Gatilho mental da dor e prazer: confira 2 técnicas poderosas!

Dominar a arte do gatilho mental da dor e prazer não é privilégio de poucos e, neste artigo, mostraremos exemplos e orientações que te ajudam a colocá-lo em prática no dia a dia. 

Este guia é indicado a todos os produtores de conteúdo que desejam aumentar o número de matrículas do seu curso e aplicar estratégias mais precisas.

Você se identifica com um dos casos acima? 

Então, continue conosco e aprenda como otimizar os resultados do seu negócio. 

O que é o gatilho mental da dor e prazer? 

O gatilho mental da dor e prazer é o alicerce de todos os gatilhos, pois ele atua como um estímulo para guiar as ações e decisões que seu cliente toma em relação ao seu produto ou serviço. 

Ao identificar as necessidades do seu consumidor, você consegue negociar com mais eficácia e fechar negócios mais rapidamente.  

Por exemplo, além de dizer que você vende um curso online, é importante falar que ele é indicado para quem deseja aumentar a renda ou conseguir uma promoção no trabalho. 

Ser detalhista a respeito das vantagens da sua solução é vital, pois trabalha o gatilho mental da dor e prazer com mais assertividade. 

No caso acima, a dor do cliente seria a falta de renda ou a dificuldade para crescer na carreira. E o prazer é justamente o contrário, isto é, concluir um curso que pode dar uma guinada em sua profissão. 

Dependendo da estratégia da sua campanha, você pode se concentrar mais nas dores que nos prazeres.

Não é coincidência que a frase “você está cansado de…” é bastante utilizada no marketing. 

Ela é um excelente estímulo para explorar as dores sentidas pela sua audiência. 

🎥 Quer saber mais? Assista: 

Exemplo de gatilho de vendas 

Este é um ótimo exemplo de gatilho mental da dor e prazer. Ao pensar nos possíveis desafios que os proprietários de imóveis enfrentam, a Quinto Andar listou as vantagens de anunciar na ferramenta, focando nas dores dos inquilinos. 

Fonte: Quinto Andar 

Por que existe ligação entre a dor e o prazer?

A conexão entre dor e prazer é intrínseca do ser humano, segundo este artigo da BBC

Para início de conversa, todo desconforto faz que o sistema nervoso central libere endorfinas – proteínas que atuam para impedir a angústia e que operam de maneira próxima a de drogas como a morfina, causando uma sensação de alegria.  

Tal dinâmica está presente continuamente na vida dos corredores. Isso porque, a atividade intensa libera ácido lático, subproduto da quebra das moléculas de glicose no organismo quando ocorre diminuição na disponibilidade de oxigênio. 

Então, o ácido perturba os receptores nervosos nos músculos, que emitem para o cérebro impulsos elétricos como “alerta” 

O que acontece posteriormente? 

Esses avisos são observados por nós sob a forma de uma sensação de queimadura nas pernas, o que geralmente faz o atleta diminuir o ritmo ou parar. 

Contudo, o desânimo é impedido quando o hipocampo, conhecido como centro de controle do sistema nervoso, começa a trabalhar. 

Essa região do cérebro, que é parecida com um cavalo-marinho, responde aos alertas de dor ao comandar a produção de nosso  “narcótico natural”, a endorfina.

As proteínas, por sua vez, conseguem se unir a receptores opioides no cérebro para bloquear a emissão de substâncias relacionadas a transmissão dos sinais de dor. 

Entretanto, as endorfinas não somente impedem a dor, mas também estimulam as áreas límbica e pré-frontal do cérebro – as mesmas acionadas pela paixão e pela música. 

🎥 Aliás, assista este vídeo e saiba o que diz a ciência sobre dor e prazer! 

Como usar o gatilho mental da dor e prazer? 2 dicas de ouro!

Uma vez que você já sabe o que é gatilho mental da dor e prazer, é hora de aplicar esta estratégia em sua campanha de vendas e marketing. Para isso, é preciso seguir as seguintes recomendações! 

1- Identifique quais são as necessidades do cliente

Ao procurar por um curso online, o cliente tem o objetivo de resolver um problema, seja aprender mais, buscar uma promoção ou iniciar um novo empreendimento. 

Para descobrir as necessidades dos seus potenciais alunos, você pode usar a metodologia do Spin Selling. Sua dinâmica é distribuída em 4 etapas sequenciais de perguntas:

Fonte: Leads2b

2- Faça o cliente descobrir seus principais desafios  

Em grande parte dos casos, o consumidor procura sua empresa sem ter a ideia exata do que está acontecendo. 

Isto é, ele sabe que tem um desafio, mas não sabe exatamente qual, a sua origem e o que poderia solucioná-lo. 

Como você já tem experiência no assunto, é seu papel apresentar soluções com confiança, expor o real problema para o cliente e mostrar que é possível resolvê-lo. 

Para isso, confira este infográfico da Agendor que ensina como montar uma proposta comercial incrível para o seu cliente: 

Fonte: Agendor

Tudo certo com o gatilho mental da dor e prazer?

Agora é com você! 

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre o gatilho mental da dor e prazer. 

E saiba que compartilhar essas técnicas de escrita para uma landing page pode facilitar (e muito) a conexão com sua audiência. 

Isso porque, com uma LP, você pode captar leads por meio de um formulário e potencializar as chances de conversão. 

E, acredite, criar essa página é muito mais fácil do que parece!

Conheça a EAD Plataforma 

Ao contratar uma tecnologia de hospedagem de cursos online, como a da EAD Plataforma, você consegue criar formulários, incluir imagens, editar os elementos com a cara da sua marca e, claro, publicar sua copy com gatilhos de vendas

A estrutura é muito simples de configurar e administrar – e, além da captação de leads, é possível vender os cursos diretamente pela plataforma.

Quer entender mais sobre esse assunto e ver o seu negócio render? Faça um teste gratuito por 7 dias e confira de perto!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy