consciência ambiental nas escolas

Como desenvolver consciência ambiental nas escolas?

A consciência ambiental nas escolas é um trabalho importante que orienta as gerações mais novas em relação ao uso dos recursos e a importância do consumo consciente para a qualidade de vida e para o futuro do planeta.

As crianças e adolescentes se tornam consumidores desde que nascem e causam impactos no meio a sua volta. Sabia que um bebê apenas no seu primeiro ano de vida usa 2.500 fraldas descartáveis?

Por isso, a educação ambiental nas escolas é uma forma de orientar não só os alunos, mas também os pais em relação às alternativas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia.

Essa integração entre família e o ambiente escolar, aliás, é essencial para driblar as dificuldades em promover consciência ambiental nas escolas.

Quer melhorar o trabalho de conscientização sobre o meio ambiente na instituição de ensino onde você trabalha e fazer uma gestão escolar humanizada

Continue lendo este artigo e entenda a importância desse trabalho e como promover a conscientização com ideias simples de colocar em prática.

Boa leitura!

O que é a educação ambiental?

De acordo com a Lei nº 9.795/1999 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, a educação ambiental é o conjunto de “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”. 

Um dos objetivos fixados pela lei é incentivar a “participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”.

Se a consciência ambiental começar nas escolas, não só esse como os outros objetivos firmados pela política nacional podem se tornar valores inegociáveis para as futuras gerações.

Qual é a importância da educação ambiental nas escolas?

A educação ambiental nas escolas é importante porque contribui para a formação dos alunos como cidadãos do mundo, responsáveis pela sua preservação.

Para isso, as iniciativas adotadas devem ser didáticas e atrativas de forma que os estudantes entendam como cuidar e preservar o meio ambiente, além da importância de utilizar os recursos de forma equilibrada.

A ideia de que o homem deve estar em equilíbrio com o lugar que vive é o principal ponto das iniciativas relacionadas ao aprendizado das questões ambientais.

Receber esse conhecimento desde cedo, é uma forma de colaborar para a formação de uma geração mais consciente do meio onde vive e adepta de formas de consumo mais sustentáveis.

Entenda como a sustentabilidade e outros conceitos estão se tornando valores essenciais nas instituições no artigo: ‘Tudo sobre ESG: o que é, critérios, como implementar e mais!’.

Como trabalhar a consciência ambiental nas escolas?

Para desenvolver a consciência ambiental nas escolas, o corpo docente precisa articular ideias viáveis para a realidade da instituição. E, sim, existem muitas possibilidades. 

Veja algumas dicas de iniciativas que listamos abaixo para inspirar o trabalho com os seus alunos:

1. Explique os conceitos básicos sobre o tema

A consciência ambiental não será um valor que vai surgir espontaneamente nos alunos. É preciso que eles aprendam os conceitos principais como:

Vídeos, pesquisas, filmes, documentários e estudos podem ser usados para embasar as informações e tornar as aulas mais dinâmicas e os conceitos mais palpáveis. O professor pode organizar debates e outras atividades interativas para estimular a conscientização e a troca. 

Leia também: 5 tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD que você precisa conhecer.

2. Implemente iniciativas de uso consciente de energia elétrica

A água é a principal fonte geradora de energia limpa do Brasil, porém, o preço da eletricidade vinda das usinas hidrelétricas está cada vez mais caro. 

Por isso, ensinar um pouco sobre o setor elétrico nacional e as alternativas disponíveis é uma iniciativa de conscientização ambiental interessante.

Se for um projeto viável, considere mudar o abastecimento da escola para energia solar, por exemplo. Além de gerar uma grande economia, é uma forma de mostrar aos alunos na prática como funciona esse recurso. Inclusive, algo que pode incentivar a adoção em casa.

3. Incentive o consumo consciente de água

Outra forma de consumo consciente é em relação à água. Colocar bebedouros com abertura manual ou com temporizador para evitar o desperdício são iniciativas válidas. 

Nos banheiros, as pias podem ter torneiras acionadas com o movimento e as descargas terem o botão com dois acionamentos, com uma opção que gasta menos água.

Essas iniciativas podem e devem ser divulgadas nas salas de aulas e reforçadas nos locais para os alunos adotarem um padrão de uso que evita o desperdício.    

Entenda o que é eficiência energética e quais são os benefícios de priorizá-la na sua escola.

4. Crie um programa de coleta seletiva na escola

Um tópico importante dentro da consciência ambiental nas escolas é a geração de resíduos do nosso consumo. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são geradas por dia no país

Ensinar sobre coleta seletiva, implementando-a na prática dentro da escola é uma maneira de mostrar que existem materiais que podem ser reaproveitados e como fazer isso.

Parcerias com organizações locais de reciclagem como ONGs e cooperativas de catadores, por exemplo, é outra iniciativa que enriquece o aprendizado e estimula os alunos a levarem esse conhecimento para dentro de suas casas, indo além da sala de aula.

5. Reduza o uso de materiais plásticos

Canudos e copos de plástico já são itens do passado. Os professores podem aliar a teoria sobre os impactos do plástico no meio ambiente a iniciativas in loco como eliminar canudos e copos de plástico da cantina, trocando por canecas, garrafinhas e canudos de papel.

Outra opção é fazer uma parceria com fabricantes de canudo de aço inoxidável, um material duradouro e higienizável que os próprios alunos podem aprender como manter limpo.

Iniciativas como essa ensinam sobre seleção de materiais, substituições sustentáveis, como avaliar as melhores opções para consumo e muito mais. Esse é mais um conhecimento que os alunos podem aplicar fora da escola, contribuindo para a preservação do lugar onde vivem. 

Gostou das dicas de consciência ambiental nas escolas? Agora você pode avaliar quais são viáveis de implementar na sua instituição de ensino para enriquecer a formação dos seus alunos. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy