como vender cursos para empresas

Como vender cursos para empresas? Veja 3 etapas estratégicas

Sabia que 55% das ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) são focadas nas lideranças? Mantenha esse número em mente e continue conosco para descobrir como vender cursos para empresas que querem melhorar seus resultados. 

A propósito, essa estatística faz parte da 15ª Pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil. Em 2021, a ABTD e a Integração Escola de Negócios estudaram os indicadores e as tendências que te ajudam a argumentar sobre a relevância do investimento em T&D.

Por isso, antes de falar das dicas de como vender cursos para empresas, vamos fazer uma breve pausa. Afinal, é importante assistir ao webinar que demonstra os principais resultados de um estudo que fará toda a diferença nos seus argumentos de venda. 

Como vender cursos para empresas com base na cultura data driven?

Em organizações públicas e privadas, a cultura data driven estimula a tomada de decisão  de forma estratégica. Para tal, os líderes se baseiam em dados que validam a assertividade de uma determinada escolha, assim como seu impacto nos resultados do negócio.

E, se você está se perguntando o motivo pelo qual citamos a cultura data driven nesse contexto, nós já vamos explicar. Hoje em dia, a transformação digital nas empresas passou de tendência para necessidade, não é mesmo?

Nessa mesma esteira, as novas tecnologias agilizam a coleta e análise dos dados estratégicos. E esses mesmos dados servem para muitos propósitos, sobre os quais falaremos a seguir. 

À medida que acontece o desenvolvimento organizacional, aproveite a oportunidade para vender seu serviço. Isso porque muitas companhias precisam de apoio para viabilizar ações formativas, inclusive para estar em conformidade com as leis, em termos de compliance

Pensando nisso, falaremos das três etapas-chave para quem quer descobrir como vender cursos para empresas. E, para adiantar, anote aí: é fundamental se planejar, apresentar uma proposta de valor e fazer o follow-up. 

Planejamento: a 1ª etapa de como vender cursos para empresas

Selecionamos três questões relacionadas à etapa de planejamento, que é a preparação da venda. Mas fique à vontade para adicionar outros pontos que julgar relevantes para concluir a negociação com êxito, ok?

1. Defina o posicionamento da escola

Primeiramente, fica a questão: como a sua escola pode contribuir para as ações formativas das empresas? Em outras palavras, quais são os diferenciais que agilizam as suas políticas de treinamento e desenvolvimento

A Nith, por exemplo, visa treinar colaboradores das seguintes áreas: fiscal, contábil, trabalhista e previdenciária. E eles têm um treinamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da Gestão de Pessoas (Departamento Pessoal e Recursos Humanos). 

2. Faça uma pesquisa focada no prospect 

Seguindo a linha do item anterior, é preciso entender para quem você está vendendo, antes de tentar vender. Para exemplificar, vale a pena considerar o case Perbras, que atua na cadeia produtiva de petróleo. 

Os funcionários ficam embarcados nas plataformas em alto mar, o que torna o treinamento presencial complicado. No caso, a solução foi adotar a educação a distância (EAD) para corresponder às escalas de trabalho com mais agilidade e conveniência.

3. Invista em uma plataforma de ensino a distância (EAD)

Contar com a plataforma LMS (Learning Management System) será um diferencial competitivo. No fim das contas, a companhia terá acesso a diversas funcionalidades para customizar as ações formativas, conforme os objetivos e os perfis dos funcionários.

Por falar nisso, confira algumas funcionalidades da EAD Plataforma, a fim de otimizar o uso de recursos:

  • geração de relatórios estratégicos com o desempenho das turmas;
  • biblioteca virtual para centralizar os conteúdos de todos os cursos;
  • integração via API com outros sistemas já utilizados pela companhia;
  • certificado de segurança, para estar em conformidade com a LGPD;
  • otimização para dispositivos móveis, com acesso disponível 24 horas.

Para complementar, assista ao vídeo que demonstra as outras vantagens da plataforma corporativa: 

Proposta: a 2ª etapa de como vender cursos para empresas

Depois do planejamento, a segunda etapa de como vender cursos para empresas consiste na proposta. Ou seja, como agregar valor ao que você tem a oferecer? Para te ajudar nisso, selecionamos dois pontos-chave. 

1. Elabore uma solução tailor-made

Com a plataforma LMS, será mais fácil criar soluções personalizadas para as demandas de cada empresa. Mas, antes disso, será importante conversar com alguém sobre os gaps que precisam ser preenchidos no treinamento corporativo. 

Digamos que uma companhia percebeu que é necessário equilibrar as soft skills e hards skills do time. Nesse cenário, a gamificação é uma boa pedida para trabalhar inúmeras questões: trabalho em equipe, competitividade, ética e assim por diante.  

2. Capriche na apresentação da proposta

Após o planejamento e a elaboração da proposta personalizada, é hora de apresentar o que você tem em mente. Nesse momento, lembre-se dos seguintes pontos:

  • crie uma proposta realmente atrativa, tanto na forma, quanto no conteúdo;
  • especifique o escopo desse projeto, junto aos indicadores de resultados;
  • inclua dados estatísticos e depoimentos que validam a sua metodologia;
  • escolha o momento adequado para dialogar com o tomador de decisão;
  • por fim, evidencie os diferenciais e o custo-benefício do seu serviço.

Follow-up: a 3ª etapa de como vender cursos para empresas

O suporte no pós-venda é um fator que enriquece a prestação de serviços, com ênfase no customer success. Isto é, você não vai focar os esforços apenas na captação de clientes, mas também na fidelização. 

1. Acompanhe os indicadores de resultados

Antes e depois de fechar a venda, fique à disposição para orientar o cliente sobre a análise de dados. Por exemplo, digamos que um líder busque informações sobre o desempenho da equipe para verificar uma promoção em potencial. 

Nesse caso, a plataforma LMS traz relatórios que contribuem para a decisão, levando em conta alguns indicadores, como:

  • aproveitamento individual durante os cursos;
  • assiduidade no decorrer das atividades propostas;
  • avaliação de reação na formação de team building.

2. Revisite o planejamento para verificar as melhorias

Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Portanto, é ideal que seu follow-up já tenha uma previsão de quando (e como) os resultados serão analisados. Junto com os representantes da companhia, será possível refinar a estratégia para alçar voos mais altos.

E, falando em voar mais alto, que tal agendar uma demonstração personalizada da EAD Plataforma? Assim, você vai descobrir como vender cursos para empresas e, ao mesmo tempo, agregar valor ao seu serviço. Vamos conversar? 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy