Interação no Instagram: como driblar o algoritmo e conseguir interações na conta comercial

Saber como aumentar a interação no Instagram pode impactar positivamente suas vendas nas redes sociais, você sabia? 

No entanto, engana-se quem ainda acredita que apenas curtidas podem indicar um bom engajamento. Na verdade, podemos dizer que a época em que likes determinavam a relevância do conteúdo no aplicativo ficou para trás.

Hoje, a interação no Instagram engloba muitos outros aspectos. 

Passando por constantes atualizações, atualmente o Instagram também leva em conta fatores como: o tempo que a pessoa passa na sua publicação ou qualquer integração que ela realiza com seu perfil. 

Por isso, saber como estimular a participação dos seus seguidores no seu conteúdo é indispensável para ter uma conta comercial com um bom engajamento.

Se você não sabe como fazer isso, continue a leitura desse artigo e descubra como incentivar sua audiência a interagir com sua marca. 

5 ideias de interação no Instagram para usar em seu perfil comercial

Uma das maiores vantagens do Instagram é a possibilidade de aumentar o engajamento do perfil usando apenas os recursos que o app já disponibiliza. 

Isso, inclusive, deve ser levado em consideração: quanto mais você aproveita das funcionalidades da rede, maior é a entrega do seu perfil. 

Por isso, quando falamos em interação no Instagram, não é necessário ir muito além daquilo que o próprio aplicativo já oferece. O que não significa, é claro, que a criatividade deve ficar de lado. 

Se você está enfrentando dificuldades para ter ideias de interação no Instagram, confira algumas estratégias interessantes para utilizar em seu perfil corporativo, a seguir. 

1. Aposte em enquetes nos stories

As enquetes são o grande ouro da integração no Instagram. Afinal, esse é um recurso que estimula a interatividade do seguidor com seu conteúdo.

Por isso, quando falamos em ideias de interação, principalmente no Instagram stories, essa é uma estratégia que não pode ficar de fora.

No entanto, apesar de muito positiva, é necessário ser estratégico em seu uso: de nada adianta criar várias enquetes para seus seguidores de assuntos aleatórios e que não apresentam nenhuma informação relevante.

Ao invés de fazer perguntas como: café ou chá, pão ou bolo, entre outros, prefira a oportunidade para trazer o cliente para mais perto da marca, e conseguir novas informações sobre sua persona.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode fazer uma “batalha de looks” por meio das enquetes para descobrir qual o estilo e gosto da sua audiência para, posteriormente, investir em peças com maior potencial de venda. 

2. Abra caixas de perguntas

Outro recurso que fortalece a interação no Instagram e pode ser muito interessante para contas comerciais é a caixa de perguntas.

Essa é uma forma não apenas de estimular a troca entre os seguidores e a marca, mas de também conseguir informações valiosas sobre os clientes do seu negócio.

Uma boa ideia de interação no Instagram é usar o recurso para responder dúvidas sobre sua empresa, produtos e serviços. 

Essa pode ser a oportunidade perfeita para um seguidor que ainda está na dúvida de comprar ou não com você, esclarecer todos os pontos e ser convencido a se tornar, de fato, um cliente.

Veja como aumentar o engajamento na caixinha de perguntas e garantir a participação dos seguidores com as dicas da Keila Neves:

3. Faça testes (quiz)  

Entre os recursos do Instagram, quando o assunto é interação, os testes não podem ficar de fora. 

Essa é uma forma de interagir com sua audiência de maneira mais descontraída, como se fosse um jogo. 

Você pode criar até quatro opções de respostas, com uma única alternativa certa definida no momento da configuração. A função ainda deixa o seguidor saber se a resposta escolhida por ele está certa ou errada. 

Assim, se você está sem ideia de interação no Instagram, o sticker pode ser uma alternativa para estimular a interatividade, além de ser uma oportunidade de descobrir o que seus seguidores sabem sobre sua empresa, seus produtos, o mercado, entre outros aspectos.

4. Invista em posts carrossel 

Como vimos, o tempo que o seguidor permanece em sua postagem também conta como uma interação para o Instagram.

Por isso, outra excelente estratégia para aumentar o engajamento da sua conta comercial é investir nesse formato de conteúdo. 

Para ter o resultado esperado, no entanto, você deve conseguir levar o usuário até a última imagem do seu carrossel. 

Isso significa que a sua primeira foto deve ser instigante e atrativa o suficiente para despertar nele o desejo de ler todo o seu conteúdo, permanecendo e interagindo com sua publicação por mais tempo.

5. Estimule comentários

Outra forma de instigar a interação no Instagram é por meio dos comentários, um dos meios que o seu cliente pode usar para se comunicar com sua marca.

Por mais que os comentários, assim como as curtidas, sejam comuns de todas as redes sociais, se a audiência não é estimulada a deixar sua mensagem por ali, certamente ela não o fará.

Por isso, lembre-se de incluir em suas publicações, sejam imagens estáticas, carrossel e até conteúdo em vídeo, como o reels, chamadas para ação. Sem um CTA claro, dificilmente um seguidor irá interagir com seu perfil.

As chamadas para ação ajudam justamente a indicar ao usuário o que ele deve fazer a seguir, como deixar um comentário na publicação, por exemplo.

É muito importante que você não caia no erro de colocar muitas CTAs em um mesmo post, o que é muito comum acontecer na rede. 

Quando você pede ao seguidor para curtir, comentar, compartilhar e ainda marcar um amigo, as chances de que ele acabe não tomando nenhuma ação é muito grande. 

Por isso, prefira focar em uma chamada estratégica de acordo com o conteúdo para aumentar a interação no Instagram. 

No vídeo abaixo, do canal E-commerce na Prática, você pode conferir algumas dicas para criar CTAs eficientes:

E aí, o que você achou das nossas ideias de interação no Instagram? Um ponto que não se pode esquecer é que toda estratégia de comunicação e conteúdo deve ser pensada baseada na persona do seu negócio.

Além disso, em uma conta comercial, toda ação deve ter um objetivo, por isso, pense em qual resultado você espera obter com aquela publicação e invista nisso.

Por fim, também é indispensável manter a constância na rede. Se você posta uma vez ou outra, não importa quantas estratégias de interação no Instagram você use, o aplicativo irá entregar menos o seu conteúdo. 

Com tudo isso em mente, agora chegou a hora de conferir outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar o engajamento no Instagram. A seguir, veja outros artigos que podem te interessar: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy