como anunciar no instagram

Como anunciar no Instagram na prática? Tutorial completo

Você sabia que, segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, 52% dos usuários usam o Instagram para buscar produtos ou serviços para comprar e 82% deles seguem alguma marca ou empresa de venda? Esse resultado mostra todo o potencial da plataforma, que se tornou um importante canal de atração de novos clientes. Contudo, para isso, é preciso saber como usar todos os seus recursos. Entre eles, aprender como anunciar no Instagram é uma etapa obrigatória. 

Afinal, por meio de uma campanha de anúncio, você pode direcionar a sua comunicação para atingir pessoas que tenham o perfil de cliente ideal da sua empresa e, logo, tenham maior potencial de se interessarem por sua oferta e se tornarem compradores. 

Ótimo, não é mesmo? Mas, afinal, como fazer isso? Como anunciar patrocinado no Instagram? 

Para respondermos a essas perguntas criamos este artigo, com um guia sobre  como patrocinar no instagram da mentira correta e ter bons resultados a partir disso.  

Então, segue com a gente e anote todas as nossas dicas e o passo a passo para ter sucesso.

Quanto custa para colocar um anúncio no Instagram?

Quando se trata da palavra “anúncio”, pode ter certeza de que existem custos envolvidos e não é diferente com o Instagram. A plataforma é paga, mas o lado bom é que quem define o valor investido é você.

Você pode fazer anúncios a partir de R$1, claro que valores baixos vão representar um alcance menor das suas campanhas, logo os valores investidos precisam ser definidos de maneira estratégica.

Um anúncio comum de alcance (topo de funil) não pode ter um orçamento igual ou maior que uma campanha focada em conversão (fundo de funil). O tipo de público também interfere nos valores, quanto mais específico ele for, mais caro será para alcançá-lo e quanto mais amplo, mais barato.

Para entender quanto gastar em cada tipo de anúncio, veja o vídeo a seguir:

Como anunciar no Instagram: passo a passo

A seguir, separamos as etapas e as dicas do que precisa ser feito para criar um anúncio no Instagram. Logo, a nossa sugestão é que você siga exatamente este passo a passo. Começando com a criação da conta!

Crie sua conta de anúncios e configure-a

Para criar um anúncio no Instagram Ads, primeiro você precisará criar uma conta comercial na plataforma e vinculá-la à sua página no Facebook. 

Só depois disso, você poderá usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que é onde você irá criar e gerenciar seus anúncios no Instagram.

Uma vez que você tenha criado sua conta no gerenciador de anúncios agora já pode criar anúncios na plataforma, mas antes de começar o passo a passo para criar uma campanha do zero primeiro é preciso:

  • Adicionar fundos: acesse o Gerenciador, clique nas três listras no menu superior à esquerda, escolha a opção “cobrança”, depois clique em “adicionar fundos”, informe o valor para gerar um boleto ou cadastre um cartão de crédito. Essa etapa é importante para que você tenha como pagar por seus anúncios; 
  • Defina o tipo de campanha e o orçamento: uma vez que o saldo esteja disponível, é necessário escolher um dos objetivos de campanha e quanto do seu saldo será investido nela. Falaremos mais sobre isso, a seguir;
  • Faça os criativos da campanha: os anúncios precisam de imagens, também conhecidos como criativos, logo você deve escolher o formato de anúncio (como imagem, um carrossel ou um vídeo) e criar esse material, que chegará até os usuários da plataforma.

Crie uma campanha

Com sua conta de anunciante criada e os dados para pagamento registrados é hora de seguir para a montagem do anúncio. Acompanhe o passo a passo.

1. Acesse o gerenciador de anúncios do Facebook e clique em “Criar”, como na imagem. 

como anunciar no instagram

2. Selecione o objetivo da sua campanha.

Atualmente as opções de campanhas são as seguintes:

 Alcance: Aumenta a exposição da sua campanha a um público específico, ampliando o alcance da sua mensagem;

  • Reconhecimento: tem como objetivo exibir seu anúncio para o número máximo de pessoas que possuem o perfil do seu público;
  • Tráfego: são campanhas com foco em levar mais visitantes para o seu site, a partir do Instagram;
  • Engajamento: busca pela interação do público com a sua marca, por exemplo, aumentar curtidas e comentários, elevar o número de compartilhamento, fazer com que as pessoas salvem seu post, e mais;
  • Cadastro: procura gerar leads qualificados, como contatos de potenciais clientes;
  • Promoção do app: aumenta o número de instalações do seu aplicativo;
  • Vendas: gera conversões no seu site, como vendas ou inscrições em uma lista de e-mails.

Leia também: Entenda a importância de investir em leads inbound para o seu negócio

Com o objetivo que você tem em mente, faça a sua escolha dentro da plataforma, como mostra a imagem a seguir.

como anunciar no instagram

3. Defina o seu público-alvo. Isso inclui informações como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos.

Lembre-se que fazer isso ajuda a plataforma a direcionar sua campanha para pessoas com maior potencial de compra. 

Caso você não saiba qual é o perfil de cliente ideal da marca, é importante fazer um estudo sobre isso. Afinal, assim você aumenta a assertividade da sua campanha, as taxas de conversão e o retorno sobre investimento. 

Para isso, sugerimos que você leia o artigo,O que é Ideal Customer Profile? 4 exemplos, benefícios e mais!” e aprenda, entre outras coisas, como criar um perfil de cliente ideal. 

como anunciar no instagram

4. Escolha onde você deseja que o seu anúncio apareça, incluindo Facebook, Instagram, Audience Network e outras plataformas.

como anunciar no instagram

5. Escolha os posicionamentos do seu anúncio dentro das redes escolhidas para a campanha. 

Dentro do Instagram, os principais posicionamentos são:

  • Feed;
  • Stories e Reels;
  • Anúncios in-stream para vídeos e reels;
  • Pesquisa;
  • Mensagens e mais. 
como anunciar no instagram

6. Defina o orçamento e a duração da sua campanha.

O orçamento pode ser diário ou total. No primeiro, você indica o valor que quer investir por dia em uma campanha. 

Já o orçamento total mostra para a ferramenta o valor que você quer investir para todo o período da campanha. 

como anunciar no instagram

7. Selecione as opções de otimização para o seu anúncio. Isso soluções como otimizar para cliques, impressões ou conversões e clique em avançar.

como anunciar no instagram

8. Adicione o conteúdo do seu anúncio, incluindo imagens ou vídeos, texto e links. Certifique-se de incluir uma chamada para ação clara e informações de contato para o seu negócio.

como anunciar no instagram

9. Depois de verificar todas as mídias e criativos e escrever o texto, clique em “Enviar” para submeter o seu anúncio para revisão. Ele será aprovado em alguns dias e começará a ser exibido para o seu público-alvo.

Quanto custa para colocar um anúncio no Instagram?

Durante nossa explicação sobre como anunciar no Instagram citamos algumas vezes a necessidade de definir um orçamento e pagar pelos anúncios. Mas, afinal, quanto custa patrocinar no instagram? 

A boa notícia é que quem define o valor que será investido é você, logo, estamos falando de uma plataforma democrática, que permite que grandes, médias, pequenas e microempresas apareçam em busca da atenção de seus clientes em potencial. 

Na prática, você pode fazer anúncios a partir de R$1 por dia, entretanto, esses valores muito baixos vão representar um alcance menor das suas campanhas.

Por isso, os valores investidos para  anunciar patrocinado no Instagram precisam ser definidos de maneira estratégica.

Alguns elementos, por exemplo, interferem nos valores cobrados por clique no anúncio, entre eles o tipo de público. Quanto mais específico ele for, mais caro será para alcançá-lo e quanto mais amplo, mais barato.

Tudo isso pode ser muito confuso no início, mas fique tranquilo porque existem muitos conteúdos para te ajudar. Nesse sentido, sugerimos que você assista ao vídeo abaixo para entender quanto gastar em cada tipo de anúncio. Ele vai te direcionar a como se planejar para criar suas ações. Confira, antes de começar a anunciar!

Como ganhar dinheiro com o Instagram?

Agora sim, você está pronto para anunciar no Instagram e alcançar excelentes resultados em suas campanhas. 

Como vimos, para isso é preciso muito mais do que clicar em um botão de impulsionar conteúdo. 

Contudo, com o tempo você vai pegando o jeito e avaliando os resultados para criar campanhas cada vez melhores e mais lucrativas. 

E se você deseja aproveitar ainda mais o potencial dessa rede social, que tal começar a ganhar dinheiro com ela? Essa é uma possibilidade real, especialmente para produtores de conteúdo. Se você é um ou deseja começar, leia o material exclusivo: Como ganhar dinheiro com Instagram? 5 possibilidades para explorar. 

Esperamos ter te ajudado a dar mais um passo em sua estratégia. E se quiser explorar ainda mais a sua carreira na produção de conteúdo, conheça a EAD Plataforma e aprenda a criar cursos online para vender e iniciar um novo negócio. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy