Como organizar feed de Instagram comercial: 4 dicas para atrair clientes pelo visual

Você sabe como organizar o feed do seu Instagram comercial? 

Certamente você já ouviu falar a frase “o visual vende”. Mas você já parou para pensar no que ela quer dizer? 

Muito se fala sobre a produção de conteúdo, mas poucos se atentam que o visual também faz parte dessa conta. 

Ainda mais quando falamos em Instagram, a maior rede social com foco em vídeos e fotos do mundo, esse ditado tem que ser levado a sério.

Afinal, ao todo são mais de um bilhão de contas ativas no app, sendo 200 perfis comerciais que encontram no Instagram a oportunidade de criar uma “vitrine” para sua empresa.

Desse modo, já dá para perceber como são muitas as oportunidades de fazer negócio por lá, certo? Mas, para isso, é importante saber como organizar o feed do seu Instagram comercial. 

Se você nunca se preocupou com o visual antes, depois deste conteúdo, certamente irá começar a organizar melhor as imagens do seu perfil.

Quer ver quais são as nossas dicas? Então, continue a sua leitura! 

Como organizar feed do Instagram comercial em 4 passos 

1. Escolha uma estética para o perfil

Em um primeiro momento, ao pensar sobre como organizar feed de Instagram comercial, você pode imaginar que escolher um padrão para seu perfil irá limitar suas publicações, mas essa não é a ideia.

Na verdade, manter uma estética visual ajudará a criar uma unidade para seu perfil, além de reforçar a identidade visual da sua empresa.

É importante compreender que dificilmente o usuário entrará em seu perfil para conferir todos os seus conteúdos. Em geral, ele terá acesso às suas postagens ao rolar o feed.

Assim, ao manter um padrão visual, ele logo identificará que aquele post é da sua empresa apenas ao bater os olhos nela. 

Por isso, o primeiro passo de como organizar um feed comercial é escolher a linha que deseja seguir. 

Pode ser mais minimalista, fotos coloridas, etc, desde que a identidade escolhida remeta exatamente aos atributos da sua marca.

O perfil da Mercedes-Benz Brasil é um excelente exemplo de um feed que segue uma estética visual, que no caso é elegante e moderna:

Leia também: Como criar a bio profissional do Instagram? 6 dicas para fazer sem medo

2. Trabalhe com uma edição semelhante

Você não precisa editar todas as suas imagens da mesma forma, mas é indispensável trabalhar com uma linha de edição semelhante se deseja manter a organização do feed do Instagram comercial. 

Por isso, se possível, utilize de um a três filtros e modelos de edição para ajudar a fortalecer a identidade da sua marca, além de deixar o perfil mais harmônico. 

O mesmo vale para as publicações de artes gráficas: mantenha a unidade trabalhando com as cores da sua marca, as fontes e símbolos que compõem o universo de marca do seu negócio.

Uma empresa que faz um bom trabalho ao manter um feed organizado é o banco digital Nubank, que cria as artes do seu perfil com as cores da marca:

3. Defina uma disposição visual

Depois de definir os pontos de edição de imagens, outro aspecto muito importante para quem deseja saber como organizar um feed no Instagram comercial é escolher a disposição visual que irá utilizar.

Certamente você já se deparou com algum perfil que utilize ou recebeu alguma dica referente ao feed mosaico, no entanto, é muito importante que você não use essa disposição em sua conta.

Pense só: se os usuários verem sua publicação pelo feed, sem entrar em seu perfil, ele não verá a montagem completa, mas fragmentos da foto cortada. Por isso, evite essa disposição de imagens. 

Ao invés disso, procure diversificar formatos de conteúdo, publicando alternadamente entre fotos, vídeos, artes, etc. 

Dessa forma, você consegue trabalhar uma disposição de mídias que, ao ver o conjunto do perfil, o resultado será muito interessante e visualmente agradável. 

O banco Inter, por exemplo, é um excelente exemplo de feed com uma boa disposição de imagens, mesclando imagens, vídeos e artes:

Você também pode se interessar por: Como criar desafios no Instagram? Passo a passo para usar a estratégia a seu favor

4. Diversifique os tipos de posts

A última dica de como organizar um feed de Instagram comercial é diversificar os tipos de publicações. 

Uma conta que trabalha apenas com um tipo de imagem acaba tornando o seu feed cansativo e pouco atrativo.

Para evitar cair nessa disposição não criativa, além de não investir em apenas um formato, evite publicar também o mesmo tipo de post duas vezes ou mais seguidas. 

Isso significa que se você postou uma arte gráfica, uma boa ideia pode ser publicar uma fotografia da próxima vez. E um vídeo logo em seguida. 

Dessa forma, você faz com que o seu feed pareça mais organizado e diverso. Além de evitar que os seus seguidores pensem que todo post feito por sua empresa é a mesma coisa. 

Além disso, vale a pena investir nas famosas “fotos de respiro”, que são as imagens menos carregadas e com menos informação postadas entre imagens mais densas e carregadas, deixando o feed visualmente “mais leve”. 

O perfil comercial do Burger King Brasil é um bom exemplo de feed que utiliza os mais diversos formatos de conteúdo e os dispõem alternativamente:

Leia também: Como ganhar dinheiro com Instagram? 5 possibilidades para explorar

Aplicativo para organizar feed do Instagram: 2 opções para usar

Agora que você sabe como organizar um feed de Instagram comercial, que tal conhecer alguns aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa? 

Com um app de organização, você consegue manter o padrão do seu feed e deixá-lo organizado como deseja. A seguir, veja alguns apps que você pode baixar para testar. 

UNUM

O Unum é um aplicativo focado em organização de feed. 

Nele, você pode subir as imagens e vídeos diretos da sua galeria para testar como ficaria a disposição das postagens. 

Dessa forma, você pode analisar se a harmonia entre as fotos e artes estão agradáveis. 

POSTME

Outro aplicativo para organizar feed do Instagram é o PostMe. 

Com uma interface simples e intuitiva, você pode usar o app para testar diferentes disposições de imagens, visualizando como o seu perfil ficará antes de publicar as postagens. 

Além disso, é possível guardar em rascunho também legendas para facilitar o dia a dia de publicações.

O único ponto negativo é que a versão grátis do aplicativo só permite que o usuário carregue até seis imagens por vez, analisando a última grade do perfil. Para conseguir organizar previamente mais imagens, é necessário fazer um upgrade.

Depois de todas as dicas, você sabe como organizar um feed de Instagram comercial, certo? Então, agora é hora de deixar o terreno preparado para começar a produção de conteúdo. 


Para dar esse próximo passo, você pode conferir nosso conteúdo “Sem ideias postar no Instagram comercial? Veja algumas inspirações que podem ajudar” para descobrir os melhores tipos de postagens para um Instagram comercial.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy