Copy para instagram: 3 dicas para criar textos persuasivos que geram resultados

Seja você um infoprodutor ou um afiliado digital, certamente você deseja aumentar suas vendas com uma estratégia eficiente. Para isso, você precisa saber o que é copy para instagram. 

Hoje, muitas pessoas utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos, serviços, conteúdos e materiais digitais. 

No entanto, muitos deles acabam cometendo um grande erro: pensar que basta apenas fazer uma publicação para conseguir resultados estrondosos. 

A verdade é que para conseguir otimizar suas vendas na web, você precisa conhecer e saber como aplicar as mais diversas técnicas e estratégias, como o copywriting. 

Por isso, se você ainda não sabe o que é e como escrever bons copy para instagram, chegou a hora de conferir algumas dicas práticas que podem te ajudar. Vamos lá!

Afinal, o que é copy? 

Copy é uma abreviação que vem de copywriting, uma das mais poderosas e utilizadas estratégias de escrita. 

Na prática, copy nada mais é do que uma produção textual que tem como objetivo maior levar o leitor a tomar uma ação

Nesse caso, a ação é aquilo que o copywriter, pessoa que escreveu a copy, deseja convencer ao leitor a fazer. 

Assim, o copy pode ser entendido como uma técnica de persuasão, que utiliza de gatilhos mentais e de conexão emocional para estimular ações predeterminadas. 

Essa persuasão pode acontecer tanto em um nível mais básico, como fazê-lo baixar um material para conseguir seus dados de contato em troca, como convencê-lo a fazer uma compra. 

Um copy para instagram, blog e outras plataformas pode ter o objetivo de:

  • aumentar a base de contatos;
  • aumentar os downloads de um material;
  • aumentar o número de inscritos em uma newsletter;
  • aumentar o número de visitas em um site;
  • aumentar o número de vendas de um produto ou serviço, entre outros.

O vídeo abaixo, do nosso canal EAD Plataforma, oferece uma explicação bem completa com exemplos práticos do que é um copy. Confira: 

Qual a importância do copy para instagram? 

Por que saber como fazer copy para instagram é importante? Olha só: o instagram é uma rede social que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias, e continua em crescimento. 

Um número impressionante, certo? 

Agora, pense se hoje, você, como produtor de conteúdo digital, pudesse atingir todas essas pessoas e ter 1 bilhão de chances de realizar uma venda dentro daquela plataforma. Já parou para pensar como seriam os seus ganhos? 

Hoje, entender o que é e como fazer um copy para instagram se tornou uma das habilidades mais necessárias para os produtores e afiliados digitais. Afinal, como vimos acima, a plataforma pode ser uma vitrine de alcance imensurável! 

No entanto, apesar do lado positivo de ter tantas pessoas reunidas no aplicativo, isso também tem o seu lado ruim: a sua produção de conteúdo nunca poderá alcançar todas as contas, isso é um fato. 

Mas, além disso, você também estará competindo atenção da parcela de pessoas que acompanham o seu conteúdo com todos os outros perfis que elas seguem. 

É por isso que saber fazer um copy para instagram é tão importante. Afinal, não basta que a pessoa veja sua publicação, ela precisa ser impactada, ter sua atenção captada e, depois, ser convencida a realizar aquela ação que você deseja

Dá para entender como, apesar de ser uma ferramenta poderosa, é preciso ser estratégico para conseguir se destacar? E é o copy para instagram que irá te ajudar nessa missão. 

Dicas eficientes para escrever copy para instagram 

1. Entenda com quem você está falando

O primeiro passo para escrever um bom copy é entender exatamente com quem você está falando. 

Afinal, se o objetivo do copywriting é estimular uma ação, você precisa entender exatamente que tipo de sensação e sentimento irá levar sua audiência a tomar aquela atitude. 

Para isso, é indispensável que você, em um primeiro momento, foque apenas em conhecer sua audiência. 

Entender quem são, o que gostam, quais seus medos, desejos, sonhos, receios… Para falar diretamente com a pessoa, você precisa se colocar no lugar dela, e isso só é possível quando você a entende.

2. Defina o objetivo do seu copy para instagram

Todo copy para instagram ou outras plataformas tem como foco a conversão, mas isso não precisa necessariamente significar uma venda. Por isso, é importante entender qual o objetivo daquele texto antes de escrevê-lo. 

Afinal, pode ser que seus seguidores ainda não estão preparados para realizar a compra do seu produto digital, mas o copy para instagram pode ser um poderoso aliado para conseguir leads e fazê-los avançar na jornada de compra.

Desse modo, você precisa pensar estrategicamente em qual o objetivo de conversão daquele copy. 

Pode ser que sua audiência ainda não esteja quente o suficiente para comprar, mas você pode levá-los para sua lista de e-mail marketing ou para o seu blog, onde serão educados sobre os benefícios do seu produto.

3. Mostre a solução, não o produto 

Um bom copy não é aquele que foca no produto e em suas especificações técnicas, mas aquele que sabe apresentar ao leitor o valor da transformação que aquele material pode gerar.

Assim, uma das melhores dicas de copy para instagram é mergulhar no produto antes de escrever o texto. 

Pense no que torna esse produto melhor do que outros do mesmo segmento, quais seus diferenciais, quais as vantagens que muitos não sabemos que ele pode oferecer… 

Muitas vezes, o erro de um copy para instagram está no foco que o conteúdo possui, afinal, o potencial cliente só deseja saber os benefícios que aquele produto pode trazer para sua vida e rotina. 

3 exemplos de copy para instagram 

Agora que você sabe o que é copy para instagram e como fazer textos que vão persuadir sua audiência, que tal conferir alguns exemplos de copy para instagram para se inspirar? Vamos lá! 

Se o objetivo principal de um copy é capturar a atenção, o perfil Agência de Bolso conseguiu. Ao se deparar com essa chamada, certamente muitas pessoas irão consumir todo o carrossel para entender o motivo de não poder salvar aquele post. Ao final, o produtor de conteúdo criou uma chamada para a ação. 

@escolaconquer

Aqui temos outro exemplo de copy para instagram, dessa vez da Escola Conquer. Uma chamada para que os seguidores se cadastrem para realizar um curso gratuito da escola que, após o período informado, passará a ser cobrado.

 

Por fim, temos o copy para instagram do Tira.do.papel. Aqui, em uma estrutura simples, o criador de conteúdo conta para a audiência que existe uma newsletter que é enviada duas vezes por semana, provocando aqueles que ainda não são assinantes a fazer parte. Na legenda, ele mostra como se inscrever para receber o conteúdo. 

Gostou dessas dicas de copy para instagram? Então, aproveite para conferir mais conteúdos da EAD Plataforma preparados especialmente para você: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy