treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento (T&D) para empresas – Tudo o que você precisa saber

O mercado de trabalho está em constante evolução, por conta disso é necessário que as empresas invistam no treinamento dos diferentes nichos e acompanhem essas mudanças para se manter atuais, competitivas e em destaque. Uma maneira para que isso aconteça de forma ampla e setorizada em uma organização é investindo na capacitação profissional do quadro de funcionários, promovendo ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) para empresa.

Os diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento para empresas (T&D) tem como objetivo principal potencializar e melhorar os conhecimentos e comportamentos dos funcionários de uma organização, atingindo desde os mais altos cargos, até os mais baixos.

Empresas que investem em capacitar por meio dos treinamentos já compreenderam que o desenvolvimento pessoal e futuro profissional de seus funcionários está diretamente atrelado ao seu próprio crescimento. 

O investimento em treinamento e desenvolvimento (T&D) para empresas foi comprovado em uma pesquisa dos treinamentos no Brasil em 2020 e 2021, segundo ela o setor Industrial investiu, em média, 3,4% sobre a folha de pagamento anual em Treinamento e Desenvolvimento. Em segundo lugar, está o setor de serviços, que investiram 2,1%. Seguido pelo setor de comércio que fechou o período com um investimento de 1,8% sobre a folha anual.

Link da pesquisa: Clique Aqui

Pensando na relevância deste tema, elaboramos este conteúdo para que você comece a pensar nessa ideia e já colocar em prática algumas dessas estratégias na sua empresa.

Qual a importância do treinamento em uma empresa?

Capacitar os colaboradores para que possam cumprir ou aprimorar suas competências, irá refletir diretamente na sua produtividade, de forma motivacional na busca por resultados cada vez melhores. Além disso, todo o conhecimento adquirido por meio do treinamento também poderá servir para que os times da empresa estejam cada vez mais alinhados com seus propósitos e visando desenvolver-se cada vez mais.

Principais objetivos do treinamento em empresas

Aumento da produtividade 

Como já citamos anteriormente, os treinamentos contribuem para o desenvolvimento de uma organização, já que dessa forma os métodos estarão melhores alinhados e as ações irão potencializar a execução das tarefas e consequentemente melhorar os índices de produtividade.

Além disso, um quadro de funcionários mais motivado e capacitado trabalha com mais engajamento e empenho para que a empresa cresça cada vez mais.

Redução de custos

Com pessoas cada vez mais capacitadas, o índice de erros diminui de forma considerável, reduzindo a rotatividade dos colaboradores e promovendo o aproveitamento e desenvolvimento profissional da mão de obra que já está ativa.

Promoção de talentos 

Quando uma empresa investe no treinamento e na gestão de talentos, ela oferece uma oportunidade de crescimento aos seus colaboradores, para que eles se destaquem com base nas suas habilidades, mantendo-os satisfeitos no cargo que ocupam e oferecendo também um plano de carreira sólido e objetivo.

Contribui para melhor clima organizacional

O melhor termômetro para o sucesso da empresa é a satisfação dos seus colaboradores ao executar suas tarefas, é o famoso “brilho nos olhos” ao falar do seu trabalho. 

Com times mais alinhados e capacitados, é possível criar um ambiente de ajuda mútua, com uma comunicação mais aberta, tornando um ambiente amigável e favoravelmente colaborativo.

Vantagens do treinamento online com a EAD Plataforma

Maior custo-benefício 

Um treinamento oferecido presencialmente envolve muito mais investimentos, já que é preciso contar com gastos com deslocamento, refeições, hospedagem, locação de um espaço físico, entre outros.

Com o treinamento online, a redução de custos é significativa, pois é necessário apenas que os colaboradores tenham em mãos um dispositivo para acesso à plataforma, no dia e horário que melhor se encaixar na sua rotina, de forma fácil e prática.

O treinamento EAD possibilita um acompanhamento mais eficaz

A plataforma EAD facilita a vida dos gestores porque reúne de forma organizada diversos relatórios com as informações de cada um dos seus colaboradores, permitindo acompanhar melhor os seus resultados individuais ou de um determinado setor.

Maior abrangência e dinamismo

Outra grande vantagem que o treinamento EAD pode proporcionar é reunir diversas unidades de uma empresa de forma mais abrangente e uniforme, fazendo com que todos os colaboradores tenham acesso ao treinamento independente da sua localidade.

O formato online de treinamento possibilita também a criação de cursos mais dinâmicos e interativos, por meio de aulas ao vivo com chat, provas e testes, videoaulas, podcasts, e-books e fóruns para debate sobre diversos assuntos. Além disso, é possível desenvolver e estimular a auto aprendizagem com a indicação de conteúdos relacionados e materiais de apoio após as aulas.

Conclusão

Nesse sentido, o treinamento e desenvolvimento (T&D) para empresas é muito necessário para que ela alcance a excelência. Com a ajuda do nosso time da EAD Plataforma, você pode oferecer aos seus colaboradores uma constante atualização criando diversos treinamentos de acesso exclusivo na plataforma. Crie, hoje mesmo o seus treinamentos online: CLIQUE AQUI E TESTE GRÁTIS! 

Comece hoje mesmo a elaborar o seu treinamento online aqui com a gente. Recomendamos também outros posts que vão ajudar a criar o seu próprio curso online: 

Crie sua plataforma corporativa
Como fazer vídeos de treinamento
Vantagens do treinamento online para franquias
Como fazer um treinamento EAD de sucesso


Deixe seu comentário!
Julia Amantini