exemplos de copy

Guia prático: dicas, gatilhos e exemplos copy para aumentar as vendas!

Trabalhar com marketing digital envolve usar as palavras a seu favor para impactar o público-alvo ao ponto de gerar uma conversão. Mas sabe qual é o segredo da persuasão? As técnicas de copywriting! 

Logo, saber alguns exemplos de copy é fundamental para impulsionar as vendas com o apoio do marketing digital. Por isso, preparamos um artigo para mergulhar nessas estratégias.

Diante de tanta concorrência, é muito importante que o produtor de conteúdo esteja apto a se conectar com os leitores. Nesses momentos, aparecem os gatilhos mentais, que têm natureza persuasiva e conseguem conectar o cliente e a marca. 

No fim das contas, não basta ter uma boa ideia de campanha. É preciso pensar nos exemplos de copy para transmitir uma mensagem clara e surpreendente para os leitores. 

Esse artigo é para você que é empreendedor digital, copywriter ou produtor de conteúdo em busca de dicas para melhorar a comunicação de suas ações de marketing. Vamos lá? 

O que é copy?


Copy é a abreviação de copywriting, que significa escrever de forma que motive uma ação das pessoas. Essa estratégia se encaixa em qualquer tipo de texto, desde anúncios em outdoors, até postagens em redes sociais. Aliás, o copy deve ser persuasivo e interessante, ativando um gatilho de venda ou outro objetivo. 

Aliás, é importante ressaltar que o trabalho de copy não se resume apenas a pensar em uma chamada para ação (CTA) atrativa. Todo o conteúdo precisa estar alinhado e ser persuasivo para que faça sentido para o público.

Sendo assim, podemos dizer que o copy é fundamental não apenas para as vendas, mas para construir a identidade. Afinal, é por meio da linguagem que as pessoas se identificam com a marca e se aproximam dela. 

Quer saber como aplicar o copy para redes sociais? Veja opções de copy para Instagram.

Dicas e exemplos de copy de marketing digital


O copywriting é uma das principais forças do marketing digital. E, para ser bem assertivo nesse texto persuasivo, é preciso saber algumas boas práticas.

Abaixo listamos 4 dicas para usar no marketing digital e arrasar no copy!

1. Saiba quem é sua persona

Para escrever um bom copy, o ideal é saber com quem está falando. Tenha uma buyer persona bem definida. Essa é a chave para um conteúdo personalizado e certeiro.  

Leia também!

2. Instigue a pessoa

Quando você conhece e entende a persona, consegue se colocar no lugar dela e pensar como a mesma.

Ao navegar pela internet, é muito provável que essa persona esteja em busca de respostas para alguma dor que ela tenha. Com isso em mente, é possível pensar em formas de chamar sua atenção. Veja alguns exemplos!

  • Que tal ter mais agilidade no atendimento ao cliente? Conheça nossa ferramenta!
  • Quer tirar do papel o seu curso online? Faça um teste grátis na nossa plataforma!
  • Quer vender mais? Descubra a nossa facilidade X para impulsionar os resultados! 

3. Use “você”

Seja pessoal na hora do copy. Não tenha medo de usar “você”, pois isso te aproxima mais dos leitores porque fala diretamente com eles. Veja a diferença adiante.

  • Se você está em busca de uma plataforma de cursos online, conheça os pacotes da EAD Plataforma. Eles podem te ajudar a vender mais!
  • A EAD Plataforma é a solução ideal para os usuários que buscam uma plataforma de cursos online.

4. Prefira a voz ativa


Tente evitar a voz passiva, visto que ela deixa a conversão mais difícil e sua mensagem não tem a mesma clareza. Por outro lado, a voz ativa é mais direta e favorece a conversão. 

Quer mais dicas de como fazer um bom copy? Confira esse vídeo do nosso canal do Youtube. 

Use gatilhos mentais no copywriting

No copywriting, os gatilhos mentais são os responsáveis por estimular a tomada de decisão de forma inconsciente. Ou seja, com as palavras certas, é possível estimular sentimentos específicos em quem está lendo. 

Lembre-se de aplicar esses gatilhos de modo responsável e cuidadoso, considerando que essa é uma maneira de ser persuasivo e maximizar os resultados. 

Escassez

Provavelmente, você já viu alguma propaganda com: “Última semana, corra antes que acabe”! No caso, esse copy tem um gatilho mental de escassez. 

A proposta é estimular a ideia de que a oportunidade é passageira e está prestes a acabar. Ao ler isso, o potencial comprador se sente estimulado a efetuar a compra imediatamente, com receio de ficar sem o produto que ele está pesquisando.

Esse tipo de gatilho é muito comum no varejo e nos infoprodutos, mas funciona em diversas estratégias. 

Logo adiante, elencamos alguns exemplos de copy de escassez para venda de marketing! 

  • “Última semana!”
  • “Só temos X itens no estoque!”
  • “Para acabar!”
  • “Aproveite, as vagas são limitadas!”
  • “X% de desconto somente para os X primeiros!”
  • “Os X primeiros ganham um brinde exclusivo!”

Autoridade

O gatilho de autoridade inclui as opiniões de especialistas ou os dados que mostrem resultados. A intenção aqui é passar credibilidade de marca e conteúdo.

Acompanhe alguns exemplos!

  • “Nossa empresa cresceu X% no ano passado.”
  • “Fomos eleitos pela pesquisa X como a melhor empresa do segmento.”
  • “Com nossa consultoria, a empresa X aumentou as vendas em X%. Chegou sua vez!”

Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade é uma ótima estratégia de marketing digital. Ele aparece quando a empresa oferece brindes ou conteúdos gratuitos. 

Sabe quando você recebe um e-mail marketing com um e-book para download? Ou quando oferece um curso gratuito antes de vender um maior e mais completo? Ou quando dá um desconto se ele fizer uma ação determinada? O leitor se sente empenhado em retribuir. 


Curiosidade


Vai dizer que você não é uma pessoa curiosa?! Com o gatilho certo de curiosidade, a ideia é captar a atenção do leitor, tendo em vista que esse gatilho o motiva a querer saber mais.

Alguns exemplos práticos estão listados a seguir!

  • “Esse produto vai mudar sua vida! Saiba como aqui!” 
  • “Aumentar as vendas pode ser mais simples do que você imagina! Saiba agora como!”

Pertencimento

Adicionalmente, temos o gatilho de pertencimento. Todo mundo quer pertencer a algo. E, ao usar esse gatilho, o copy pode convidar o leitor a participar de grupos exclusivos da marca, por exemplo. 

Estruturas de copy

Agora que você entendeu sobre os gatilhos, vamos falar sobre as estruturas de copy que podem ser usadas nas suas campanhas de marketing. 

Logo abaixo, listamos as principais opções para você que quer aprender sobre copy para vendas de marketing digital.

Modelo A.I.D.A.


Esse é um modelo muito utilizado nas estratégias de marketing digital. No caso, a sigla A.I.D.A. significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O primeiro passo é despertar a atenção do leitor e, logo depois, ele estará interessado no que você tem a oferecer. 

Então, é a hora de apresentar os benefícios de comprar da sua marca. Em seguida, a ideia é mostrar que o produto é essencial para a vida do cliente, porque resolve os pontos de dor.

Finalmente, basta arrematar com uma CTA que convide para a ação. 

Um exemplo de modelo de copy A.I.D.A é o seguinte:

  • “Nossa consultoria é o que você precisa para aumentar as vendas de cursos online em X% [atenção]. Temos X anos de mercado e X clientes satisfeitos  [interesse]. Além disso, oferecemos descontos especiais para novos usuários [desejo]. Faça um teste gratuito! [ação]”

Modelo F.A.B.


Agora, vamos falar sobre o modelo F.A.B. (Features, Advantages & Benefits), que tem estrutura mais simples, apostando em uma abordagem direta. Em português, a abreviação significa: Características, Vantagens e Benefícios.

O foco é descrever as características do seu produto ou serviço logo no começo e, em seguida, falar sobre as vantagens e os benefícios.  

Modelo B.A.B.

B.A.B (Before, After e Bridge) significa Antes, Depois e Ponte, em português. Os nomes podem parecer confusos, mas a aplicação é descomplicada e está relacionada com as dores da sua persona.

Lembra quando falamos acima sobre a importância de ter a persona bem determinada? Você precisa conhecê-la a fundo para saber quais problemas ela precisa solucionar. No modelo B.A.B, vale destacar o quanto essa dor atrapalha a persona.

Criando uma situação hipotética, você mostra como a vida do seu cliente seria melhor sem esse problema e, em seguida, evidencia como o produto ou serviço ajuda a resolver isso. 

Modelo P.A.S.

Na estrutura P.A.S., você precisa explorar o Problema do seu cliente antes de partir para a Agitação, que consiste em enfatizar o quanto isso prejudica a persona. No fim, basta mostrar a Solução por meio do seu produto.  

Um exemplo de copy para dropshipping (venda online sem estoque) seria:

  • “Você quer montar seu negócio online, mas não possui capital neste início? (problema). Essa é a preocupação de muitos microempreendedores, afinal, como investir em tantas coisas ao mesmo tempo e, ainda, ter espaço para armazenar os produtos para venda? (agitação). Já pensou em dropshipping? (solução)”

Modelo 4U’s

Para completar, os 4 U desse modelo são: Útil, Urgente, Único e Ultraespecifico. 

Essa técnica é usada por quem opta por uma abordagem mais agressiva de venda. Se esse é o seu caso, pode ser interessante para alavancar as vendas do negócio. 

Agora que você aprendeu tudo sobre exemplos de copy para vendas de marketing digital, chegou a hora de colocar a mão na massa. E, se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso artigo sobre os sete nichos que mais vendem

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy