como dar aula de matemática online

Como dar aula de matemática online e prender a atenção de seus alunos?

Saber como dar aula de matemática online configura uma medida fundamental tanto para quem já tem experiência como professor, como também para quem deseja explorar talentos recém-descobertos e, é claro, quer aumentar sua renda. 

É importante também contextualizarmos com o momento presente. O modelo de ensino à distância já vinha apresentando um grande aumento em sua procura. Segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo Inep/MEC, em 2018, o número de cursos EAD ofertados superou os presenciais. 

Alguns dos motivos que explicam esse crescimento são a flexibilidade e a economia em deslocamento. 

Então, chegou 2020 e, junto com ele, a pandemia do Coronavírus. A crise de saúde virou o mundo de ponta cabeça, obrigando muitas empresas a fecharem suas portas, assim como afetou diversos setores, sendo o da educação um dos principais. 

De um lado, mães de crianças entraram em desespero. Afinal, manter os pequenos sentadinhos em frente ao computador não é tarefa fácil. De outro, os professores ficaram preocupados, visto que muitos não tinham familiaridade com a tecnologia. 

Porém, como não havia outra alternativa, abraçar as aulas online virou uma necessidade. 

Uma pesquisa do Instituto Tim entrevistou diversos professores no Brasil. Ela mostrou que 70% deles apresentaram dificuldades para se adaptar às aulas remotas. A principal razão para isso foi que o novo gera insegurança. Sair da zona de conforto realmente não é fácil, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, o momento despertou nos professores um sentimento de mais eficiência e otimismo em relação às suas atuações. Além disso, o levantamento  revelou que o ensino remoto deu um respiro à saúde mental dos docentes, uma vez que eles pararam de presenciar situações de agressão física e verbal entre alunos e contra eles mesmos. 

Apesar das aulas já terem sido liberadas nas escolas, a tendência é de que as instituições adotem o ensino híbrido, ou seja, que mesclem o aprendizado remoto com o físico. 

Já a estimativa para as aulas particulares é de que elas sigam o modelo online por um bom tempo. Isso porque a pandemia, infelizmente, ainda não está em uma boa fase. 

O momento exige cautela e altas doses de otimismo. A boa notícia é que muita gente já se adaptou a estudar remotamente. Quer outra? Pois a matemática é uma das aulas particulares mais procuradas.

Quer saber como dar aula de matemática online? Então, não desgrude deste texto!

Afinal, como dar aula de matemática online?

Confira, agora, dicas essenciais e descubra, de uma vez por todas, como dar aula de matemática online com eficiência e criatividade!

Converse antes com seu aluno 

O primeiro passo para saber como dar aula de matemática online é conhecer as dificuldades de seu aluno. Para tanto, é preciso ter uma conversa aberta e franca com ele. Se for lecionar para uma criança pequena, é importante falar com a mãe ou responsável. 

Este diálogo atuará como uma poderosa ferramenta tanto para você produzir um conteúdo mais assertivo e específico, como para introduzir o método pedagógico necessário. Isso porque se o seu aluno for mais introspectivo e tímido, você deverá adotar outros meios para que ele interaja e participe. 

Prepare sua aula 

A matemática exige pensamento abstrato. Para estimular esse tipo de raciocínio em seus alunos, é vital utilizar recursos visuais estimulantes, como slides interativos, gráficos coloridos, desenhos e imagens animadas. 

Antes de inserir esses recursos em seu conteúdo, é importante testar se os links funcionam. 

Feito isso, alinhe a linguagem com a faixa etária e perfil de seu aluno, pense em formas de estimulá-lo durante a aula e insira elementos do cotidiano em sua aula. 

O vídeo, a seguir, é um ótimo complemento para quem deseja aprender como dar aula online de matemática para crianças de forma criativa e estimulante (não se esqueça de colocar as legendas em português): 

Treine sua oratória antes de ligar a câmera

Por mais experiência que você já tenha, é importante trabalhar questões como oratória e postura antes de ligar a câmera e começar sua aula. 

Para avaliar se você está sendo didático o suficiente, se o seu tom de voz está adequado e se seu comportamento está natural, vale a pena testar tudo isso com um aluno mais antigo ou, então, com um familiar ou colega. 

Não se esqueça dos equipamentos 

Além de uma conexão com a Internet e um notebook, você deve contar com alguns equipamentos básicos como:

  • câmera ou webcam (bons smartphones também dão conta do recado);
  • tripé (para dar mais estabilidade à câmera);
  • microfone de lapela (para evitar ruídos).

Para se aprofundar sobre o tema e saber como dar aula de matemática online utilizando equipamentos um pouco mais sofisticados, sugerimos que assista ao vídeo abaixo: 

Ofereça material extra 

Para estimular o processo de aprendizagem, é importante ir além dos cálculos e números. Pense em formatos complementares, como exercícios diferentes, sites especializados e, até mesmo, em filmes e séries que abordem a matemática. 

Isso tornará a experiência de aprendizado mais agradável e leve. 

Como dar aula online de matemática? Sugestão extra 

Esperamos que essas dicas tenham contribuído para você dar, pelo menos, o primeiro passo para saber como dar aula de matemática online!

Para que você ministre suas aulas de modo mais profissional, consiga dividir seus materiais e acompanhar a evolução de seus alunos, que tal adotar uma boa ferramenta, como a EAD Plataforma

Fácil e intuitiva, a EAD Plataforma apresenta navegação simplificada e se adapta a diversos dispositivos. 

Com ela, o engajamento de seus alunos atinge um outro nível, visto que a EAD Plataforma permite que você disponibilize um chat em tempo real para que eles tirem suas dúvidas. 

Para entender melhor como a ferramenta funciona, convidamos você a testá-la por sete dias, de forma totalmente gratuita!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy