Gestão de marketing digital: o que é e como fazer? + 5 ferramentas

Gestão de marketing digital: o que é e como fazer? + 5 ferramentas

A gestão de marketing digital é uma etapa do planejamento fundamental para qualquer negócio que comercialize seus produtos ou serviços onl-ine. Isso porque essa tática permite monitorar e otimizar todas as ações, melhorando os resultados e reduzindo os riscos. 

No entanto, ainda é comum que as pessoas a neglicenciem, o que é um erro grave. Afinal, não dá para fazer uma boa campanha de marketing, se não acompanhar e controlar todo o desenvolvimento dela, certo?

A boa notícia é que a tecnologia veio para ajudar a vida das pessoas e, atualmente, existem diversas ferramentas de gestão de marketing digital que facilitam esse trabalho. Quer saber quais são as melhores? Então continue lendo para conferir as 5 melhores!

O que é gestão de marketing digital?

Gestão de marketing é o processo de monitorar os processos que compõem o plano de marketing de um negócio. Aqui, são incluídas atividades de planejamento, controle, mensuração de resultados e até mesmo das ferramentas utilizadas na sua estratégia. 

Além disso, a gestão de marketing engloba o trabalho de pesquisa do mercado que o negócio está inserido e análise do perfil do público-alvo. Tudo isso para alinhar a comunicação entre marca e consumidores.

Sendo assim, o principal objetivo dessa tática é otimizar as ações do setor para, assim, reduzir os gastos desnecessários e alcançar melhores resultados. 

Como fazer o gerenciamento de marketing digital?

Para estabelecer uma boa estratégia de gerenciamento de marketing digital, é preciso:

  • descobrir o perfil dos clientes; 
  • criar metas e objetivos;
  • definir as estratégias; 
  • estabelecer prazos; 
  • produzir os conteúdos de marketing; 
  • escolher os canais de divulgação;
  • acompanhar e analisar os resultados. 

Ao final de tudo, é imprescindível verificar os efeitos das ações e apurar se elas tiveram um impacto positivo ou se há pontos que precisam ser otimizados no futuro.

Percebeu como não é tão complicado? Entretanto, precisamos destacar que para que tudo que citamos acima aconteça sem problemas, é crucial contar com ferramentas essenciais, que facilitam o dia a dia e reduzem a incidência de erros. Veja quais são as 5 principais a seguir!

>>>> Veja também: calendário editorial — o quê + como fazer o seu

Ferramentas de gestão de marketing digital que você precisa conhecer 

O processo de gestão de marketing digital não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Porém, ele depende de uma série de atividades, que precisam ser realizadas em conjunto, para funcionar. Por isso, é indicado usar mais de uma ferramenta. 

Até porque cada software é especializado em um ponto do planejamento. Como consequência, um serve de complemento para o outro. 

Logo abaixo, separamos 5 ferramentas para gestão de marketing digital que você deve conhecer e adotar no seu negócio hoje mesmo!

1. Softwares de automação de marketing 

Este é um software de gestão de marketing digital essencial para qualquer negócio on-line. Então, se você trabalha com criação de infoprodutos e cursos, saiba que precisa inseri-lo na sua estratégia hoje mesmo. São exemplos de ferramentas do tipo:

  • RD Station; 
  • MLabs; 
  • Mailchimp; 
  • HubSpot. 

Em uma suma, esse tipo de ferramenta viabiliza a criação de fluxos de nutrição automáticos e segmentados. Em outros termos, ele automatiza atividades repetidas e permite dividir sua estratégia de marketing pelo perfil de clientes. 

Como resultado, ele aumenta a produtividade e gera mais vendas para a empresa. 

2. Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta para gestão de marketing digital para acompanhamento do tráfego de uma página, como site ou blog. 

Ele é bastante útil, pois permite visualizar toda a movimentação dos visitantes, sejam eles orgânicos ou via anúncios.

Com ele, fica mais fácil identificar oportunidades para criação de conteúdos ou campanhas e avaliar quais dão os melhores resultados. No mais, essa ferramenta possibilita visualizar até mesmo quantos são novos visitantes, quantos são recorrentes e qual a fonte do tráfego. 

3. Ferramentas para gestão de tarefas 

Como falamos, a gestão de marketing digital depende da execução de várias estratégias e o alto número de atividades torna fácil esquecer de uma ou outra. Diante disso, é bom contar com uma ferramenta para gestão de tarefas, como o Trello ou o Asana

Com eles, você divide as tarefas entre os membros da equipe e até mesmo estabelece um prazo para conclusão e acompanha todo o processo. No mais, as atividades ficam organizadas em um só lugar, facilitando o acesso e monitoramento.

4. CRM 

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management — gerenciamento de relacionamento com o cliente, em português. 

Ele centraliza os dados e segmenta os perfis dos clientes, mantém um histórico de interações e viabiliza a criação de relatórios precisos sobre os resultados das campanhas de marketing. 

Desse modo, esse software otimiza diversos processos, como o monitoramento do funil de vendas e dos leads gerados, em um só lugar. Graças a isso, ele facilita o dia a dia e torna as ações de marketing mais assertivas. 

A boa notícia é que é bem fácil encontrar ferramentas do tipo, como:

  • Agendor; 
  • Zendesk; 
  • Pipedrive. 

5. Website 

Para finalizar, um bom website também pode fazer parte da estratégia de gestão de marketing digital. Afinal, essa ferramenta tem muito mais funcionalidades do que apenas compilar conteúdos. 

Um ótimo exemplo são as landing pages, páginas voltadas para captar e converter novos leads. 

Além disso, um bom site possibilita que você se conecte com o Google Analytics, software de CRM e sistemas de automação, facilitando o acompanhamento do número de visitas e leads. 

Outro ponto que merece ser citado é que os sites também se conectam com as páginas de venda. Peguemos o exemplo da EAD Plataforma, que é um canal de cursos on-line. 

Ele conta com uma funcionalidade chamada API, que possibilita a integração da página do curso com sistemas externos. Assim, você pode automatizar processos repetitivos e ainda acompanhar toda a movimentação dos leads de um só lugar. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy