Como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem

Como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem? Saiba tudo nesse passo a passo completo

Até mesmo o mais dedicado dos alunos, em um certo dia, pode apresentar um desânimo com os estudos. Especialmente no ensino remoto, pode ser que você perceba que a turma está ficando mais lenta, demonstrando certa preguiça em fazer as atividades… Nessas horas, saber como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é indispensável!

Pense em quantos anos da nossa vida passamos dentro da escola, entre os livros, provas e muito estudo. Em um determinado momento, é natural que o interesse já não seja esteja em altos níveis, certo?

Para os professores, porém, o baixo interesse dos alunos no processo de aprendizagem pode ser muito desmotivador.

Não à toa, não é? Afinal, o professor se prepara, planeja a sua aula, chega pronto para repassar conhecimento, e dá de cara com uma turma desengajada. 

Nessas horas, aqueles que sabem como despertar o interesse do aluno para aprendizagem saem na frente! 

Afinal, quando falamos em ensino a distância, especialmente com crianças e adolescentes, ter cartas na manga para lidar com essas situações é a receita para o sucesso.  

Se você está enfrentando os desafios de manter o interesse dos alunos nas aulas e precisa de ajuda, confira algumas dicas práticas que podem aumentar a disposição e entusiasmo das crianças no aprendizado!

Como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem em 4 passos 

Confira ideias efetivas de como despertar o interesse de seus alunos de forma prática, com estratégias que realmente irão trazer resultados na performance da turma! 

1. Recompense todo o esforço 

Sabemos que, no fundo, o aprendizado por si só já é uma grande recompensa. Mas quando falamos sobre crianças e adolescentes, essa percepção, muitas vezes, não é tão clara quanto para nós, adultos. 

Exatamente por isso, pensar em estratégias de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é muito importante. E, entre as mais interessantes, podemos citar a recompensa. 

Por exemplo, se você tem uma tarefa nada empolgante para realizar, mas sabe que, após concluí-la, poderá fazer aquilo que gosta, aquela demanda já não parece assim tão ruim. 

Quando falamos em motivar alunos, essa lógica pode ser a mesma: se você percebe que o aluno está se esforçando para estudar e cumprir com todas as tarefas, recompense-o pelo engajamento e empenho.

Pode ser que a recompensa seja simplesmente uma boa pontuação, ou até um prêmio básico… 

Ao trabalhar com metas (como ler 3 capítulos de um determinado livro), um prazo (uma semana) e uma gratificação (assistir um filme relacionado à matéria estudada na próxima aula), certamente você terá alunos mais interessados. 

2. Invista em recursos multimídias 

Muitas vezes, a rotina de estudos baseada apenas em tarefas, livros e provas pode deixar o aluno desinteressado. 

Por mais que saibamos que essa é a base do ensino regular, trazer recursos adicionais pode ser uma estratégia inteligente de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem. 

Por exemplo, se sua próxima aula será sobre a Segunda Guerra Mundial, ao invés de apenas falar sobre o período e aplicar avaliações, experimente novas abordagens. 

Você pode, por exemplo, propor à turma uma leitura em grupo de livros que falem sobre a época, como a famosa obra “O Diário de Anne Frank”.

Se para fazer de outro tema, você perceber que há filmes ou vídeos que possam explicar a matéria, tente inseri-los em seu plano de aula

Assim, além de tornar os encontros mais dinâmicos, você desperta o interesse dos alunos. 

3. Desenvolva um relacionamento com os alunos 

Se você é um professor EAD, sabemos que encontrar meios de como despertar o interesse do aluno para aprendizagem pode ser mais complexo. 

Especialmente porque, quando falamos em aulas virtuais, o contato entre aluno e professor pode acabar comprometido.

A verdade é que, entre o online e o presencial, a última modalidade acaba ganhando em relação ao desenvolvimento de relacionamentos, sejam eles entre os docentes, os alunos e professores e entre a turma. 

Mas, claro, isso não é uma regra! Se você está disposto a criar laços com seus alunos, certamente o conseguirá, seja a distância ou não. 

Uma boa relação entre professores e discentes pode influenciar diretamente no interesse pela aprendizagem. 

Por isso, se você deseja alunos mais interessados e engajados, experimente desenvolver uma relação mútua de respeito e confiança. 

Dois pontos muito importantes para que o aluno se sinta motivado a continuar estudando e se dedicando. 

4. Crie desafios e competições saudáveis 

O bom e velho desafio pode funcionar muito bem como uma injeção de ânimo! 

Portanto, se você está em busca de estratégias práticas de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem, invista nas tradicionais competições saudáveis

Os desafios, em qualquer fase da vida, podem trazer excelentes ganhos. No entanto, quando falamos sobre a área acadêmica, eles são ferramentas poderosas para mudar o clima de uma turma. 

Além de gerar uma situação atípica, saindo da rotina que os estudos costumam ter, os desafios, sobretudo os que envolvem raciocínio lógico, provocam um estímulo geral, une os companheiros de sala e faz com que eles se sintam mais animados a participar das aulas. 

Abaixo, você pode conferir como a gamificação pode funcionar na sala de aula, e ser uma excelente forma de despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem:

É importante, porém, garantir que as competições são apenas uma forma de provocar mais desejo pelos estudos e ambição nos alunos, tudo de uma forma saudável e controlada. 

Afinal, para que o ambiente escolar seja favorável para o aprendizado e crescimento, ele deve ser, principalmente, um local acolhedor e agradável.

Aumente o interesse dos alunos nas aulas a distância

Depois das dicas acima, esperamos que você já tenha uma boa noção de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem.

Para garantir uma excelente experiência para seus alunos em tempos de aula online, você pode aproveitar os recursos disponibilizados na EAD Plataforma.

Nossa solução é simples de usar, fácil de acessar e pode ser personalizada por você a qualquer momento! Além de contar com funcionalidades como o Fórum, Chat ao vivo e Grupos que podem ajudar a engajar a turma. 

Quer saber mais sobre como a EAD Plataforma funciona? Então aproveite o teste gratuito, com todas as funcionalidades, durante sete dias! 

Fabio Godoy