Saber o que é CMS e como esse sistema pode te auxiliar a criar e publicar conteúdo on-line é uma prática cada vez mais importante, já que oferece uma boa alternativa para vencer o desafio de criar e manter um site ou blog do zero.
Ter um endereço digital para divulgar e atrair clientes faz parte de uma estratégia interessante de Inbound Marketing, mas criar o código, configurar e personalizar o conteúdo dessas páginas não é tão fácil ou acessível, principalmente para criadores de conteúdo e empreendedores individuais.
Para auxiliar você a marcar presença na internet e otimizar suas ações de marketing digital, criamos esse guia completo sobre o que é CMS, para que serve, quais seus benefícios, funções e qual a melhor plataforma para escolher.
Continue lendo!
O que é CMS?
A sigla CMS significa Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdos, que é basicamente uma plataforma para produção, publicação e edição de conteúdos on-line. Com usabilidade simplificada e objetiva, permite criar um site ou blog personalizado com facilidade.
Apesar de exigir um certo nível de conhecimento para ser utilizado, o CMS costuma ser mais simples e dinâmico. Isto serve para que você possa configurar o básico e iniciar a criação de conteúdo sem dispor de grande investimento ou enfrentar tarefas de alta complexidade.
Em muitos casos, ele dispensa a necessidade de entender de programação para colocar um site ou blog no ar, configurar seções internas, criar páginas, publicar posts e outras funções similares. O visual pode ser definido com temas prontos, muitas vezes gratuitos, o que facilita ainda mais.
No entanto vale ressaltar que, caso se interesse por uma customização mais profunda, pode ser necessário alterar o código-fonte e criar artes próprias, mas essa parte não é crucial para utilizar o CMS ou dar início a sua estratégia de marketing digital.
Para que serve o CMS?
O CMS serve como uma forma simplificada para gerenciar conteúdo on-line, dispensando a necessidade de conhecer conceitos de desenvolvimento web. Com uma interface objetiva e prática, ele possibilita criar páginas para seu site sem exigir que saiba sobre programação, back-end ou front-end.
Isso torna o processo de publicação em algo mais fácil, em poucos cliques e seguindo tutoriais simples você pode ter um site funcional e atraente, mesmo que o nível de personalização não seja muito alto.
Por que usar um CMS no seu negócio?
A utilização do CMS é altamente recomendada para empreendimentos mais enxutos, como pequenas empresas, criadores de conteúdo, infoprodutos e cursos on-line, pois oferece uma chance de se fazer presente na internet sem precisar investir muito tempo ou dinheiro.
Mesmo que não saiba nada de programação ou queira apenas aprender a gerenciar um site para seu negócio, sem investir nenhum valor de início, essa ferramenta pode atender suas primeiras demandas e acompanhar o crescimento da sua estratégia.
Por exemplo, a princípio você escolhe um CMS com domínio gratuito, para aprender a criar conteúdo informativo a fim de atrair possíveis alunos para o seu curso on-line.
Depois de se familiarizar com a plataforma, publicar alguns posts e obter um certo engajamento, pode contratar um domínio próprio para ter uma atuação mais personalizada.
Quer aprender a comprar e configurar domínio para seu site? Assista:
O mesmo vale para o tema do blog, que em um primeiro momento pode ser escolhido em uma biblioteca de opções grátis. Basta ver o que mais combina com sua marca, aplicar e pronto, o visual do site está implementado. Alguns temas permitem até mesmo um nível básico de customização.
À medida que atrai a atenção de um número maior de usuários, pode ser interessante contratar um tema pago, que ofereça mais opções de ajuste, para colocar sua identidade visual em evidência.
Você também pode buscar desenvolvedores com conhecimento no CMS de sua escolha para criar um visual próprio e otimizar o seu branding.
10 benefícios de usar um CMS
Os principais benefícios do CMS são:
- não exige desenvolvimento de códigos;
- plataforma unificada para gerenciar conteúdo;
- contribui para o planejamento de marketing;
- permite o uso de extensões e plugins;
- acesso controlado;
- atualizado constantemente;
- criação e manutenção facilitada;
- interface amigável;
- versatilidade para acompanhar seu crescimento;
- baixo custo.
Já falamos sobre o que é CMS e que ele serve para criar um site próprio sem entender de código ou programação, que é uma vantagem muito importante dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, mas os motivos para sua utilização vão além disso.
Logo de cara, já é possível contar com o CMS para unificar todo o trabalho de criação, publicação, edição e divulgação de material rico na mesma plataforma, mesmo que cada tarefa seja atribuída a uma pessoa diferente.
O controle de acesso é bastante simples e prático, assim como a interface de gestão, oferecendo segurança e facilidade para fazer a manutenção ou implementar melhorias.
Com extensões e plugins, é possível aumentar o nível de personalização, adquirir novas funções e obter insights para otimizar a performance.
Também vale a pena mencionar que criar um blog com o CMS é uma forma prática, barata e eficiente de realizar ações de Inbound Marketing.
Saiba mais sobre Inbound Marketing no vídeo abaixo:
Isso porque você tem a oportunidade de criar conteúdos que respondem dúvidas comuns do seu público-alvo, aumentando suas chances de ser encontrado em mecanismos de busca. E o melhor, tudo isso pode ser feito sem precisar investir muito.
Leia: Estratégia de inbound marketing para o produtor de conteúdo: como fazer?
Como funciona o CMS?
O CMS funciona para traduzir a linguagem de programação e apresentá-la em uma interface visual e prática, descartando a exigência por conhecimento técnico elevado e funcionando como um atalho para criação de um endereço digital para seu conteúdo.
Isso fica bastante claro depois de definir o que é e para que serve o CMS, como vimos nos primeiros tópicos deste post. Para aprofundar ainda mais sua compreensão sobre o tema, conheça as funcionalidades mais relevantes para uma plataforma de gestão de conteúdo:
Desenvolvimento e publicação de páginas
O primeiro recurso observado está na possibilidade de construir o blog, com categorias, páginas e posts, sem precisar mexer com o código-fonte. Os temas oferecidos pelo CMS podem conter algumas opções personalizáveis e modelos prontos para você utilizar.
Da mesma forma, toda vez que precisar criar um post, por exemplo, não é preciso fazer esforço nem ajustar a estrutura da página, pois ela já deve estar inclusa nas funcionalidades integradas pelo tema aplicado ao site.
Escrita e edição de texto
Um recurso muito interessante para criadores de conteúdo que usam o CMS é o editor de texto da plataforma, que oferece funções similares ao que se encontra em ferramentas como o Word e o Google Docs, permitindo que escreva e publique posts com total praticidade.
Isso também ajuda a deixar o texto mais atrativo e fácil de ler, utilizando uma formatação adequada para mídias digitais.
Comentários
Criar um material educativo, informativo e agregador gera engajamento e pode dar início a uma interação valiosa entre as pessoas que acessam o site e a sua marca. Para aproveitar isso, é possível usar ferramentas para moderação de comentários nos seus posts.
Em alguns casos, você pode integrar o campo de mensagens com as redes sociais dos usuários, principalmente o Facebook, para mitigar o risco de informações erradas, mensagens ofensivas e outras práticas comuns de quando é permitido comentar anonimamente.
Sem mencionar que essa é uma boa estratégia para captar leads no blog e obter contatos para campanhas nas redes sociais.
Leia também: Como captar clientes para consultoria e fechar mais negócios?
Armazenamento de arquivos importantes
Conteúdo audiovisual é cada vez mais relevante para a experiência dos leitores que acessam o seu blog, pois oferecem uma alternativa prática para que possam consumir o material rico que produziu, no tempo que for mais conveniente para eles.
De modo geral, todo CMS deve conter uma quantidade de armazenamento disponível para que possa hospedar vídeos, imagens e áudios integrados aos seus posts, mantendo uma biblioteca de conteúdos sempre prontos para usar.
Sistema de vendas
Um ponto pouco difundido é que o CMS também pode ser utilizado para anunciar produtos e serviços, unindo conteúdo atraente sobre o seu nicho de mercado com uma oferta pertinente às necessidades dos usuários.
A página de vendas pode ser configurada para mostrar mais informações e um guia prático sobre o que é anunciado, educando o potencial cliente para que ele reconheça o valor agregado com as soluções que entrega.
Também vale lembrar que o anúncio em questão pode conter botões para encaminhar o público para realizar a compra em uma outra plataforma, que seja mais segura e assertiva para o seu modelo de negócio.
Por exemplo, imagine que possui dois produtos no catálogo: um tutorial gravado sobre captação de leads e um curso on-line completo com aulas em tempo real sobre estratégias de marketing digital. O primeiro vende um pacote de vídeos e o outro vende o conteúdo por assinatura mensal.
Nesse caso, é mais relevante criar o curso on-line e hospedar o tutorial em uma plataforma dedicada, que permita as duas formas de comercialização, usando o blog ou site no CMS para atrair interessados.
Qual o melhor CMS atualmente?
Existem muitas alternativas capazes de atender às suas necessidades, cada uma com as suas particularidades. O WordPress é um dos serviços mais utilizados nessa categoria, principalmente para blogs, mas também vale destacar o Drupal e o Wix como opções interessantes.
WordPress
O WordPress é muito fácil de usar e é uma escolha bastante popular, são cerca de 38 milhões de sites no mundo todo e aproximadamente 900 mil deles são brasileiros. Com templates prontos, plugins, ferramentas e recursos adicionais, oferece várias possibilidades de otimização.
A comunidade de usuários do WordPress é muito colaborativa, ajudando iniciantes a encontrar soluções adequadas em fóruns e páginas dedicadas.
Drupal
O Drupal é um CMS de código aberto, totalmente gratuito, que pode ser baixado e personalizado por qualquer um. Assim como o WordPress, desfruta de uma comunidade ativa, que é incentivada a buscar a inovação e colaborar entre si, pela própria plataforma.
Wix
O Wix é uma solução bastante simplificada, com mais de 500 templates HTML para escolher, temas customizáveis e hospedagem gratuita, além de contar com planos pagos para quem deseja investir e utilizar uma ferramenta com mais recursos.
O diferencial do Wix é o suporte e o acesso a ferramentas de SEO (otimização para motor de busca) mesmo no pacote grátis.
7 dicas para escolher o CMS ideal
Depois de ver o que é CMS, os recursos mais interessantes e as melhores alternativas na categoria, aqui vão algumas dicas para escolher o sistema de gerenciamento de conteúdo ideal para você:
- Pesquise a reputação da plataforma, da comunidade de usuários e do suporte técnico;
- Levante suas principais necessidades e veja qual opção atende todas elas;
- Teste a versão gratuita dos CMS e veja qual deles é mais fácil de usar;
- Veja se o CMS é aplicável ao seu modelo de negócio;
- Verifique o nível de personalização e a possibilidade de ter uma identidade única;
- Veja se a plataforma contém as funcionalidades básicas, nativas ou por plugins e extensões;
- Confira opções gratuitas e pagas para certificar qual vale mais a pena investir.
Como podemos ver, para escolher qual o melhor CMS para seu empreendimento é preciso alinhar suas expectativas e necessidades com aquilo que a plataforma oferece.
Outros fatores relevantes incluem: custos, capacidade de armazenamento, facilidade de uso, suporte técnico e facilidade para tirar dúvidas com a comunidade de usuários.
CMS + EAD Plataforma = sucesso para seu curso on-line
Quem oferece cursos on-line e infoprodutos pode obter uma série de benefícios ao integrar uma plataforma de hospedagem para o material educativo com um site ou blog criado no CMS, que serve para atrair o interesse e a atenção dos usuários.
Como você já viu o que é CMS nesse post, só nos resta apresentar a EAD Plataforma para o conteúdo ficar completo. Com ampla experiência no mercado de educação a distância, é uma ferramenta completa para hospedar e comercializar o material do seu curso.
O diferencial da EAD está nos recursos disponibilizados, inclusive:
- EAD Player exclusivo com proteção de direitos autorais;
- controle de acesso à área dos alunos;
- integração com WordPress, ferramentas de marketing e outros reprodutores de vídeo;
- página de venda configurável por matrícula ou mensalidade;
- armazenamento de conteúdo audiovisual;
- criação e emissão de certificados.
Agende uma demonstração completa e comece hoje mesmo com o plano gratuito!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024