mailing

O que é mailing list? Entenda para que serve e confira 7 dicas de como criar um

O mailing list é um elemento muito importante para uma boa estratégia de e-mail marketing. As empresas que sabem como criar mailing de clientes e fazer um bom uso dessa ferramenta podem gerar novas oportunidades de negócio e conseguir fechar mais vendas.

Para você ter uma ideia, 99% dos consumidores conferem todos os dias suas caixas de entrada. Além disso, o e-mail é o canal preferido de 72% dos consumidores para se comunicarem com as empresas.

E mais: o e-mail é considerado 40 vezes mais eficaz do que as redes sociais quando o assunto é converter novos clientes.

Veja, neste gráfico, que o Retorno sobre o Investimento (ROI) costuma ser maior em campanhas de e-mail marketing do que em outras ações de divulgação da empresas:

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre mailing: o que é, para que serve, como pode ajudar seu negócio e como criar uma lista de e-mails de potenciais clientes em sete passos:

  1. Conheça bem o público-alvo da sua empresa;
  2. Produza conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  3. Crie boas landing pages;
  4. Utilize as redes sociais como ferramentas para conseguir o contato de potenciais clientes;
  5. Crie banners no seu site oferecendo descontos;
  6. Faça a segmentação dos seus contatos;
  7. Invista em um software especializado.

Mailing: o que é?

Mailing list – “lista de correios”, em tradução literal – se refere a uma base de dados cadastrais de clientes e prospects.

Trata-se de uma lista com informações como nome, telefone, data de nascimento, profissão, cargo, localização e, claro, o endereço de e-mail.

Ou seja, podemos definir o que é mailing list como uma agenda de contatos que a empresa mantém de seus clientes e também daqueles que ela acredita ter potencial para tornarem clientes e que, por isso, se tornam alvo das ações de marketing e vendas.

Para que você entenda melhor o significado de mailing list, trouxemos este vídeo da Leadlovers:

Leia também: Entenda como fazer email marketing com um passo a passo completo

Para que serve o mailing de clientes?

O mailing é uma ferramenta normalmente utilizada em estratégias de e-mail marketing. A empresa cria uma lista com o e-mail de clientes e potenciais clientes e realiza disparos de mensagens com conteúdos relevantes, promoções, comunicados importantes, etc.

O mailing de clientes serve para que a empresa consiga estabelecer um contato direto com clientes, prospects e leads.

A partir dessa ferramenta, a empresa consegue direcionar melhor suas estratégias de relacionamento para um público mais qualificado, com maiores chances de serem impactados por tais estratégias.

Leia mais: Como fazer a melhor copy para email marketing? 5 dicas para não errar!

Quais as vantagens de contar com um mailing list?

As empresas que contam com um sólido mailing de clientes são capazes de obter resultados mais satisfatórios nas suas estratégias de e-mail marketing e de relacionamento.

O mailing list favorece a construção de uma relação mais próxima e de longo prazo com os clientes.

Do ponto de vista das vendas, o bom uso do mailing é fundamental para que se consiga converter mais clientes. É possível direcionar com mais assertividade os conteúdos de nutrição de leads para que eles possam avançar no funil de vendas em direção à decisão de compra.

O mailing list é também um grande aliado para promover as soluções da sua empresa, divulgar o lançamento de novos produtos e também recuperar clientes inativos, os quais não realizaram nenhuma nova compra recentemente nem interagiram com a marca há bastante tempo.

7 dicas de como criar mailing list de clientes

Bom, agora que você já sabe o que é, para que serve e quais as vantagens do mailing, que tal descobrir como criar mailing list para o seu modelo de negócio?

Separamos aqui 7 dicas valiosas que vão te ajudar nessa tarefa:

1 – Conheça bem o público-alvo da sua empresa

Para construir um bom mailing, a primeira coisa a se fazer é conhecer e entender qual é o perfil do público-alvo da sua empresa.

Conhecer para quem o seu modelo de negócio se direciona é indispensável para a elaboração do mailing list. Dessa forma, evita-se capturar informações de contato de pessoas que não possuem potencial para serem clientes da empresa e que não se interessam pelas soluções que você oferece.

2 – Produza conteúdos relevantes para o seu público-alvo

Outra dica importante de como criar mailing list é a partir da criação de conteúdos relevantes para o público com o qual você quer se relacionar.

Por meio de um blog, por exemplo, você pode produzir e publicar artigos que ajudem potenciais clientes a entenderem melhor os problemas que eles enfrentam e o que é possível fazer para solucioná-los.

Assim, você pode oferecer conteúdos mais ricos e específicos em troca do endereço de e-mail e de outras informações para contato. Ou seja, você condiciona o acesso a um e-book, por exemplo, ao preenchimento de um formulário simples com algumas informações sobre o visitante – que passará a se tornar um lead após essa “troca”.

Mas, para que os seus sejam encontrados por clientes em potencial, você deve fazer o uso de técnicas de SEO – Search Engine Optimization.

O objetivo dessas técnicas, como uso de palavras-chave e link building – é fazer com que seus artigos apareçam entre os primeiros resultados dos motores de busca sempre que um usuário pesquisar por assuntos relacionados a algum conteúdo do seu blog.

Este post pode ajudar você: Funil de conteúdo: o que postar em cada fase?

3 – Crie boas landing pages

As landing pages são páginas que têm a função de converter seus visitantes em leads e fazer com que o endereço de e-mail deles e outras informações de contato passem a integrar a sua mailing list.

É por meio de uma landing page que você apresenta uma oferta de conteúdo (que citamos na dica anterior) em troca de alguns dados cadastrais.

Para aumentar as chances de o visitante aceitar fazer essa troca, é necessário que a sua landing page seja clara ao explicar do que se trata a oferta. O visitante precisa enxergar valor no material oferecido.

Além disso, não deixe de otimizar as landing pages com as técnicas de SEO.

Veja mais: Criador de landing pages: confira as 4 melhores ferramentas sem programação!

4 – Utilize as redes sociais como ferramentas para conseguir o contato de potenciais clientes

As redes sociais também são ferramentas que podem te ajudar a criar uma boa mailing list.

Assim como no blog, você também pode oferecer conteúdos relevantes para os seus seguidores – respeitando, claro, as particularidades de cada rede social.

No Instagram, por exemplo, você pode produzir conteúdos em vídeos curtos (Reels) ou longos (IGTV), criar carrossel de imagens dando algumas dicas sobre um tema relacionado ao seu negócio, fazer enquetes nos stories ou disponibilizar caixas de perguntas para esclarecer dúvidas rápidas e interagir com sua audiência, realizar lives, entre outros formatos de conteúdos.

A captação das informações de contato dos seus seguidores para construção de um mailing pode ser feita com a inserção do link da sua landing page nos stories ou na bio do seu perfil no Instagram.

Se o seu produto que você vende é um curso online sobre como investir no mercado de ações, você pode criar um conteúdo rápido com algumas dicas e convidar o seguidor a conferir um e-book mais aprofundado clicando no link que você disponibilizou na sua bio.

Ele será direcionado para a sua landing page e fornecerá os dados que você precisa para colocá-lo na sua mailing list.

Veja também este vídeo, com dicas de como potencializar redes sociais e outras mídias: 

5 – Crie banners no seu site oferecendo descontos

Além dos conteúdos, você também pode oferecer cupons de descontos para os visitantes do seu site. Essa é uma estratégia bastante eficaz para incentivar potenciais clientes a fornecerem o endereço de e-mail e outras informações de contato.

Quem trabalha com e-commerce, software as a service (SaaS) ou com a venda de infoprodutos tende a se beneficiar bastante dessa estratégia para aumentar o mailing list.

6 – Faça a segmentação dos seus contatos

Um bom mailing precisa contar com a segmentação dos contatos. Separe seus clientes e prospects de acordo com alguns critérios relevantes para sua estratégia de marketing e vendas.

Então, por exemplo, você pode segmentar os contatos que você conseguiu captar de acordo com faixa etária, localização geográfica, interesses específicos, entre outros critérios.

Dessa forma, você consegue organizar melhor sua lista de contatos e direcionar suas estratégias com mais assertividade, impactando as pessoas certas com mensagens mais adequadas e no momento ideal.

7 – Invista em um software especializado

Atualmente, existem vários softwares de automação de marketing que podem te ajudar na construção do seu mailing.

Com uma solução especializada, é possível automatizar a coleta e segmentação das informações de contato dos seus clientes e potenciais clientes, além do disparo de mensagens personalizadas para cada integrante da lista.

Investir nesse tipo de software vai te ajudar a melhorar sua produtividade e a se concentrar em tarefas de maior valor para o seu negócio.

Dica: Escolha sua ferramenta de email marketing gratuita: 5 opções com prós e contras

DICAS BÔNUS: O que NÃO fazer na hora de montar uma lista mailing de clientes?

Até agora você conferiu dicas de boas práticas que você deve implementar para construir um sólido mailing de clientes e arrasar nas suas estratégias de marketing, relacionamento e vendas.

Porém, vale a pena também apontarmos o que você não deve fazer durante a elaboração da sua lista mailing. Tratam-se de erros muito comuns e que podem comprometer seriamente o desempenho das suas estratégias de comunicação e a reputação do seu negócio.

1 – Não compre mailing pronto

Engana-se quem pensa que está fazendo um bom negócio comprando listas de mailing já prontas. Por mais segmentadas que forem essas listas, pode ser que os contatos presentes nelas nem tenham ouvido falar da sua empresa e tampouco se interessam pelo que você tem a oferecer.

Além disso, é bem provável que essa mesma lista tenha sido vendida para outras empresas, o que tende a fazer com que seus e-mails sejam sinalizados como spam.

2 – Não dificulte o cancelamento da inscrição

Pode ser que o lead não tenha mais interesse em receber seus e-mails, pois não gostou dos seus conteúdos ou simplesmente não está afim de se relacionar com sua empresa.

Para casos assim, não dificulte o cancelamento da inscrição. O lead deve ser capaz de, em poucos cliques, solicitar que o e-mail dele seja retirado da sua lista e que nenhuma outra mensagem seja enviada.

Dificultar essa ação pode pegar mal para a imagem da sua marca.

E então, o que você achou desse nosso guia sobre como criar mailing de clientes?

Construir uma sólida e qualificada base de contatos, composta por pessoas com verdadeiro potencial de se interessarem por suas soluções e se tornarem clientes, pode fazer toda a diferença nos resultados e no desenvolvimento da sua empresa.

Siga todas as dicas que citamos aqui, incluindo as dicas bônus, e crie um mailing poderoso para que as suas estratégias de marketing e vendas sejam cada vez mais certeiras bem sucedidas.

E se você trabalha com ativos digitais, como cursos e treinamentos online, é importante que além de contactar seus potenciais clientes, você também ofereça um serviço de qualidade, por meio de uma plataforma de aprendizado completa, com recursos como estes:

  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de aluno;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções.

Conheça a EAD Plataforma, faça um teste grátis para ver na prática como funcionam todos esses recursos e marque também uma apresentação.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy