Blog EAD Plataforma 02-11-2018 Black Friday

Black Friday para cursos online: Como aproveitá-la para vender mais?

A Black Friday mal chegou e as ofertas já estão pipocando por toda a internet. Esse é momento excelente para vendas, inclusive para os produtores de conteúdo.

Se você estava se perguntando se é possível aproveitar essa data para promover os seus cursos online, saiba que a resposta é sim.

Então, é hora de arregaçar as mangas e pensar em ações para trazer novos alunos durante a Black Friday. E nós vamos te ajudar nessa!

Trouxemos algumas sugestões de como oferecer descontos que podem funcionar para você. Para descobrir quais são elas, leia esse artigo até o final.

Mas antes, o que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha de vendas que surgiu nos Estados Unidos e acontece toda quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de ação de graças.

Inicialmente, essa data ficou conhecida devido aos grandes descontos oferecidos pelo varejo. Entretanto, logo ela também foi incorporada por outros segmentos de mercado.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, adotada pelos e-commerces.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no ano passado, a campanha movimentou R$ 2,48 bilhões somente nas lojas virtuais do País.

Por que investir na Black Friday?

Lembre-se: Esse é um momento em que os consumidores se programam para comprar algo com um bom desconto. Ou seja, eles estão mais sujeitos a fechar um negócio.

Muitas vezes pode ser um bem material, mas também existem pessoas em busca de oportunidades de adquirir serviços. E por que não um curso online?

Afinal, as lojas virtuais são as que possuem o melhor desempenho durante a Black Friday e as pessoas estão cada vez mais inclinadas a estudarem a distância.

Aliás, essa é a oportunidade perfeita para fisgar quem já demonstrou interesse no seu conteúdo, mas ainda não realizou a compra. Um desconto especial é um ótimo incentivo!

Portanto, essa campanha pode atingir o seu público-alvo na mosca! Vale a pena testar esse formato e comprovar se ele traz resultados significativos para o seu negócio.

Como aproveitar a Black Friday para vender cursos online?

Antes de qualquer coisa, é preciso se planejar e escolher os canais de venda em que você divulgará a sua campanha de Black Friday.

Nesse artigo, focaremos em dar algumas ideias de como oferecer descontos para o seu os futuros alunos do seu curso EAD. Basicamente, nossas sugestões são as seguintes.

  • Descontos progressivos;
  • Condições especiais;
  • Cupons de desconto.

Em seguida, vamos descrever melhor o que pode ser realizado em cada uma delas.

Descontos Progressivos

Aqui a ideia é fazer com que o aluno compre mais de um produtos, aproveitando a oportunidade de um desconto maior, para compras de valores mais elevado.

Por exemplo, na compra de apenas um curso ofereça 10% de desconto, já para dois cursos aumente o desconto para 20%.

Assim você conseguirá aumentar o valor médio por compra dentro do seu site, enquanto seus alunos ficarão satisfeitos com um desconto maior.

Condições especiais

Descontos não é a única forma de aproveitar a Black Friday. Ao invés disso, que tal oferecer condições especiais de compra? Ou seja, vantagens que possam complementar a contração do seu curso.

Você tem inúmeras possibilidades nessa opção, algumas delas são:

  • Aumentar o número de parcelas do valor do curso;
  • Oferecer um mês grátis extra para quem contratar um plano;
  • Se aplicável, oferecer uma consultoria ao final do curso para o aluno;
  • Brindes como e-books exclusivos ou o acesso a alguma ferramenta.

Cupons de desconto

Por fim, os cupons de descontos são uma excelente opção para as campanhas de Black Friday.

Eles podem converter muitos alunos, principalmente quando são oferecidos como algo único e especial para determinada pessoa.

Você pode oferecer cupons através do seu site, e-mails, redes sociais ou campanhas de mídia paga para que os alunos o apliquem no carrinho e recebam o desconto.

Além disso, eles são uma excelente maneira de fazer com que os consumidores que demonstraram interesse no seu curso finalizem a sua compra.

As melhores opções de plataforma EAD do mercado oferecem esse recurso, o que torna muito mais fácil colocar em prática essa ação.

DICA EXTRA

Trabalhar a Black Friday apenas na última quarta sexta-feira de novembro é muito interessante. Mas por que não tirar maior proveito dessa campanha tão poderosa?

Faça uma ação especial, que tenha maior tempo de duração. Por exemplo, durante uma semana (Black Week) ou, até mesmo, o mês inteiro (Black November).

Os resultados podem lhe surpreender!

Separamos uma super dica de como se preparar para esta data tão aguardada:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy