Leads inbound

Entenda a importância de investir em leads inbound para o seu negócio

Se você ainda não conhece a importância dos leads inbound para uma boa estratégia de marketing personalizado, chegou a hora de se debruçar sobre o assunto! 

Atualmente, com tantas ofertas de produtos e concorrência, os leads são essenciais para as vendas e, consequentemente, para o sucesso de um negócio. Afinal, é com eles que você consegue mapear a situação dos seus possíveis clientes e entrar em contato com eles de forma personalizada.

Segundo uma pesquisa do Statista sobre inbound marketing na América Latina, 75% dos profissionais entrevistados afirmaram que a conversão de leads em clientes é sua prioridade dentro do marketing.

Então, se essa ainda não é uma das suas prioridades, chegou a hora de virar a chave! Neste artigo você vai aprender o que é leads inbound e como captar, gerar e abordar esses leads de modo eficaz na sua empresa! 

Gostou? Então descubra tudo a seguir!

O que é leads inbound?

Leads inbound são os leads obtidos por meio do inbound marketing, ou seja, quando o possível cliente entrega o seu contato para uma empresa que lhe ofereceu algo em troca.

Leads, no geral, significam os contatos de possíveis clientes para uma empresa em troca de uma recompensa. Essa recompensa pode ser algum conteúdo de valor, material rico ou até mesmo um cupom de desconto. 

Quando esses contatos chegam até uma empresa por meio do inbound marketing, são chamados de leads inbound. Nesse caso, então, é o próprio consumidor que entra em contato com a empresa e fornece o seu contato. Esse contato normalmente contém o nome, telefone e e-mail da pessoa.

Qual a importância dos leads inbound? 

A importância de gerar e classificar os leads inbound está principalmente no uso da estratégia de funil de vendas. Essa estratégia determina em qual etapa o seu possível cliente está. É a partir disso que você deve manter uma relação específica com esse lead.

Desse modo, tanto a geração de leads quanto a forma de abordagem são necessárias para que esse contato siga por todas as etapas do funil de vendas e finalmente feche o negócio com você.

Pode parecer algo demorado, mas essa estratégia conquista mais clientes com menos investimento, pois atrai justamente as pessoas certas, que realmente estão interessadas na solução do seu produto!

Saiba mais: Venda de cursos livres: Argumentos para levar os seus leads a compra

Inbound vs outbound leads

É possível gerar dois tipos de leads: inbound e outbound. Muitos não entendem a diferença entre os dois, por isso confira a seguir uma explicação rápida sobre cada um.

Leads inbound

No inbound marketing, os leads são atraídos de forma passiva pela empresa. Ou seja, é oferecido alguma recompensa (como um material rico, e-book, pesquisa etc) para o possível cliente. Em troca, ele deve fornecer um contato, para que a empresa possa iniciar uma relação. 

Isso permite que os leads sejam mais qualificados, já que são os interessados na sua área de atuação que entrarão em contato com você. 

Leads outbound 

Já no outbound marketing, os leads são atraídos de forma ativa pela empresa. Ou seja, é a empresa que vai atrás do contato desses clientes. Com esse contato em mãos, ocorre a apresentação da empresa e do produto para o possível cliente. 

Você encontra o outbound marketing nas propagandas de televisão e nas ligações de telemarketing, por exemplo. São leads menos qualificados e necessitam de maior esforço para encontrar quem realmente está interessado em fechar negócio. 

Agora que você já entendeu a diferença entre os dois, que tal aprender como gerar leads inbound e como abordá-los durante sua jornada do cliente

Captação de leads: como gerar leads inbound?

Como você viu, para gerar leads inbound você precisa fornecer alguma recompensa para o seu possível cliente, afinal, o seu objetivo inicial é obter o contato das pessoas que podem estar interessadas no seu produto.

Por isso, a captação de leads deve ser feita de modo que ofereça algo de valor para o seu público. Você pode apostar nos seguintes formatos: 

  • Mini curso: você pode oferecer um mini curso ou live que tenha conteúdo de valor, mas que não entregue tudo. Dessa forma você deixa o seu público com a sensação de quero mais. O único pré-requisito para que participem é disponibilizar o contato;
  • Materiais ricos: os materiais ricos são e-books, pesquisas e apresentações sobre um assunto, também com conteúdo de valor, que você fornece para download. Basta pedir o email dos interessados para que eles possam baixá-los;
  • Formulários: você também pode colocar formulários em locais estratégicos, prometendo enviar aos interessados materiais ou oferecendo mais informações sobre o seu produto. É possível incluir esse formulário no seu blog ou na landing page principal do seu site, por exemplo.

Com esses exemplos acima, você consegue gerar os seus leads. Mas é aí que o trabalho realmente começa! Depois dessa fase, você vai precisar organizá-los para abordá-los da maneira mais efetiva de acordo com suas características. 

Saiba mais: Como criar a página de captura de leads? 5 táticas infalíveis

Como abordar os leads inbound?

Ao obter os seus leads, você precisa também de estratégia para saber como e quando abordá-los. Isso se chama nutrição de leads. A nutrição de leads mais comum acontece por meio de e-mails ou por Whatsapp

A nutrição vai depender em que fase do funil de vendas o seu lead está. Cada fase deve ter uma sequência de emails persuasivos que levarão o cliente em potencial pela jornada de vendas do seu produto. 

Por isso, ofereça mais conteúdo de qualidade durante essa jornada. Só depois que o seu lead se mostrar realmente interessado no seu produto é que você inicia a apresentação dele. 

Saiba mais: [GUIA] O que é nutrição de leads: do formulário à conversão

Confira também o vídeo abaixo sobre Inbound marketing, onde explicamos um pouco mais sobre está estratégia:

Está na hora de começar a gerar os seus leads inbound!

Em resumo, os leads inbound são os contatos que você obtém de possíveis clientes por meio da sua estratégia de inbound marketing. 

Eles são muito importantes para a sua empresa, porque possibilitam uma nutrição de leads com maior proximidade, o que resulta em uma relação mais duradoura entre cliente e empresa. 

E se você quer lançar o seu curso online mas não sabe como fazer, precisa investir não só nos seus leads inbound, mas também em uma plataforma de hospedagem, como a EAD Plataforma! Afinal, a experiência do usuário na hora de utilizar o produto conta muito também! 

A EAD Plataforma tem mais de 1.400 clientes ativos, 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

A Plataforma Comercial permite que você venda cursos online sem dor de cabeça, funcionando como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

Você também conta com diversas outras funcionalidades:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados.

E muito mais!
O que achou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a construir a autoridade digital do seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy