Entenda o que é gestão escolar humanizada e comece a aplicar no seu negócio

A gestão escolar humanizada vem se mostrando cada vez mais essencial em instituições de ensino que almejam alcançar alunos fiéis e dedicados. 

Isso porque essa forma de gestão busca ensinar por meio da individualização do aluno. Assim, ele passa a ser visto como alguém único e o seu processo de ensino passa a levar suas particularidades em consideração. 

Imagine duas escolas de idiomas. Uma delas ensina os idiomas da mesma forma para todos e o ensino é tradicional, obrigando o aluno a decorar verbos e vocabulário apenas lendo livros de gramática e copiando a lousa.

Enquanto isso, a segunda escola de inglês se preocupa com o desempenho do aluno e entrega aulas interdisciplinares que ajudam na assimilação do conteúdo.

Qual das duas você se matricularia para aprender outra língua? Com certeza a segunda escola tem mais chances de trazer os resultados esperados, não é?

Neste artigo você aprenderá o que é uma gestão escolar humanizada, suas vantagens, princípios e ainda como aplicar esse método na sua instituição de ensino.

Gostou? Então continue a leitura!

O que é gestão escolar humanizada?

A gestão escolar humanizada nada mais é do que uma forma de gerir uma instituição de ensino que leva em consideração a realidade de cada aluno, humanizando-o. Ela pode ser aplicada tanto em uma instituição de ensino presencial quanto online.

Humanizar significa “tornar humano”, ou seja, cada aluno é visto como um ser único com características únicas. Para ter uma gestão escolar humanizada, existem diversas competências que precisam ser desenvolvidas.

Esse artigo chamado “A urgência das competências de humanização para a gestão educacional”, por exemplo, identifica algumas dessas competências necessárias. Dentre elas estão: 

  • autonomia
  • articulação
  • flexibilidade
  • respeito à diversidade
  • diálogo
  • dinamismo
  • ética. 

Todas são essenciais para compor o perfil do gestor na atualidade.

Agora que você já sabe o que é uma gestão escolar humanizada, precisa também conhecer melhor as vantagens desse modelo de gestão.

“A escola da experiência é a mais educativa”

Molière

Vantagens da gestão escolar humanizada

Ao aplicar uma gestão escolar humanizada, a sua instituição de ensino terá diversas vantagens. 

  • Confiança dos alunos no ensino e na instituição: com a gestão escolar humanizada, os alunos acreditam tanto na instituição quanto no ensino que ela oferece, pois sabem que serão ouvidos e que suas opiniões serão levadas em consideração.
  • Motivação para aprender: a gestão humanizada também faz com que os alunos tenham mais motivação no processo de aprendizagem, porque o ensino é mais dinâmico e orgânico. Isso traz bons resultados para a instituição.
  • Ensino personalizado para cada estudante: a gestão humanizada permite também que o próprio ensino seja humanizado e que qualquer tipo de estudante possa se dar bem na sua instituição, pois suas particularidades serão levadas em conta.
  • Posicionamento da marca de modo positivo no mercado: cada vez mais instituições estão reafirmando o seu pilar de humanização, sejam elas de ensino ou não. Entrar para esse nicho faz com que a sua marca esteja bem posicionada no mercado.

Princípios da gestão escolar humanizada

Para alcançar uma gestão escolar humanizada em uma instituição de ensino, é necessário aplicar alguns princípios essenciais. Veja abaixo quais são eles.

Escuta

Antes de tudo, a sua instituição precisa escutar os alunos. Eles precisam ser ouvidos e seus problemas precisam ser resolvidos. Para isso, os canais de comunicação entre instituição e alunos precisam funcionar e o atendimento a eles precisa ser humanizado.

Não espere que os alunos venham até você, é importante coletar feedbacks periódicos para estar sempre um passo à frente dos futuros problemas que possam surgir. 

Compromisso 

A instituição também precisa ter um compromisso sério com seus alunos em seu planejamento estratégico. A aprendizagem deve ser prioridade e se os alunos estão com problemas é dever da instituição oferecer soluções para ajudá-los. 

Acolhimento 

A gestão escolar humanizada também é o acolhimento do aluno pela instituição. O aluno deve ser acolhido e não punido caso encontre problemas no caminho da aprendizagem.

Muitas vezes o problema da falta de resultados do aluno pode significar um problema pessoal ou então uma metodologia fraca da instituição. Em ambos os casos o aluno deve ser primeiramente acolhido e então a situação deve ser resolvida de modo que seja favorável para todos.

Personalização

Por fim, também é levado em consideração as especificidades de cada aluno no processo de aprendizagem. Desse modo, cada aluno irá aprender de uma forma muito particular e o professor precisa estar ciente dessas diferenças e ser capaz de percebê-las.

“O conhecimento não cria nem faz o mundo acontecer, mas, o transforma e humaniza”

Dimos Iksilara

Como aplicar a gestão escolar humanizada?

Se você já se convenceu de que precisa começar agora a aplicar a gestão escolar humanizada na sua instituição de ensino, veja a seguir tudo o que é necessário para levar o seu negócio para outro nível.

  • Aposte em canais de comunicação efetivos: os seus alunos precisam ser ouvidos, portanto um canal efetivo é essencial para que a mensagem chegue até você.
  • Esteja sempre disponível para ouvir: manter o canal do diálogo aberto traz aos alunos a tranquilidade de que podem ser sinceros e de que seus problemas e questões serão levados em consideração durante o processo de aprendizagem.
  • Busque a comunicação não-violenta para resolver conflitos: a comunicação não violenta permitirá resolver conflitos e não criar outros conflitos desnecessários. 
  • Encontre novos caminhos para além da punição: se algum estudante não está com o desempenho ideal, converse e tente entender o que pode estar levando a isso. Apresente soluções para que ele possa consertar essa situação.
  • Abuse de plataformas multimídias e conteúdos interdisciplinares: essas são formas de tornar o ensino também mais humanizado e acessível aos alunos. 

Está na hora de colocar em prática uma gestão escolar humanizada no seu negócio!

Ter uma gestão escolar humanizada faz com que o aluno atinja resultados de uma forma muito mais fácil e rápida e a chance do aluno renovar a matrícula ou indicar a sua instituição de ensino para alguém é muito maior.

Até porque não adianta gastar rios de dinheiro com marketing se a instituição não é capaz de oferecer resultados para que os alunos continuem nela, concorda?

Hoje você aprendeu o que é uma gestão escolar humanizada, suas vantagens, princípios e como aplicar na sua instituição de ensino. Agora chegou a hora de colocar tudo o que aprendeu em prática!

Este artigo foi útil? Que tal compartilhar ele nas redes para que possa ajudar muitos outros que precisam saber mais sobre gestão escolar humanizada? 

Confira abaixo outros conteúdos sobre gestão escolar que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy