ferramenta de email marketing gratuita como fazer email marketing

Entenda como fazer email marketing com um passo a passo completo

Muitos ainda podem se questionar se investir em comunicação via e-mail continua sendo uma prática eficiente nos dias de hoje. E a resposta para essa pergunta é sim! Aprender como fazer email marketing continua sendo um requisito importante para o sucesso de uma campanha digital.

Não é porque canais como as redes sociais e as pesquisas no Google estão mais em voga que essa tradicional estratégia perdeu seu valor. 

Muito pelo contrário: quando utilizada de forma integrada com outros canais, ela pode ser uma ótima opção para um contato mais intimista e assertivo com prospects e leads.

Para se ter uma ideia, o ROI (retorno sobre investimento) do email marketing gera uma receita com média de U$42 sobre cada dólar investido, o que representa uma enorme porcentagem de 4200%, segundo o Hubspot.

Outro dado interessante é a forte popularidade e adesão dessa estratégia em empresas menores. Ainda segundo o Hubspot, 64% dos pequenos negócios investem em email marketing para entrar em contato com seus clientes.

Portanto, não adianta brigar com os dados e continuar ignorando a utilização do nosso querido correio eletrônico em suas estratégias digitais, não é verdade?

Pensando nisso, preparamos esse guia completo com todo o passo a passo de como fazer e-mail marketing de forma eficiente. Você verá, ao final do texto, como a receita comercial e o customer success só tendem a ganhar com essa ação.

Boa leitura! 

Como fazer email marketing? Confira 5 passos!

1. Faça uma lista de endereços de emails

O primeiro passo desse planejamento é definir os recursos utilizados para fazer a captação de leads para entrarem na sua rota de email marketing. 

Nesse sentido, vale salientar que, apesar de infelizmente ainda existirem casos, não é recomendado comprar listas de e-mails já prontas para bombardear pessoas aleatoriamente com mensagens que elas não pediram.

Além de ser uma tática invasiva, pois o e-mail é um espaço pessoal e ninguém gosta de receber publicidade indiscriminadamente, essa medida não é eficiente para a empresa. Afinal, como não houve um processo minucioso de bem elaborado de qualificação de leads, raríssimas mensagens vão gerar conversão. 

Em tempos de transformação digital, por outro lado, existem recursos bem mais éticos e assertivos a serem utilizados, como:

  • landing pages para qualificação de leads, como o formulário para download de um ebook ou participação de um webinar;
  • pop-ups em conteúdos contextualizados, como em artigos de blogs ou páginas de produtos/serviços;
  • cadastro consentido na plataforma virtual da empresa, seja em site ou app.

Esse procedimento é extremamente eficiente porque está integrado com a jornada do cliente. 

Dessa forma, caso o cliente consentiu em repassar seu e-mail para recebimento de promoções para aprofundar seu conhecimento sobre a solução, ele automaticamente já avançou etapas do funil de vendas e está mais apto para a conversão.

Uma construção de lista de emails assertiva e direcionada, portanto, é o melhor caminho de como fazer email marketing com um maior nível de acertos e retornos

2. Invista em uma comunicação mais pessoal

Um fundamento importante para o branding das marcas hoje em dia é portar-se de maneira pessoal e afetiva com seus consumidores. 

Se por acaso seu público alvo é composto em maioria por jovens, por exemplo, vale a pena apostar em uma linguagem mais leve e às vezes até com informalidade que transmita confiança.

Afinal, um bom copy de email marketing é fundamental para alinhar as expectativas do cliente com a marca, pois ele vai entender a partir disso que ela o conhece, entende suas necessidades e pode solucionar seus problemas.

A linguagem, na verdade, deve estar integrada e semelhante a de outros canais de comunicação utilizados, como nas redes sociais e atendimento presencial ou por telefone, por exemplo.

Dessa forma, a organização cria uma identidade própria e reconhecível pelo público, que é muito importante para a comunicação empresarial e reputação da marca.

Outro ponto importante é sob qual nome a marca pretende dialogar com seu público por meio do e-mail marketing. Para tornar a interação mais pessoal, não seria interessante surgir na caixa de entrada do consumidor com o nome “contato@nomedamarca.com”.

Pensando nisso, muitas empresas utilizam tanto o nome próprio da marca, assim como o nome do dono ou de alguma figura pública que represente a empresa perante o público.

Geralmente, quando há uma pessoa que interage com o público em vídeos de redes sociais ou em conteúdos diversos, ela pode ser também uma opção para travar contato via e-mail marketing de forma mais pessoal.

>>> Quer aprender como encantar seus clientes? Veja mais com esse vídeo exclusivo da EAD Plataforma:

3. Segmente as mensagens de acordo com o funil de vendas

O funil de vendas é um ótimo recursos para segmentar seus consumidores de acordo com o estágio em que ele se encontra na jornada de compra. 

Com essa divisão, consumidores que se encontram ainda estágios iniciais do topo/meio de funil não devem receber as mesmas interações de quem está no fundo do funil ou até mesmo já é cliente e está em fase de pós-venda.

Sendo assim, fica muito mais fácil aprender como fazer email marketing dessa forma. Afinal, as mensagens serão bem melhor direcionadas de acordo com o perfil do consumidor. 

Dessa forma, ele se sentirá melhor contemplado pela comunicação, o que aumentará drasticamente o índice de acertos. 

Nesse sentido, o e-mail marketing é uma ótima solução para estratégias de pós-venda. Pois o histórico de compras já forneceu insumos para a equipe comercial conhecer melhor o perfil de consumo do cliente e, assim,  usar técnicas de vendas para fazer ofertas complementares por meio de upselling e cross-selling.

Lembre-se: o sucesso do cliente é o caminho para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital nos dias de hoje. 

>>> Aprenda mais sobre sucesso do cliente (customer success) com a EAD Plataforma:

Com tanta concorrência e empresas oferecendo os mesmos produtos/serviços, a flexibilidade de atendimento, a fluidez da jornada de compra e interações assertivas, personalizadas e que dialoguem com suas reais necessidades são preponderantes!

Nesse contexto, o mapeamento do funil de vendas e a segmentação de leads e clientes é fundamental para enviar e-mails que vão de encontro com aquilo que os clientes esperam.

4. Defina uma boa ferramenta de disparos

Se você reparou bem, até aqui falamos de algumas dicas de email marketing para ser mais assertivo com as interação e saber encantar os clientes. Mas agora vamos falar de um instrumento material imprescindível para uma estratégia ampla e eficiente.

Estamos falando do investimento em ferramentas de email marketing, ou ESP (Email Service Provider). É por meio delas que é possível automatizar processos, facilitar envios e otimizar a gestão de tarefas.

Com o auxílio de uma plataforma eficiente e completa, o time de marketing pode:

  • fazer disparos em massa;
  • segmentar seu público em categorias;
  • programar o agendamento das mensagens;
  • e criar respostas automáticas para procedimentos específicos.

Há disponíveis tanto soluções mais e simples e gratuitas, quanto ferramentas pagas, porém mais completas e que entregam um melhor desempenho. 

Dentre as ferramentas gratuitas, uma das opções mais populares é a Mailchimp; no segundo, tem a RD Station, que oferece recursos completos de segmentação e nutrição de leads extremamente bem estruturados. 

>>> Quer entender melhor o que são leads e como eles são qualificados? Confira o conteúdo especial da EAD Plataforma:

5. Monitore resultados e faça reajustes

Por fim, chegamos ao último ponto do nosso passo a passo completo sobre como fazer email marketing. E como não poderia ser diferente em relação a qualquer estratégia empresarial, não importando segmento, essa última etapa é o monitoramento de resultados.

O ambiente digital oferece uma grande variedade de métricas e indicadores para que o gestor possa avaliar o sucesso da estratégia de e-mail marketing, desde contagem de clicks até taxas de conversão.

Por meio desses indicadores, inclusive, é possível realizar testes com segmentações específicas para interpretar os níveis de sucesso em cada procedimento. 

Ou, por exemplo, um direcionamento que vinha dando certo até então, pode não mais entregar os mesmos resultados e um novo reajuste precisa ser feito.

O fato é que o mundo digital trouxe muita volatilidade de tendências e dinâmicas de mercado. Nesse sentido, a companhia que não investir na mensuração frequente de performance e resultados, pode acabar ficando para trás.

Aprender como fazer email marketing é crucial para vendas

Como conclusão aos nossos conteúdos, vimos que aprender como fazer email marketing ainda pode render resultados extremamente positivos para os negócios que buscam se fortalecer na internet.

O surgimento de novos canais protagonistas, como as redes sociais, não esmoreceu em nada a eficácia do correio eletrônico para fisgar novas conversões. 

Na verdade, ambos os canais podem ser simultaneamente protagonistas e, agindo de forma integrada, potencializar a presença de qualquer marca no digital.

Gostou do conteúdo? Tiramos todas as suas dúvidas sobre como fazer email marketing de forma eficiente e assertiva? 

Esperamos que sim! Nós da EAD Plataforma somos apaixonados pela educação e nossa missão é contribuir para o conhecimento de empreendedores digitais que querem fortalecer seu negócio nas redes.

Para mais conteúdos enriquecedores que nem esse, fique de olho nas publicações do nosso blog. 

Por exemplo, temos um texto em que elencamos 15 ferramentas de marketing digital grátis. Confira!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy