como vender curso pelo whatsapp

Como vender curso pelo WhatsApp? Dicas sobre o que fazer e o que NÃO fazer!

Contar com o máximo de tecnologia na hora de divulgar o seu negócio na internet é essencial. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas! Por conta disso, você já pode ter se perguntado como vender curso pelo WhatsApp. É possível? Existem boas práticas?

Sim para as duas perguntas! É sobre isso (e mais um pouco) que falaremos na matéria de hoje.

Para começar, é legal você saber que o WhatsApp é uma das ferramentas que mais crescem no Brasil e no mundo. De acordo com o Oberlo, só aqui, mais de 120 milhões de usuários mexem no app – que, na verdade, deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens.

E é justamente neste cenário que o Whats se torna um poderoso aliado para vendas dos mais diversos produtos e serviços, inclusive de cursos!

Bom, se você já criou os conteúdos para suas aulas, subiu os vídeos em uma plataforma e está buscando alternativas de divulgação, vamos direto ao ponto. Confira dicas de ouro sobre como vender curso pelo WhatsApp!

Como vender curso pelo WhatsApp: o que fazer?

Separe um número de celular só para vendas

Certo, para começar nossa série de dicas sobre o WhatsApp, é ideal que você não misture sua vida pessoal com a profissional. Imagine usar o mesmo número para vender o curso e ainda tentar relaxar com sua família e amigos?

É mensagem a toda hora, o que acaba prejudicando o seu bem-estar e fazendo com que você não desligue um minuto sequer.

Por isso, se o seu celular tiver espaço para dois chips, é bom comprar um a mais e separá-lo apenas para os contatos profissionais. Feito isso, você pode transformar essa conta em comercial, por meio do WhatsApp Business. Com essa estratégia, é possível:

  • automatizar mensagens (de saudação e ausência, por exemplo);
  • organizar conversas com etiquetas coloridas;
  • receber estatísticas personalizadas sobre os clientes.

Leia também: 5 funcionalidades + 5 dicas: como dar aula pelo WhatsApp?

Use o WhatsApp Web

Se você trabalhar bastante fora de casa, o celular será essencial. Porém, se você ficar boa parte do tempo no computador, o WhatsApp Web é uma boa ferramenta para ajudar na venda dos cursos.

Isso porque você consegue acessar as conversas com mais facilidade e salvar e enviar arquivos do seu próprio PC – além de continuar usando seu celular para outras coisas.

Ou seja, se você já preparou alguns materiais de apoio relacionados ao curso (como ebooks e apostilas) ou mesmo peças promocionais (como um catálogo), o WhatsApp Web permite o envio mais rápido.

Quer aprender a usar esse recurso a partir de agora? Olha só este vídeo:

Aposte nas listas de transmissão

As listas de transmissão são uma mão na roda na hora de mandar a mesma mensagem para várias pessoas diferentes. Sabe aquele processo cansativo de ficar abrindo cada conversa manualmente? A lista resolve isso! 

A má notícia é que ela só está disponível para o Whats no celular. De qualquer forma, já ajuda na organização – e, por mais que você envie para diversos contatos de uma vez, se alguém retornar, você recebe a mensagem na conversa privada.

O primeiro passo, então, é salvar cuidadosamente o número dos possíveis clientes no seu aparelho (caso contrário, a lista não consegue filtrar). Dá para criar listas diferentes, divididas por segmentos. Por exemplo:

  • aqueles com quem você está fazendo o primeiro contato;
  • os clientes que já se mostraram interessados;
  • antigos clientes, que podem futuramente comprar novos cursos.

Esse vídeo explica bem detalhado como utilizar as listas de transmissão:

Depois de cuidar disso, é hora de escrever as mensagens para cada lista. Veremos no próximo tópico!

Seja pessoal e atencioso

Ok, agora que já passamos pela parte estrutural sobre como vender curso pelo WhatsApp, vamos falar do teor da mensagem. Nada de mandar aquele textinho mecânico e cheio de erros de português, combinado?

A ideia é você prestar um bom atendimento desde já, se apresentando sucintamente, com uma saudação bem pessoal, e convidando a pessoa para conhecer as aulas. Usar os emoticons pode ser bem legal também, mas cuidado para não deixar a mensagem muito carregada.

Se você acompanha nosso blog, já ouviu a gente falando sobre o poder que o texto (ou a copy) tem para vender seus cursos na internet. 

Quer ver dicas práticas sobre isso? Assista a esse vídeo!

Beleza até aqui? Ótimo! Agora, tão importante quanto entender as boas práticas sobre como vender curso pelo WhatsApp é saber definitivamente o que não fazer. Continue a leitura e confira!

Como vender curso pelo WhatsApp: o que NÃO fazer?

Não apareça do nada (tipo um spam)

Provavelmente, você já deve ter recebido mensagens de uma pessoa que não tem nem ideia de quem seja. Tudo bem que o conteúdo possa interessar, mas esse tipo de contato é frio e, às vezes, invasivo.

Para evitar esses problemas, ao falar com uma pessoa pela primeira vez, deixe sempre claro de onde você veio – ou como conseguiu o Whats dela. Foi nas redes sociais? No seu site? Em um formulário? No e-mail?

E mais: será que ela está interessada em receber mais informações sobre o seu curso? Pelo sim ou pelo não, assim você consegue criar uma conexão natural com o prospect e abre um canal de diálogo!

Não crie grupos a torto e a direito

Os grupos podem ser muito úteis para reunir pessoas interessadas no mesmo assunto. Mas cuidado! Criar grupos aleatórios e encher o pessoal de mensagens (sem que eles tenham deixado claro que gostariam de participar) pode ser um tiro no pé.

Afinal, isso pode espantar as pessoas – e fazê-las associar os seus cursos a algo chato. Portanto, antes de adotar a estratégia dos grupos, pergunte individualmente para seus potenciais clientes: será que eles se sentiriam bem em um grupo? Eles gostariam de mais informações e novidades sobre as aulas?

Com respostas positivas, então tá liberado!

Não seja xarope e insistente demais

Este tópico vai muito ao encontro do anterior. Isso porque ficar insistindo em uma pessoa que não tem interesse no seu curso pode fazer com que ela fuja de vez.

Talvez ela não seja um cliente naquele momento, mas tenha potencial! Por isso vale a pena ter bom senso, segurar as mensagens e voltar a fazer contato depois de um tempo.

Não deixe clientes sem resposta

Certo, para finalizar nossas dicas, outra coisa que pode trazer uma imagem negativa para você é deixar os clientes com dúvidas – simplesmente se esquecendo deles.

Esses contatos, digamos, “quentes”, que já se deram ao trabalho de responder você, merecem total atenção. Então, procure se organizar para, periodicamente, fazer uma varredura nas conversas e se certificar de que ninguém ficou para trás.

E fim! Gostou dessas dicas?

Agora que você entendeu como vender curso pelo WhatsApp, já pode adotar essa estratégia como parte do seu planejamento de negócio! 

Que tal conferir outras ideias digitais que já publicamos aqui no blog?

Confira nossas sugestões e aumente suas vendas:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy