Entenda como comunicar a renovação de matrícula escolar para seus alunos

A renovação de matrícula escolar pode parecer só mais um processo burocrático na rotina administrativa anual de uma escola ou curso EAD. Entretanto, essa etapa, quando pensada de maneira estratégica, é fundamental para o marketing educacional e organização financeira de sua instituição.

Afinal, é por meio dele que se trava a comunicação entre empresa e clientes para a continuidade da relação comercial por mais um período letivo. E nada melhor que garantir a continuidade de receita financeira para outro ciclo de curso com os alunos que já fazem parte do corpo discente.

Além disso, vivemos tempos de intensa competitividade, especialmente provocada pela transformação digital, que facilita a entrada dos cursos de Educação à Distância como opções para diversos alunos que querem soluções mais flexíveis e acessíveis às suas demandas.

Pensando em todo esse contexto, preparamos esse conteúdo especial para que você entenda a importância de investir estrategicamente no comunicado de renovação de matrícula escolar do seu empreendimento. 

Também separamos pontos importantes que devem ser levados em consideração ao executar sua estratégia. Confira! 

Qual a importância da estratégia de renovação de matrícula escolar?

O tempo passa e o leque de opções no mundo da educação aumentam em proporções inimagináveis. Além da oferta cada vez maior de escolas, faculdades e cursos físicos por aí afora, ainda temos como ingrediente dessa mistura as opções de cursos online

Para que se tenha uma ideia do crescimento dessa tendência, em 10 anos (entre 2010 e 2020), o número de matrículas em cursos à distância registrou um salto de 378,9% em comparação a 7,9% da modalidade presencial, segundo o Inep.

Apesar do efeito positivo do aumento da demanda, a tecnologia na educação também aqueceu esse mercado e fez crescer a concorrência entre as instituições. Diante disso, as empresas do segmento precisam investir em estratégias eficazes para atrair cada vez mais alunos e, tão importante quanto, manter os já existentes.

Nesse segundo ponto é que entra a importância de uma boa estratégia de renovação da matrícula escolar. Além da qualidade dos seus serviços, ela é outro elemento fundamental para que você não perca seus alunos para algum concorrente que apresente ofertas mais vantajosas.

Essa estratégia deve ser minuciosamente pensada para que atinja seus clientes com antecedência e os faça perceber todas as vantagens de continuar com seu curso.

Vale salientar também o impacto positivo que um bom aviso de renovação de matrícula escolar vai gerar nas suas finanças. Afinal, não é de hoje que estudos apontam que é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que fidelizar antigos.

Além disso, garantir a renovação de matrícula escolar com antecedência ajuda a se organizar financeiramente para garantir um planejamento para o próximo período letivo já com previsão de recursos.

5 exemplos de comunicação de renovação de matrícula escolar

1. Torne o processo de renovação ágil e simplificado

Busque formas de automatizar ou tornar mais flexível o processo de renovação de matrícula escolar após o consentimento do estudante. 

Hoje em dia, especialmente em tempos de transformação digital, todo consumidor, não importa de qual segmento, busca fugir da burocracia, demora e papelada desnecessária para adquirir um produto ou serviço.

Por isso, seja assertivo e objetivo com seus estudantes para que haja o mínimo de obstáculos para que eles assinem um termo de renovação.

2. Faça ofertas com antecedência

Agir com antecedência garante com que sua empresa não vai ficar olhando o tempo passar enquanto o concorrente aparece com uma proposta sedutora e fisgue seu aluno. 

Como já mencionamos, frente a tantas opções (seja de ensino superior, escolar ou cursos diversos), é preciso utilizar todos os recursos disponíveis para que os alunos se atentem à sua marca.

Mas como evitar a evasão de alunos?

Por isso, se antecipe e não espere até o término de um curso ou período letivo para propor um bilhete de renovação de matrícula escolar. Afinal, além de garantir a retenção do cliente com agilidade, sua empresa também já vislumbra um planejamento financeiro mais sólido para o próximo ciclo.

3. Ofereça benefícios exclusivos

Use estratégias de fidelização que tragam benefícios de curto ou médio prazo para seus alunos. Afinal, como eles já são seus clientes e conhecem a qualidade do seu serviço, às vezes só precisam de um empurrãozinho para assinar a renovação de matrícula escolar.

Nesse sentido, parte do dinheiro economizado na longa e complexa campanha de marketing digital para prospecção de um novo aluno pode ser utilizado para oferta de condições especiais, como:

  • isenção de taxa de renovação para quem se matricular com antecedência;
  • participação de sorteios;
  • desbloqueio temporário para utilização de alguns serviços pagos de forma gratuita, e por aí vai.

>>> Conheça mais dicas de como encantar seus clientes:

4. Invista em uma comunicação clara e eficaz

Para que não haja ruídos, garante sempre que a carta de renovação de matrícula escolar sempre chegue ao seu aluno ou responsável financeira por meio do canal de comunicação adequado e em linguagem clara.

Nela, é preciso que estejam destacados também todos os requisitos para a execução da nova matrícula, além dos benefícios promocionais. 

Assim, você não corre o risco de perder alunos que alegam não terem recebido nenhum comunicado ou interpretado a carta de maneira errada.

5. Reforce o diferencial do seu curso

Por fim, mas não menos importante, reforce o diferencial do seu curso para que o estudante saiba que, no ato de renovação de matrícula escolar, ele está apostando em uma solução de ensino que vai suprir todas as suas necessidades.

Entretanto, para fazer esse reforço, é preciso, naturalmente, ter os recursos e instrumentos pedagógicos necessários para entregar um serviço de qualidade.

Ferramentas como a EAD Plataforma, por exemplo, são uma excelente opção para instituições de ensino, pequenas ou grandes, que queiram oferecer soluções de ensino remoto ou híbrido completos e bem estruturados em uma só plataforma. 

Além disso, essa ferramenta também traz um ambiente virtual extremamente intuitivo para assinatura de matrículas, renovação de cursos e oferta de descontos para os estudantes.

Portanto, quer ter todos os recursos para renovação de matrícula escolar em mãos? Conte com os recursos da EAD Plataforma!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy