Como colocar legenda no Instagram: aprenda a legendar Stories, Reels e IGTV!

Se você já é ou pretende ser um criador de conteúdo digital, precisa conhecer as diversas técnicas que facilitam o engajamento e o alcance das suas criações. E uma delas é justamente saber como colocar legenda no Instagram. 

O Instagram é uma rede social de muita visibilidade e que permite grande proximidade com os seguidores. E se você quer ganhar dinheiro com ele, isso pode ser benéfico para você.

Só para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da eMarketer, em 2020 o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo! 

Mas não é só isso. De acordo com uma pesquisa da Nielsen de 2022, existem 10,5 milhões de influenciadores que usam o Instagram no Brasil.

Ou seja, com o crescimento de pessoas trabalhando diretamente com o Instagram, a concorrência pela atenção dos usuários é grande e a melhor saída é entregar um conteúdo de qualidade e abusar dessas estratégias.

É por isso que neste artigo você vai aprender tudo sobre como colocar legenda no Instagram nos diversos formatos da ferramenta: stories, reels e IGTV!

Mas antes de entrarmos nesses detalhes, você realmente sabe por que é importante saber como colocar legenda em vídeo do Instagram? É sobre isso que vamos falar a seguir!

Preparado(a)? Então boa leitura!

Como colocar legenda no Instagram: por que é importante saber?

Você já se perguntou por que é tão interessante assim para um criador de conteúdo incluir legendas nos vídeos do Instagram? Nós te explicamos! 

Esse pequeno ato é muito importante hoje em dia por 2 motivos. Confira abaixo quais são eles.

1- Inclusão e acessibilidade 

O primeiro deles é para que o seu perfil seja mais inclusivo, afinal, você pode ter seguidores portadores de alguma deficiência auditiva. Nesse caso, a legenda faz toda a diferença para esses seguidores, caso contrário eles não conseguirão acompanhar você e consumir o seu conteúdo em formato de vídeo.

Quando você oferece as legendas, pessoas que são portadoras de deficiência auditiva e conseguem consumir o seu conteúdo se sentem acolhidas e isso é muito benéfico para criar uma relação positiva com os seus seguidores.

2- Consumo de qualquer lugar

O outro motivo interessante para apostar nas legendas no Instagram é que esse simples recurso pode ser essencial para o aumento do engajamento dos seus seguidores

Imagine, por exemplo, que você está em um local onde há muito barulho e você não consegue escutar muito bem o som que sai do seu celular. Ou ainda, um local onde o barulho não seja bem-vindo.

Em ambos os casos, ainda é possível consumir um conteúdo em vídeo se ele tiver legendas. E quando o seu conteúdo é mais fácil de ser consumido, o número de engajamento aumenta, não é mesmo?

Afinal, as pessoas consomem conteúdo a todo momento. Se alguns dos seus seguidores forem assistir a um vídeo seu em algum desses lugares e se depararem com um vídeo sem legendas, o mais esperado é que pulem ele para assistir outro conteúdo de outras pessoas. 

Como pode ter visto, se você ainda não aprendeu como colocar legenda no Instagram, já passou da hora de adquirir esse conhecimento! Conheça agora as diferentes formas de legendar o seu vídeo.

Como colocar legenda em vídeo do Instagram?

Existem diversas maneiras de aprender como colocar legenda no Instagram e nesse artigo nós vamos te ensinar algumas.

Se você for apenas um usuário que quer receber os vídeos que consome com legendas, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá ao seu perfil e clique nos três tracinhos no canto superior direito;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Depois clique em “Conta”;
  4. Clique em “Legendas”;
  5. Por fim, acione as legendas automáticas. Também é possível escolher o idioma das legendas.

Agora, se você é um criador de conteúdo e quer gerar legendas automáticas para as suas publicações, siga com a leitura!

Como legendar stories do Instagram?

Os stories são as fotos e vídeos que ficam na parte de cima da página principal do aplicativo. Essas postagens duram apenas 24 horas, ou seja, é uma forma fácil e rápida de compartilhar conteúdo.

Agora para aprender como legendar stories do Instagram, siga o passo a passo abaixo. 

Tanto nesse caso quanto no caso do reels você precisará utilizar um aplicativo: o CapCut. Ele é gratuito e disponível tanto para Android quanto para iOS.

  1. Grave os seus stories no próprio Instagram;
  2. Salve os vídeos (canto superior direito);
  3. Abra o CapCut;
  4. Clique em “Novo projeto”;
  5. Selecione os vídeos salvos;
  6. Clique em “Texto”;
  7. Depois clique em “Legendas automáticas” e em “Continuar”;
  8. Clique no canto superior direito para exportar o vídeo;
  9. Por fim, clique no símbolo do “Instagram” e depois em “Story”.

Como colocar legenda no reels do Instagram?

Os reels são vídeos curtos gravados na vertical que contam com adicionais como músicas e textos. São ótimos para alcançar novos seguidores pois são facilmente compartilháveis e fáceis de viralizar. 

Incluir legendas no reels é semelhante aos stories. Para aprender como colocar legenda no reels do Instagram basta seguir o passo a passo.

  1. Grave o seu reels no próprio Instagram;
  2. Salve o vídeo;
  3. Abra o CapCut;
  4. Clique em “Novo projeto”;
  5. Selecione os vídeos salvos;
  6. Clique em “Texto”;
  7. Depois clique em “Legendas automáticas” e em “Continuar”;
  8. Clique no canto superior direito para exportar o vídeo e salve na galeria do seu celular;
  9. Por fim, entre no Instagram, na parte dos reels, e publique o vídeo salvo na galeria.

Aprendeu como colocar legenda no Instagram? 

Como você pode ver, saber como colocar legenda no Instagram pode fazer a diferença na entrega e engajamento do seu produto. Além disso, melhora o relacionamento com seus seguidores e acolhe aqueles que são portadores de alguma deficiência auditiva. 

E se tiver mais algumas dúvidas sobre produção de conteúdo, por que não dá uma olhada aqui no nosso blog? Pode ser que haja mais respostas para outras dúvidas por aqui!

Afinal, nós da EAD Plataforma estamos aqui para ajudar você a alavancar o seu negócio digital!

Neste artigo você aprendeu como colocar legenda no Instagram: stories, reels e IGTV!

Conheça também outros artigos que possam te interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy