Post EAD Plataforma 10-05-2019 cursos online grátis

Conquiste novos alunos com cursos online grátis. Entenda essa estratégia!

“O quê? Como assim? É claro que oferecendo cursos online grátis ficará muito fácil conquistar novos alunos”.

Se essa foi a sua reação ao ler esse título, tenha calma. Nós vamos explicar essa história direitinho para você.

Não estamos falando em oferecer o seu valioso produto, sem custos, à toa. Mas sim de trabalhar uma estratégia de atração de potenciais alunos até os seus cursos pagos.

Curioso para entender mais sobre esse tema? Então, fique atento às dicas abaixo. Leia o artigo até o final se não quiser perder nenhum detalhe.

Oferecer cursos online grátis é uma estratégia de vendas

Durante a pesca, para atrair um peixe é preciso utilizar uma isca. Essa é uma forma bem simples de resumir o conceito que vamos discutir por aqui.

Os cursos online grátis ajudam a abrir as portas para que possíveis alunos possam conhecer melhor o seu conteúdo. Afinal, é sempre interessante provar um produto, antes de fazer a compra.

Portanto, essa é uma maneira de fazer com que os interessados no seu curso testem o seu material e comprovarem o interesse em prosseguir com matrícula.

Isso é o que costumamos chamar de isca digital, de acordo com os conceitos de marketing online, que ajudam negócios EAD a crescerem e aumentarem suas vendas.

Basicamente, é quando alguém opta por informar os seus dados, em troca de uma recompensa, que pode ser um e-book, um webinar, uma pequena consultoria ou um curso online, como no seu caso.

A vantagem de usar essa estratégia é que os leads que chegarão através dela estarão muito mais qualificados que os demais.

Isso porque eles terão passado por todo um processo de aprendizado sobre o seu conteúdo. Além disso, é claro, o interesse no tema tratado pelo seu curso já estará confirmado.

Aliás, saiba que os cursos online grátis são uma ferramenta testada e aprovada por outros negócios EAD, iguais ao seu. Um exemplo é o caso do Mais Música Online.

O segredo é saber qual tipo de curso online grátis oferecer

Como estamos falando de uma isca, que despertará o interesse de futuros alunos, para contratar um de seus cursos, o melhor a fazer é trabalhar um conteúdo introdutório ao tema.

O objetivo aqui é caprichar em um material, que deixe aquele “gostinho de quero mais” ao final. Sendo assim, é essencial que ele tenha um gancho de continuidade para um curso pago.

Por exemplo, se você possui um EAD sobre Confeitaria Francesa, é possível desenvolver um curso online grátis de Introdução à Culinária Francesa.

Nele você pode tratar sobre tópicos estruturais para o seu curso pago, tais como os utensílios indispensáveis, alimentos base para a culinária francesa, pratos populares no país e até incluir uma receita clássica, como creme patisserie.

Ao concluir essa etapa, deixe a mensagem de que o conteúdo possui continuidade em um curso pago, conforme explicamos acima.

Então, na versão paga do curso, seria onde você, efetivamente, ensinaria todas as técnicas e receitas da confeitaria francesa para os alunos que passaram pelo módulo gratuito.

Acredite, essa ação pode ser trabalhada pelos mais diversos tipos de segmentos. Temos certeza que os resultados positivos para o negócio serão surpreendentes.

Sendo assim, vamos deixar um exercício para você. Pense em quais tópicos introdutórios e estruturais do seu curso que podem ser transformados em uma amostra grátis.

Levando o aluno do curso online grátis para o ato de compra

Depois do estudante passar por todo esse processo, é o momento de fazer com que ele prossiga para o ato da compra. Agora, ele estará pronto para isso.

A primeira coisa a se fazer é incluir um call to action para a assinatura do conteúdo pago, logo após a conclusão do curso gratuita. A ideia é garantir que ele faça a conversão ali mesmo.

Caso isso não aconteça, não deixe de incluí-lo em fluxo de automação de marketing. Afinal, pode acontecer dele ainda ter dúvidas e precisar de mais uma etapa para ser convencido.

Você ainda pode entrar em contato diretamente, para oferecer uma condição especial, como um desconto, para que ele finalize a compra o quanto antes. Essa cortesia costuma ser infalível.

São raros os casos de leads que não concluem a compra, após passarem por essa etapa. Depois de conhecer o conteúdo que irão consumir, eles terão mais confiança para fazer a contratação.

Recapitulando…

Por fim, é hora de fazermos um balanço sobre o que aprendemos a respeito dos cursos online grátis neste artigo. Vamos lá?

  • Os cursos online grátis costumam ser utilizados como uma estratégia de vendas;
  • Eles são um tipo de isca digital, utilizada para captar leads com maior potencial de conversão;
  • O seu objetivo é abrir as portas para os seus cursos pagos através de uma amostra;
  • Geralmente, são trabalhados conteúdos introdutórios e estruturais do segmento;
  • O curso online grátis devem deixar um gancho de continuidade para um curso pago;
  • Clientes que chegam até essa etapa, raramente não farão a compra de um curso pago.

E aí, gostou de conhecer mais essa estratégia de venda de cursos EAD? Esperamos que você consiga aplicar essa ação em seu negócio com sucesso.

Além disso, você já sabe, né? Seja para montar cursos online grátis ou pagos, com segurança, é preciso ter uma plataforma EAD confiável ao seu lado. Neste quesito, não restam dúvidas, a EAD Plataforma é a melhor opção. Fale conosco!