sobre você e sua trajetória

Não dá para falar sobre como se apresentar em um fórum EAD sem citar o passo básico: falar sobre você. 

Sabemos que, muitas vezes, falar sobre nós mesmos pode ser um grande desafio, mas foque naquilo que o deixe confortável em compartilhar. 

Como em um curso online podem ter alunos dos mais diversos lugares do país e do mundo, não deixe de falar sua localidade, essa pode ser uma forma de se conectar com outras pessoas que sejam da mesma região que a sua, caso tenha. 

Aproveite para contar um pouco da sua experiência na área, se você já estiver atuando no mercado. Caso não, sinta-se encorajado a falar que está iniciando agora os estudos, e peça dicas para aqueles que possuem mais vivência na área. 

2. Conte qual a sua expectativa para o curso

Falar sobre sua expectativa para o conteúdo e os aprendizados do curso online também é uma boa forma de como se apresentar em um fórum EAD, complementando suas informações pessoais. 

Esse também é um momento interessante para mostrar ao professor o que você espera das aulas, para garantir que você tire o melhor proveito da formação.

3. Informe algum meio de contato

Para fechar com chave de ouro, não podemos esquecer que o fórum também é um excelente espaço para fazer networking, conhecer outros colegas da área e possuem objetivos em comum. 

Para isso, no entanto, é muito importante conseguir estreitar laços e levar as discussões que se iniciam no fórum para fora daquele ambiente, se conectando com outros profissionais interessantes. 

Por isso, após fazer um pequeno resumo pessoal, falar sobre sua experiência profissional e o seu objetivo ao realizar o curso, não esqueça de fornecer outro meio de contato

Pode ser um e-mail ou até o link para o seu perfil em uma plataforma profissional, como o LinkedIn. Assim, caso entre os alunos também existam clientes em potencial, você pode aproveitar a conexão para gerar oportunidades de parcerias e negócios. 

Gostou das dicas? Então, aproveite para conhecer um pouco mais de como funciona e como utilizar o fórum da EAD Plataforma no vídeo abaixo:

Agora é só preparar o seu resumo e fazer uma postagem estratégica e muito completa na hora de se apresentar aos alunos ou colegas de classe.

Aproveite para conhecer também outras funcionalidades que a EAD Plataforma oferece para professores e alunos e faça o seu cadastro gratuito para utilizar nosso teste gratuito de 7 dias

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy