As landing pages são ferramentas importantíssimas para impulsionar marcas on-line. Com uma mensagem simplificada e objetiva, o foco é a captação e a conversão de leads, o que traz visibilidade e resultados para a sua estratégia.
No entanto, para desfrutar de todos estes benefícios, é preciso entender como divulgar uma landing page para os seus seguidores ou potenciais clientes.
Afinal, não basta criar um conteúdo interessante, é necessário fazer com que ele seja visto pelo público-alvo.
Esse é o tema do nosso post! Nas próximas linhas, você confere:
- o que são landing pages;
- 5 vantagens de investir em landing pages;
- como divulgar landing pages.
O que são landing pages?
As landing pages são páginas de destino ou captura, usadas para atrair leads no topo do funil de marketing. Idealmente, são construídas de forma objetiva e minimalista, uma vez que a simplicidade dos elementos ajuda na compreensão da mensagem e dos diferenciais que ela carrega, o que aumenta as chances de conversão.
Embora sites, blogs e comunidades nas redes sociais apresentem conteúdos que abordam diferentes frentes, para captar novos interessados e manter um fluxo saudável de leads, é preciso segmentar o conteúdo e investir em uma abordagem mais objetiva.
Assim, as landing pages trabalham um CTA central para conversão, que deixa os benefícios claros para o cliente e o incentiva a compartilhar dados de contato com a marca.
5 vantagens de usar landing pages na estratégia de marketing
Antes de explicar como divulgar uma landing page, mostraremos os principais benefícios de investir na estratégia que pode impulsionar a visibilidade da sua marca on-line.
1. Conteúdo simples e efetivo
O primeiro destaque fica por conta da simplicidade do conteúdo oferecido. Nas páginas, a mensagem é mais clara e objetiva, a fim de atrair e convencer os usuários por ser mais fácil de entender. Tais características tornam a comunicação mais prática, ágil e efetiva, ideal para dar início ao relacionamento com os leads.
2. Ganho de conversão
O foco da “página de aterrissagem” — outro nome comum das LPs — é a conversão. Isso ocorre por meio da oferta de um benefício exclusivo em troca de uma ação específica por parte do cliente. Assim, é uma estratégia bastante eficaz para convencer o lead a entrar no seu funil de marketing.
3. Versatilidade
Há diferentes tipos de landing pages, cada uma com seu formato e abordagem. Por exemplo, embora o mais comum sejam as páginas para captura de leads, também existem alternativas para impulsionar vendas, divulgar eventos ou atrair seguidores para as redes sociais.
4. Contato direto com os leads
Geralmente, o objetivo da página é conseguir informações de contato dos leads, como nome e endereço de e-mail, o que permite desenvolver um relacionamento direto com os usuários. Dessa forma, a landing page alimenta outras estratégias de marketing e auxilia múltiplas ações posteriores, o que facilita a conversação com o seu público-alvo.
5. Facilidade para segmentação de usuários
Conforme o tipo de material ou benefício dado como recompensa ao usuário, é possível identificar os nichos do seu interesse e criar segmentos específicos para a comunicação. Dessa forma, após a captação de leads, você tem a oportunidade de criar interações mais personalizadas e assertivas, gerando resultados mais expressivos.
Como divulgar landing pages: 7 dicas
Agora que já conhecemos os motivos para investir na estratégia, vejamos como divulgar uma landing page. Em geral, os principais meios usados para atrair leads são:
- redes sociais;
- blogs;
- site;
- e-mail marketing;
- anúncios pagos;
- SEO;
- parceiros.
Cada canal tem um papel importante para gerar interesse nas páginas de conversão. Na prática, não existe uma única solução ou fórmula mágica. O esforço é somado entre as mídias pagas e orgânicas para assegurar que a proposta de valor esteja alinhada ao perfil do público que deseja atingir.
1. Redes sociais
As redes sociais são canais importantes para divulgação de landing pages, por compartilharem muitas informações similares ao conteúdo dessas páginas. Além disso, funcionam como um atalho para engajar os seus seguidores e membros da comunidade formada ao redor da marca.
Outro ponto interessante é que, assim como outras ações de marketing, as plataformas de social media permitem trabalhar postagens orgânicas e impulsionadas simultaneamente.
Assim, há oportunidade para investir em conteúdo de qualidade, segmentar a comunicação e até fazer testes para medir a receptividade do público para novas soluções.
Redes sociais mais indicadas para a divulgação de landing pages
As principais redes sociais para a divulgação de landing pages são:
- Instagram;
- TikTok;
- Facebook;
- X (Twitter);
- LinkedIn.
Na hora de escolher uma ou mais plataformas para promover as páginas de captação, considere o perfil dos usuários que deseja atingir, bem como a identidade da marca e o tipo de conteúdo que produz.
Leia também: Taxa de engajamento Instagram: calcule e aumente a sua!
2. Blogs
Por falar em conteúdo, blogs são ótimos meios para divulgar landing pages e atrair leads em diferentes etapas do funil de conversão.
Cada material tem um nível de profundidade e aborda um segmento específico, o que pode ser usado para alimentar ações de inbound marketing e páginas de conversão segmentadas.
3. Site
Até mesmo o seu site pode ser usado para encaminhar interessados até as landing pages. Em geral, isso acontece quando o usuário chega até o domínio digital, mas ainda não está pronto para a conversão.
Nesse cenário, a página pode capturar o lead e auxiliar no processo de nutrição e qualificação, que o deixa mais preparado para reconhecer sua proposta de valor.
4. E-mail marketing
Muitas vezes, o objetivo da landing page é a captação de informações de contato, como o e-mail do usuário, para criar a lista de divulgação das suas campanhas. Porém, você pode explorar uma “logística reversa”, que usa a base de leads cadastrados para impulsionar as páginas de conversão.
A estratégia costuma ser útil ao divulgar uma promoção, lançamento, evento ou conteúdo novo. Assim, você aproveita um relacionamento existente para apresentar uma novidade, atrair os primeiros interessados e coletar feedback para realizar ajustes, caso seja necessário.
5. Anúncios pagos
Não dá para pensar em como divulgar uma landing page sem considerar as mídias pagas, tanto no Google quanto nas redes sociais.
Apesar do custo, esse impulso ajuda a conquistar posições de destaque em diferentes plataformas, primordiais para obter as primeiras conversões e estimular o engajamento.
Veja mais sobre o assunto em nossos posts:
- O que é tráfego pago? Tudo o que você precisa saber sobre o assunto
- Saiba tudo sobre tráfego pago para afiliados!
6. SEO e mídia orgânica
Para equilibrar os custos de aquisição de clientes e não ficar dependente das mídias pagas, é importante trabalhar conteúdos de divulgação de maneira orgânica, ou seja, sem pagar pelas impressões.
Os banners internos do site, os posts em blogs e as publicações feitas nas redes sociais são exemplos da estratégia. Contudo, há maneiras de melhorar as chances desse material ser encontrado, com destaque para o SEO.
A sigla significa Search Engine Optimization, e a ferramenta é usada para categorizar práticas que otimizam o conteúdo para ser encontrado organicamente e com mais facilidade.
Independentemente de onde e como divulgará as landing pages, de acordo com as técnicas de SEO, é recomendado:
- escolher palavras-chave específicas para obter um bom ranqueamento para as páginas;
- otimizar o conteúdo para o que cada plataforma considera relevante;
- criar respostas objetivas e resumidas para aparecer nas páginas de resultado como snippet (blocos destacados).
Para se aprofundar no assunto, vale a pena ler o post: 6 passos para um SEO para landing pages infalível ou assista o vídeo abaixo!
7. Parceiros
Por fim, você pode formar parcerias para impulsionar seu conteúdo e otimizar a divulgação de uma landing page. Na estratégia, é possível colocar seus posts em blogs, sites e páginas nas redes sociais de outros empreendedores, mediante pagamento ou permuta.
O sistema de parceria é muito relevante para ações de marketing digital, uma vez que permite uma troca de favores entre criadores de conteúdo, ideal para alcançar novos leads e expandir suas comunidades on-line.
Na prática, esses são alguns dos exemplos mais interessantes de como divulgar landing pages.
Precisa de mais dicas para atrair alunos para seus cursos on-line? Separamos conteúdos que podem ajudá-lo nesse caso. Confira:
- Como divulgar um curso no Instagram? 8 ideias para inspirar e conquistar clientes!
- Como divulgar um curso online e fazer de suas aulas um sucesso?
- 5 dicas para vender cursos online e divulgar sua marca
- User generated content: por que é importante no marketing? - 30 de outubro de 2024
- Marketing Social: o que é e como funciona a estratégia? - 28 de outubro de 2024
- Transformação digital nas empresas: como implementar? - 25 de outubro de 2024