tipos de gestão escolar

Conheça os 3 principais tipos de gestão escolar, seus benefícios e como escolher!

Hoje em dia, existem vários tipos de gestão escolar, dado que o mercado de ensino está sempre em busca de aprimorar e otimizar suas técnicas e processos visando proporcionar uma melhora na qualidade da educação para seus alunos.

Porém, uma dúvida frequente que surge entre os gestores de uma instituição, seja uma escola ou universidade é: quais os tipos de gestão escolar mais eficientes? Afinal, será que existe um modelo de gestão ideal?

A verdade é que não existe o modelo perfeito para gerir uma instituição, pois cada uma possui suas próprias particularidades e características. Mas, a boa notícia é que existem modelos prontos para os gestores terem uma base de qual caminho seguir, e ir adaptando conforme suas necessidades.

Para te ajudar nessa missão, continue a leitura deste conteúdo até o final, visto que detalharemos os principais pontos que precisa saber sobre o assunto, como:

  • o que é gestão escolar?
  • quais são os tipos de gestão escolar: descubra os 3 principais modelos!
  • como escolher o melhor tipo de gestão escolar?

Vamos lá!

O que é gestão escolar?

Gestão escolar é um modelo educacional desenvolvido pelas instituições de ensino com o objetivo de garantir excelência na educação para com seus alunos. 

É de extrema importância reforçar esse entendimento sobre o que é gestão, visto que ela deve estar inserida em diversos locais, como: creches, escolas privadas ou públicas, faculdades e outros tipos de instituições de ensino, para garantir o aprimoramento educacional constante.

O que, certamente, garante um futuro promissor tanto para os alunos que recebem uma boa educação, quanto para a própria organização, que será reconhecida pelo desempenho exemplar no mercado em que atua.

Em resumo, a gestão escolar é quem garantirá que as rotinas educacionais estejam cumprindo seu papel visando o aperfeiçoamento da educação, liderança e relevância no setor.

Quais os tipos de gestão escolar?  Descubra os 3 melhores modelos!

Como já citamos, não existe o modelo perfeito para realizar a gestão escolar, já que cada organização possui suas próprias especificidades. Por isso, é importante conhecer os modelos mais populares e adaptá-los de acordo com as necessidades da sua empresa.

Portanto, confira abaixo os 3 principais tipos de gestão escolar:

  • gestão escolar democrática;
  • gestão centralizada;
  • gestão com coordenadores de turno.

Não se preocupe que detalhamos cada uma delas abaixo!

1. Gestão escolar democrática 

A gestão escolar democrática é um modelo que prioriza a participação do coletivo, incluindo pais, estudantes, professores, funcionários e a sociedade de forma geral, para a tomada de decisões dos processos da instituição.

Nesse formato de gestão é permitido que os gestores, pais, funcionários, alunos e demais envolvidos na comunidade escolar opinem de forma ativa nas questões levantadas pela organização.

Por se tratar de uma gestão horizontal, ou seja, a opinião de todos possui o mesmo valor e importância, o papel do diretor de faz importante para garantir que todas as opiniões sejam respeitadas de forma imparcial e justa. Ele será, praticamente, o canal entre a comunidade escolar e os demais setores da gestão escolar.

De forma simplificada, o objetivo principal da gestão democrática é estreitar o relacionamento entre a instituição, pais e a sociedade visando à melhora na qualidade educacional, além de estimular o exercício da cidadania.

2. Gestão centralizada

Totalmente ao contrário do modelo anterior, a gestão burocrática e administração centralizada proporciona total autonomia para a diretoria realizar as tomadas de decisões, sem necessariamente a aprovação dos demais envolvidos na comunidade.

Organizações mais tradicionais ainda utilizam este modelo, onde a comunicação é verticalizada, com grande foco nos resultados, e não tanto na criação de relacionamentos interpessoais. 

Por ser um modelo hierarquizado, ou seja, com cargos e responsabilidades bem definidas, ela é considerada mais “rígida” em relação aos demais tipos de gestão escolar, dado que o diretor ou coordenador deve supervisionar todas as atividades.

O fato é que as instituições mais clássicas que ainda fazem uso deste modelo como base, estão se adaptando e mudando para darem mais voz para as outras pessoas que, de certa forma, também fazem parte da rotina e possuem habilidades suficientes para opinar e dar sugestões de melhorias.

Porém, uma das vantagens deste modelo de gestão é a agilidade de resposta, já que é preciso ter a aprovação de apenas uma pessoa, e não o consenso de um coletivo.

3. Gestão com coordenadores de turno

Outro modelo de gestão escolar é com coordenadores de turno, você já ouviu falar?

Ele elege profissionais que serão responsáveis por lidar com as questões e problemas na rotina escolar, e desta forma, garantir um melhor desempenho diário nas questões educacionais.

Neste formato de gestão, a autonomia dada para os coordenadores de turno faz com que imprevistos não atrapalhem a rotina. Porém é imprescindível manter uma boa comunicação entre as equipes da escola, como a supervisão, coordenação e direção.

Como escolher o melhor tipo de gestão escolar?

tipos de gestão escolar

O modelo ideal é aquele que funciona para a sua instituição, que traz resultados efetivos e faz com que se alcance os  objetivos gerais do negócio.

Para encontrar o tipo ideal para a sua organização, será preciso testar cada um e ver qual proporciona mais retorno. Você também pode mesclar algumas ações de um e de outro, e assim, ter um modelo que funciona na prática para o seu negócio.

Uma dica é analisar alguns fatores antes de tomar uma escolha de qual gestão é a melhor, sendo eles:

  • qual a quantidade de alunos?
  • qual o número de professores?
  • qual o propósito da instituição?
  • qual a relação da instituição com a comunidade escolar?
  • qual a proposta pedagógica?

Ter as respostas para essas perguntas irá clarear um pouco o caminho para o modelo ideal para o seu negócio.

Tipos de gestão escolar: considerações finais

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida” – Sêneca,  filósofo, advogado e escritor.

Essa reflexão acima do grande pensador Sêneca se encaixa totalmente com este conteúdo, já que reforça a ideia de que temos que cuidar diariamente da educação, buscando sempre soluções para aprimorá-la ainda mais.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de gestão escolar, chegou o momento de partir para a prática e analisar com sua equipe qual formato faz mais sentido no momento atual de sua instituição.

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy