como criar um grupo de desafio no whatsapp

Como criar um grupo de desafio no WhatsApp? Aprenda em 4 passos!

Sabia que envolver seus alunos em uma dinâmica de desafios pode aumentar o engajamento deles em relação a seus cursos? Sim! Na matéria de hoje, você vai aprender como criar um grupo de desafio no WhatsApp em 4 passos bem simples.

Já faz um tempo que o Whats deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens. De acordo com o Oberlo, só no Brasil, mais de 120 milhões de usuários mexem no app – que se tornou um excelente apoio nas vendas e na divulgação de vários negócios.

Tem interesse em entender mais sobre as vantagens do app? Quer aprender como criar um grupo de desafios no WhatsApp?

Então, continue a leitura!

Afinal, o que é um grupo de desafio no WhatsApp?

Bom, com certeza você já faz parte de algum grupo no app. Os desafios nada mais são do que competições realizadas dentro do WhatsApp, geralmente com uma premiação no final – e fazem parte das suas ações de gestão de relacionamento e de marketing.

A grande sacada dessa estratégia é usar o conceito de gamificação para envolver a sua comunidade de alunos, além de aproximar você dos participantes e ainda promover uma boa imagem para o seu curso online.

Quais são os principais tipos de desafio?

Vários! O legal é que a ideia se encaixa em todos os estilos de negócio – das aulas de idiomas às de música, dos treinamentos de vendas às palestras sobre qualquer assunto.

Isso porque todo curso tem uma turma de participantes – e você, como administrador do projeto, pode atuar como um “condutor” dos desafios.

Dá para divulgar desde promoções (nos moldes de “quem ganhar este desafio tem acesso a um cupom de desconto”) até novidades de cursos, a fim de aumentar o interesse das pessoas e ativar gatilhos de venda.

Na prática, alguns tipos de desafio podem ser:

  • desafio dos X dias (7, 15 ou 30): no qual as pessoas cumprem tarefas a cada dia – e podem ganhar prêmios no final do período;
  • maratona de estudos: quando o professor lança uma meta (por exemplo, resolver os exercícios em X minutos) e incentiva os alunos a estudarem a matéria de uma forma mais dinâmica;
  • show de talentos: aqui cada aluno pode gravar um vídeo e enviar no grupo, cantando ou tocando um instrumento (ou mesmo com outra ideia aplicada ao seu negócio);
  • apresentação de livros: onde as pessoas leem um conteúdo e apresentam para o restante do grupo – e as melhores apresentações podem ser premiadas.

E o que mais sua criatividade permitir!

Tá, mas como criar um grupo de desafio no WhatsApp? Passo a passo!

1. Defina o objetivo do desafio

Elaborar uma estratégia, desenhadinha com passo a passo, é fundamental para que a ideia do grupo de desafio dê certo. Para isso, pense qual é o seu propósito com tudo isso:

  • você quer vender algo? Um novo curso, talvez?
  • deseja conhecer melhor os seus alunos e se envolver com eles?
  • gostaria que os desafios fossem parte do plano do curso, como uma pontuação na avaliação final?

Coloque o objetivo no papel e parta para os próximos passos!

2. Elabore as etapas (e as regras)

Certo, depois de definir o objetivo do desafio, é bom pensar em tudo o que pode e não pode ser feito na competição.

Vamos supor que você dê aula de inglês online e queira criar um desafio de poesias neste idioma. Veja algumas questões que poderiam ser consideradas:

Qual será o formato do desafio? 

Pode ser um concurso de quem compõe a melhor poesia em 15 dias.

O que será preciso cumprir? 

Por exemplo, durante cada um dos 15 dias, um aluno terá que apresentar uma estrofe da poesia. No último dia, todos deverão enviar vídeos recitando o texto e, então, eles passarão por um júri composto pelos professores.

Qual será o prêmio?

Para os 3 primeiros colocados, você dará um cupom de desconto no seu novo curso, além de outras premiações individuais.

Que materiais de comunicação você precisará para divulgar? 

Uma arte de WhatsApp por semana, um vídeo gravado explicando as regras, emails marketing para convidar os alunos… São várias opções de materiais – e é legal criar os layouts antes de iniciar o grupo.

O que NÃO poderá ser feito pelos participantes? 

“Furar” o cronograma de envio das poesias, copiar composições de outros lugares, entre outras regras.

Bom, esses são alguns exemplos. Tudo vai depender do seu negócio e do estilo de desafio que escolher – mas procure seguir um roteirinho para deixar a ação bem consistente, combinado?

3. Crie o grupo e publique os conteúdos programados

Ok, depois de tudo planejado, é hora de criar o grupo e adicionar os seus convidados. Aqui, é legal você perguntar para o aluno se ele deseja ou não participar. Afinal, adicionar pessoas que não querem estar lá pode ser um tiro no pé!

Após incluir os interessados, é bom abastecer o grupo com as principais informações, como:

  • foto/avatar personalizado;
  • nome do grupo (dica: use emojis para chamar a atenção);
  • descrição com as principais regras do desafio.

Importante: você será o mediador de tudo – e é sua responsabilidade não deixar o grupo esfriar! Motive bastante, envie os conteúdos programados, responda as dúvidas e mostre-se interessado em cada participante.

4. Avalie os resultados

Depois de finalizar o desafio (e premiar os vencedores), é legal manter o envolvimento com o restante do grupo – por exemplo, mostrar que haverá outras edições e que os que não ganharam agora podem ter melhor sorte no futuro.

Também é interessante criar uma pesquisa de satisfação e enviar para cada participante. Assim, você pode entender se a estratégia foi bem aceita, se há sugestões de melhoria e até se existem outros tipos de desafio que cairiam bem no seu negócio.

Gostou de aprender como criar um grupo de desafio no WhatsApp?

O relacionamento é um exercício contínuo, que leva certo tempo e requer dedicação, mas que traz ótimos resultados. Pense que, depois de aplicar essa ação, você contará com pessoas que conhecem e confiam no seu trabalho – e ainda têm uma “leveza” na hora de se relacionar com seu negócio.

Agora que você aprendeu como criar um grupo de desafio no WhatsApp, saiba que esse aplicativo também pode ser um aliado na venda de cursos e um ótimo suporte na transmissão das aulas.

Quer saber como? Dê uma olhada nas matérias que já publicamos aqui no blog da EAD Plataforma:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy