como criar um grupo de desafio no whatsapp

Como criar um grupo de desafio no WhatsApp? Aprenda em 4 passos!

Sabia que envolver seus alunos em uma din√Ęmica de desafios pode aumentar o engajamento deles em rela√ß√£o a seus cursos? Sim! Na mat√©ria de hoje, voc√™ vai aprender como criar um grupo de desafio no WhatsApp em 4 passos bem simples.

J√° faz um tempo que o Whats deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens. De acordo com o Oberlo, s√≥ no Brasil, mais de 120 milh√Ķes de usu√°rios mexem no app ‚Äď que se tornou um excelente apoio nas vendas e na divulga√ß√£o de v√°rios neg√≥cios.

Tem interesse em entender mais sobre as vantagens do app? Quer aprender como criar um grupo de desafios no WhatsApp?

Ent√£o, continue a leitura!

Afinal, o que é um grupo de desafio no WhatsApp?

Bom, com certeza voc√™ j√° faz parte de algum grupo no app. Os desafios nada mais s√£o do que competi√ß√Ķes realizadas dentro do WhatsApp, geralmente com uma premia√ß√£o no final ‚Äď e fazem parte das suas a√ß√Ķes de gest√£o de relacionamento e de marketing.

A grande sacada dessa estratégia é usar o conceito de gamificação para envolver a sua comunidade de alunos, além de aproximar você dos participantes e ainda promover uma boa imagem para o seu curso online.

Quais s√£o os principais tipos de desafio?

V√°rios! O legal √© que a ideia se encaixa em todos os estilos de neg√≥cio ‚Äď das aulas de idiomas √†s de m√ļsica, dos treinamentos de vendas √†s palestras sobre qualquer assunto.

Isso porque todo curso tem uma turma de participantes ‚Äď e voc√™, como administrador do projeto, pode atuar como um ‚Äúcondutor‚ÄĚ dos desafios.

D√° para divulgar desde promo√ß√Ķes (nos moldes de ‚Äúquem ganhar este desafio tem acesso a um cupom de desconto‚ÄĚ) at√© novidades de cursos, a fim de aumentar o interesse das pessoas e ativar gatilhos de venda.

Na pr√°tica, alguns tipos de desafio podem ser:

  • desafio dos X dias (7, 15 ou 30): no qual as pessoas cumprem tarefas a cada dia ‚Äď e podem ganhar pr√™mios no final do per√≠odo;
  • maratona de estudos: quando o professor lan√ßa uma meta (por exemplo, resolver os exerc√≠cios em X minutos) e incentiva os alunos a estudarem a mat√©ria de uma forma mais din√Ęmica;
  • show de talentos: aqui cada aluno pode gravar um v√≠deo e enviar no grupo, cantando ou tocando um instrumento (ou mesmo com outra ideia aplicada ao seu neg√≥cio);
  • apresenta√ß√£o de livros: onde as pessoas leem um conte√ļdo e apresentam para o restante do grupo ‚Äď e as melhores apresenta√ß√Ķes podem ser premiadas.

E o que mais sua criatividade permitir!

T√°, mas como criar um grupo de desafio no WhatsApp? Passo a passo!

1. Defina o objetivo do desafio

Elaborar uma estratégia, desenhadinha com passo a passo, é fundamental para que a ideia do grupo de desafio dê certo. Para isso, pense qual é o seu propósito com tudo isso:

  • voc√™ quer vender algo? Um novo curso, talvez?
  • deseja conhecer melhor os seus alunos e se envolver com eles?
  • gostaria que os desafios fossem parte do plano do curso, como uma pontua√ß√£o na avalia√ß√£o final?

Coloque o objetivo no papel e parta para os próximos passos!

2. Elabore as etapas (e as regras)

Certo, depois de definir o objetivo do desafio, é bom pensar em tudo o que pode e não pode ser feito na competição.

Vamos supor que voc√™ d√™ aula de ingl√™s online e queira criar um desafio de poesias neste idioma. Veja algumas quest√Ķes que poderiam ser consideradas:

Qual será o formato do desafio? 

Pode ser um concurso de quem comp√Ķe a melhor poesia em 15 dias.

O que será preciso cumprir? 

Por exemplo, durante cada um dos 15 dias, um aluno ter√° que apresentar uma estrofe da poesia. No √ļltimo dia, todos dever√£o enviar v√≠deos recitando o texto e, ent√£o, eles passar√£o por um j√ļri composto pelos professores.

Qual será o prêmio?

Para os 3 primeiros colocados, voc√™ dar√° um cupom de desconto no seu novo curso, al√©m de outras premia√ß√Ķes individuais.

Que materiais de comunicação você precisará para divulgar? 

Uma arte de WhatsApp por semana, um v√≠deo gravado explicando as regras, emails marketing para convidar os alunos‚Ķ S√£o v√°rias op√ß√Ķes de materiais ‚Äď e √© legal criar os layouts antes de iniciar o grupo.

O que NÃO poderá ser feito pelos participantes? 

‚ÄúFurar‚ÄĚ o cronograma de envio das poesias, copiar composi√ß√Ķes de outros lugares, entre outras regras.

Bom, esses s√£o alguns exemplos. Tudo vai depender do seu neg√≥cio e do estilo de desafio que escolher ‚Äď mas procure seguir um roteirinho para deixar a a√ß√£o bem consistente, combinado?

3. Crie o grupo e publique os conte√ļdos programados

Ok, depois de tudo planejado, é hora de criar o grupo e adicionar os seus convidados. Aqui, é legal você perguntar para o aluno se ele deseja ou não participar. Afinal, adicionar pessoas que não querem estar lá pode ser um tiro no pé!

Ap√≥s incluir os interessados, √© bom abastecer o grupo com as principais informa√ß√Ķes, como:

  • foto/avatar personalizado;
  • nome do grupo (dica: use emojis para chamar a aten√ß√£o);
  • descri√ß√£o com as principais regras do desafio.

Importante: voc√™ ser√° o mediador de tudo ‚Äď e √© sua responsabilidade n√£o deixar o grupo esfriar! Motive bastante, envie os conte√ļdos programados, responda as d√ļvidas e mostre-se interessado em cada participante.

4. Avalie os resultados

Depois de finalizar o desafio (e premiar os vencedores), √© legal manter o envolvimento com o restante do grupo ‚Äď por exemplo, mostrar que haver√° outras edi√ß√Ķes e que os que n√£o ganharam agora podem ter melhor sorte no futuro.

Tamb√©m √© interessante criar uma pesquisa de satisfa√ß√£o e enviar para cada participante. Assim, voc√™ pode entender se a estrat√©gia foi bem aceita, se h√° sugest√Ķes de melhoria e at√© se existem outros tipos de desafio que cairiam bem no seu neg√≥cio.

Gostou de aprender como criar um grupo de desafio no WhatsApp?

O relacionamento √© um exerc√≠cio cont√≠nuo, que leva certo tempo e requer dedica√ß√£o, mas que traz √≥timos resultados. Pense que, depois de aplicar essa a√ß√£o, voc√™ contar√° com pessoas que conhecem e confiam no seu trabalho ‚Äď e ainda t√™m uma ‚Äúleveza‚ÄĚ na hora de se relacionar com seu neg√≥cio.

Agora que você aprendeu como criar um grupo de desafio no WhatsApp, saiba que esse aplicativo também pode ser um aliado na venda de cursos e um ótimo suporte na transmissão das aulas.

Quer saber como? Dê uma olhada nas matérias que já publicamos aqui no blog da EAD Plataforma:

Fabio Godoy