Hashtag para Instagram

Hashtag para Instagram: o que é, importância, como, quando e quais hashtags usar para vender no Instagram

Quando entramos em uma biblioteca, a gente percebe que as obras são separadas por temas e assuntos específicos, certo?

Tem uma seção de Ficção, outra de Auto-ajuda, Romance, Biografia, Literatura Brasileira, Poesia, Humor, Revistas e por aí vai.

O objetivo dessa segmentação é organizar todos os livros e outros conteúdos hospedados na biblioteca, tornando mais fácil para o visitante encontrar a obra que mais lhe interessa.

Bom, mas o que isso tem a ver com hashtag para Instagram? A resposta é: tudo.

Assim como em uma biblioteca física, as hashtags funcionam como etiquetas para segmentar os diferentes assuntos que são publicados nessa rede social.

Dessa forma, ao clicar em uma hashtag específica, o usuário poderá visualizar todas as publicações públicas que outros usuários fizeram sobre o tema da hashtag.

Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar sua marca e atrair potenciais clientes que estão navegando por hashtags relacionadas aos seus produtos.

Para que você possa entender mais sobre isso, elaboramos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre hashtag para Instagram.

Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir o que é, como, quando e quais hashtags usar no Instagram.

Continue a leitura e confira também uma lista com as melhores hashtags para vender no Instagram, incluindo sugestões para divulgar e vender infoprodutos.

Leia também: Como usar o Instagram para dar aulas? Use a popularidade da rede para multiplicar conhecimento!

O que é hashtag para Instagram?

A hashtag é um recurso presente nas redes sociais e que serve para categorizar os assuntos que estão sendo abordados nas publicações dos usuários e facilitar a busca por conteúdos.

A primeira rede social a adotar o uso de hashtags foi o Twitter em 2009. De lá para cá, praticamente todas as redes sociais da atualidade permitem que os usuários usem essas “etiquetas clicáveis” para segmentar os posts, principalmente o Instagram.

Com a hashtag para Instagram, é possível encontrar em uma única seção todas as publicações – as mais recentes e as mais relevantes – que utilizaram determinada hashtag.

Ou seja, quando você clica em uma hashtag, você é direcionado para um feed com todas as publicações “tagueadas” com essa hashtag.

A intenção primordial da hashtag para Instagram e para qualquer outra rede social é organizar os conteúdos que tratam sobre um mesmo assunto e contextualizar as publicações, além de facilitar a busca.

Leia mais: Dicas para Instagram comercial: veja como ser estratégico na rede social

Qual a importância de usar hashtag para Instagram?

Se você criou uma página para a sua empresa no Instagram e não costuma utilizar hashtags na legenda das publicações no feed e nos stories, saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de aumentar o alcance do seu perfil e atrair mais seguidores.

A hashtag é um recurso importante porque favorece o engajamento da sua audiência e faz com que as fotos e vídeos que você posta no Instagram cheguem a mais pessoas que se interessam pelo tema da hashtag que você utiliza.

Ao utilizar as hashtags adequadas em suas publicações, é praticamente certo de que você receberá mais curtidas e outras interações dos usuários.

Ou seja, o uso das hashtags para Instagram é importante para que os seus conteúdos cheguem a uma audiência qualificada, o que pode significar a geração de novas oportunidades de vendas.

Veja também: Como organizar feed de Instagram comercial: 4 dicas para atrair clientes pelo visua

11 dicas de como usar hashtag no Instagram corretamente

A hashtag para Instagram é um recurso que, além de organizar os conteúdos na plataforma, favorece a aproximação entre o criador de conteúdo e o seu público.

O segredo de como usar hashtag no Instagram de forma correta é escolher palavras-chave que façam sentido para o conteúdo a ser publicado e que, ao mesmo tempo, sejam termos que estão em alta nas buscas.

Para te ajudar na utilização correta e eficaz de hashtags para Instagram, separamos aqui 11 dicas essenciais.

1 – Torne o seu perfil público

Pouco adianta fazer o uso de hashtag para vendas no Instagram se a sua conta for privada.

Quando isso acontece, somente as pessoas que já seguem o seu perfil poderão encontrar seus posts pelas hashtags. Logo, se o objetivo é chegar a mais pessoas e atrair mais seguidores e potenciais clientes, é necessário que você torne o seu perfil público.

2 – Pesquise as hashtags que estão em alta

Para que as suas publicações tenham um bom engajamento e alcance mais pessoas, é interessante utilizar hashtags que estão em alta no momento.

Você pode pesquisar no próprio Instagram as tags que estão gerando mais conversas.

Porém, lembre-se de manter hashtags alinhadas ao tema de cada conteúdo que você for publicar. Hashtags deslocadas do contexto da publicação prejudicam o seu engajamento.

3 – Escolha palavras fáceis de ler

Ao compor as hashtags dos seus posts, procure dar preferência para aquelas que possuem palavras fáceis de ler, facilitando a compreensão e também a memorização do seu público.

Priorize também as palavras-chave mais curtas, evitando criar hashtags muito longas.

4 – Não exagere na quantidade de hashtags

De fato, quanto mais hashtags você utilizar nos seus posts do Instagram, maior tende a ser o alcance das publicações e o engajamento.

Porém, o uso exagerado de hashtags em uma mesma publicação pode gerar o efeito contrário.

No Instagram, são permitidas até 30 hashtags por post. Mas isso não significa que você deve colocar 30 hashtags a cada nova publicação.

O ideal é que você insira entre 8 e 10 hashtags na legenda das suas fotos e vídeos.

5 – Não use uma hashtag por palavra

Esse é um erro gravíssimo e bastante óbvio, mas que muitas páginas insistem em cometer.

Em hipótese alguma você deve #criar #uma #hashtag #para #cada #palavra #da #sua #legenda. O seu conteúdo perde relevância e recebe baixo engajamento quando isso acontece.

6 – Equilibre hashtags gerais e específicas

As hashtags mais amplas são importantes para aumentar o alcance dos seus posts no Instagram, enquanto as hashtags mais específicas servem para comunicar mais diretamente com a sua audiência ou se referir a alguma campanha que você está promovendo.

Equilibrar esses dois tipos de hashtags é necessário para garantir maior relevância aos seus conteúdos.

7 – Fique atento à grafia correta das hashtags

É extremamente importante que você se atente à grafia correta das hashtags. Subtrair, substituir ou acrescentar uma única letra já é suficiente para direcionar o usuários para um feed totalmente diferente do que você planejou.

Assim, quando um usuário clicar na hashtag correta, a sua publicação não vai aparecer no feed de posts mais recentes e relevantes “etiquetados” com essa hashtag. Isso pode prejudicar bastante o seu engajamento e alcance.

8 – Pesquise as hashtags utilizadas por seus concorrentes

Outra dica importante de como usar hashtag no Instagram é pesquisar aquelas que os seus concorrentes estão utilizando

Dessa forma, você aprende com os erros e acertos de outras empresas que atuam no mesmo segmento que o seu, buscando sempre maneiras de se destacar positivamente.

9 – Crie hashtags originais

As melhores hashtags para vender no Instagram são aquelas que você mesmo cria para a sua empresa.

Exerça a sua criatividade para elaborar hashtags originais e que represente o seu modelo de negócio, o seu branding.

Inserir hashtags que são tendências no momento é importante para conseguir maior visibilidade. Mas as tags únicas e originais para se referir a sua empresa e as suas soluções é indispensável para se aproximar do seu público e envolvê-lo com os seus conteúdos.

10 – Utilize ferramentas como aliadas

Existem diferentes ferramentas que podem te ajudar a pesquisar as melhores hashtags para usar nas suas publicações e também a gerar hashtags com base em palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, público-alvo e objetivo da campanha.

Tags Finder

O Tags Finder é um bom exemplo de ferramenta que você pode utilizar, pois permite fazer buscas de hashtags relacionadas, semelhantes ou combinadas a palavras-chave ligadas ao conteúdo das suas publicações.

A ferramenta dispõe também de diferentes filtros para que você defina as hashtags mais adequadas para cada novo post.

Rite Tag

O interessante da ferramenta Rite Tag é que ela te mostra quais são as chances de sucesso das hashtags sugeridas para as legendas das suas publicações no Instagram.

Essa indicação é feita a partir das cores verde, azul e vermelha. Além disso, o Rite Tag sugere hashtags semelhantes às que você pensou em utilizar, mas que possuem maior probabilidade de alcançar mais pessoas.

Keyhole

O Keyhole mostra em tempo real o desempenho de hashtags do Instagram e também de outras redes sociais.

Essa ferramenta te ajuda a entender estatisticamente a performance das suas campanhas e ainda comparar com os seus concorrentes.

Tagify

O Tagify é um aplicativo que permite fazer a gestão das hashtags pelo celular. Essa ferramenta sugere hashtags que estão em alta no momento e com mais chances de alavancar o alcance dos seus posts.

11 – Evite utilizar sempre a mesma lista de hashtags

Se em todas as suas publicações você utilizar sempre as mesmas hashtags, o engajamento da sua página pode ser prejudicado.

Busque variar de vez em quando as hashtags inseridas nos seus posts. Por outro lado, é necessário também que você evite usar hashtags novas a cada nova publicação.

Utilize o seu bom senso e encontre o equilíbrio nessa questão. Insista um tempo em algumas hashtags para que elas possam gerar o retorno esperado; mas saiba quando não insistir mais e dar espaço para novas hashtags.

Veja mais: ​​Interação no Instagram: como driblar o algoritmo e conseguir interações na conta comercial

Como dicas boas nunca são demais, selecionamos este vídeo do Hyeser, especialista em Instagram, que começou mídia social aos 14 anos de idade:

Quais são as melhores hashtags para vender no Instagram?

Depois das dicas que você acabou de conferir, que tal ver algumas sugestões de hashtags para vendas no Instagram que você pode utilizar nas suas legendas?

1 – Hashtags do Instagram para moda e vestuário

  • #moda;
  • #fashion;
  • #modafeminina;
  • #lookdodia;
  • #estilo;
  • #style;
  • #modamasculina;
  • #instafashion;
  • #modapraia;
  • #beach;
  • #roupas;
  • #tecidos;
  • #lingerie;
  • #estampas;
  • #uniformesprofissionais.

2 – Hashtags de cosméticos e beleza no Instagram

  • #beleza;
  • #beauty;
  • #makeup;
  • #maquiagem;
  • #estetica;
  • #cabelo;
  • #hair;
  • #maquiagembrasil;
  • #maquiadora;
  • #hairstyle;
  • #salaodebeleza;
  • #esmaltes;
  • #cuidadoscomapele;
  • #perfumes;
  • #cacheadas.

Hashtags para Instagram sobre semijoias e bijuterias

  • #semijoias;
  • #acessorios;
  • #semijoiasfinas;
  • #brincos;
  • #colar;
  • #anel;
  • #jewelry;
  • #zirconia;
  • #pulseiras;
  • #bijoux.

Hashtags do Instagram para produtos de petshop

  • #petshop;
  • #dog;
  • #banhoetosa;
  • #pets;
  • #cachorro;
  • #cat;
  • #instadog;
  • #instapet;
  • #doglover;
  • #esteticaanimal;
  • #dogsofinstagram;
  • #gatos;
  • #cats.

Hashtags para Infoprodutos no Instagram

  • #infoprodutos
  • #marketingdigital
  • #empreendedorismo 
  • #afiliados
  • #vendasonline
  • #produtosdigitais
  • #rendaextra
  • #marketingdigitalbrasil 
  • #marketingdeconteudo
  • #empreendedorismodigital
  • #liberdadefinanceira
  • #marketingdeafiliados 
  • #infoprodutores
  • #afiliadosiniciantes 
  • #trabalharemcasa
  • #homeoffice
  • #mktonline

Será que as hashtags ainda são importantes no Instagram? Este vídeo do Miller Rangel, produtor de conteúdo, te explica isso:

Para quem vende cursos online, as hashtags do Instagram podem ser uma excelente forma de divulgar esse tipo de infoproduto.

Porém, sem uma plataforma EAD adequada, a qualidade do curso pode não ser exatamente aquela que seus alunos desejam. Por isso, use a Plataforma EAD, a mais completa e prática de usar, com recursos como estes:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados.

Marque uma apresentação e conheça em detalhes e saiba de como usar todas as funcionalidades da EAD Plataforma. Aproveite e faça um teste grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy