Gatilho mental do inimigo comum: confira 3 dicas práticas

O gatilho mental do inimigo comum é uma técnica de persuasão que capta a atenção dos clientes e faz com que eles se conectem imediatamente com o seu conteúdo. 

Blair Warren, um profissional de copywriting, explica com mais detalhes o poder deste gatilho. 

“As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e ajudam a atirar pedras contra seus inimigos.”

Em outras palavras, você reacende a conexão com o cliente, melhora o engajamento e, naturalmente, potencializa suas vendas. 

E, caso perceba que seus clientes estão distantes do seu negócio, continue lendo este artigo e aprenda como usar o inimigo comum em suas estratégias de marketing. 

O que é o gatilho mental do inimigo comum? 

O gatilho mental do inimigo comum é uma técnica de persuasão que cria uma conexão emocional com o cliente por meio de uma dor que ele possui em comum com o seu negócio.

Este inimigo pode assumir várias personalidades. Na prática, ele pode ser uma instituição, um indivíduo ou outros elementos que impedem o consumidor de atingir suas metas ou que prejudique a sua operação. 

Ao usar o gatilho mental do inimigo comum com o seu cliente, você melhora o engajamento, potencializa as vendas e acelera o processo de tomada de decisão do consumidor. 

“Me dá um exemplo?” Claro! 

Em uma campanha sobre privacidade de dados, o Itaú mostra que preservar as informações pessoais não é o suficiente. É preciso ir além. 

Isto é: conscientizar os clientes sobre as responsabilidade que as marcas têm sobre tais dados, afinal, eles mostram quem somos. 

Nesse cenário, o uso de dados de forma incorreta é um inimigo comum entre consumidores e organizações. 

Para disseminar essa idade e evidenciar que a instituição não utiliza dados ilicitamente, o Itaú trouxe para o mercado a campanha Privacidade. 

🎥Assista ao vídeo abaixo e confira: 

Outros exemplos de gatilho mental do inimigo comum

A Uber, por sua vez, escolheu a péssima qualidade do transporte público e o alto valor cobrado pelos táxis, como o inimigo comum dos clientes.  

Quem sofre ou sofria com esses obstáculos se conecta com a ideia e se une à marca, consumindo o seu serviço e, sobretudo, o defendendo. 

Além dela, vale a pena relembrar a campanha “Quem Ama Bloqueia”, lançada pela Oi por volta dos anos 2000. 

Naquele período, a marca fez uma crítica significativa às principais organizações de telefonia móvel do Brasil. 

Ou seja, a empresa compreendeu qual era a necessidade dos clientes e se pôs ao lado deles contra a prática de lançar celulares exclusivos para apenas uma operadora. 

Tal campanha foi um sucesso porque era a estratégia anterior impedia a migração dos usuários entre provedores distintos. 

🎥 Confira este vídeo e relembre a campanha: 

Como usar o gatilho mental do inimigo comum?

A aplicação do gatilho mental do inimigo comum envolve o desenvolvimento de três etapas: conhecimento da sua persona, a dor do cliente e o modo pelo qual sua marca pretende ajudar o consumidor nesta jornada. 

A seguir, você confere cada um deles. Acompanhe! 

1- Estude a sua persona 

Parece chavão, mas não há como fugir desse primeiro passo. Afinal, quando você conhece a sua persona é mais fácil entender como ela se comunica, quais são os seus hábitos, onde ela está e, principalmente, quais são os seus desafios. 

Qualquer campanha de vendas que seja desenvolvida com assertividade inicia nesta fase, logo, não seria diferente com este gatilho mental. 

2- Escolha um inimigo comum com o seu cliente 

Qual é o principal obstáculo deste cenário? 

De maneira geral, estes são os problemas que as empresas costumam enfrentar: 

Nota-se que é possível aplicar várias abordagens para oferecer a mesma solução? Você também deve usar a criatividade a seu favor quando falar sobre seus produtos e serviços. 

Para tal, é essencial que você tenha clareza sobre os problemas que a sua marca oferece. 

Suponha que você vende um produto de emagrecimento, contudo, as pessoas acreditam que têm dificuldade para atingir esse objetivo devido a genética. 

Então, ao escrever um anúncio para as redes sociais ou uma landing page, você pode trazer esse elemento na copy, construindo uma conexão incrível com a audiência. 

Captou a ideia?

3- Seja um aliado 

Um erro clássico é usar o gatilho mental do inimigo comum e não ajudar o seu consumidor a resolver esse problema.  

Tendo isso em mente, evite focar apenas em palavras poderosas e lembre-se de se apresentar um aliado com ações. 

Logo, mostre-se atuante e genuinamente preocupado em tornar a empresa do seu consumidor melhor e mais eficaz. Isso deve ser a premissa de qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Já sei o que é o gatilho mental do inimigo comum, e agora? 

Bom, agora que você já sabe mais sobre o gatilho mental do inimigo comum, implemente as orientações acima e potencialize seus resultados. 

E se você quer criar seu curso ou aprimorar o que já tem com ajuda de uma tecnologia para ensino à distância, experimente gratuitamente a EAD Plataforma e se beneficie de funcionalidades como:

  • aulas ao vivo com chat;
  • assinatura com recorrência;
  • gestão de alunos;
  • certificados;
  • múltiplos professores;
  • ferramenta para criar provas.

E se você quer receber dicas de como turbinar seu EAD, cadastre-se agora mesmo em nosso site!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy