ideias de aula a distância

Precisa de ideias de aulas a distância? Veja 5 sugestões pra lá de criativas!

Se você criou um curso online, hospedou os vídeos em uma plataforma EAD e conquistou alguns alunos, já deu passos enormes rumo ao sucesso do seu negócio. Porém, uma dúvida que pode surgir agora é: como manter os alunos engajados com seu conteúdo? Existem ideias de aulas a distância fáceis de aplicar – e que ainda por cima trazem bons resultados?

Sim! É isso o que vamos falar na matéria de hoje. Pode parecer um pouco difícil inovar nas aulas, mas com simples mudanças na sua rotina você já conseguirá trazer um conteúdo mais atrativo, interativo e marcante para a vida dos alunos.

Ok, ok, ok. Sem mais delongas, vamos direto ao assunto! 

Turbine seu curso com essas ideias de aulas a distância

1. Marque encontros virtuais com seus alunos

Quando falamos em pessoas, falamos da necessidade inerente de criar vínculos com os outros. E o mesmo vale para o ensino a distância! Numa pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 82,6% dos alunos afirmaram que a falta de contato presencial com outras pessoas prejudica o aprendizado.

Por isso, não importa se você dá aulas extremamente sérias (como as de Direito para adultos), ou muito mais leves (tipo as de música para crianças ou mesmo as de educação física para a terceira idade).

O que importa, na verdade, é que você se liberte das amarras do dia a dia puxado e faça seus alunos embarcarem nessa com você. Valorize a vida pessoal de cada um – e crie maneiras de interagir com eles. Afinal, existe vida fora do curso! 

Que tal marcar um happy hour toda sexta-feira à tarde? Cada um pode ligar sua câmera e trocar uma ideia acompanhado de uma cervejinha gelada – ou mesmo de refrigerante, café e água.

Ou, quem sabe, você chame todo mundo para um café da manhã ou da tarde para colocar o papo em dia?

A grande sacada dessas ideias de aulas a distância é colocar-se no mesmo nível dos alunos. Ninguém é superior a ninguém e, quando todos se sentem bem, respeitados e com direitos iguais, o curso flui naturalmente.

2. Promova competições e outros desafios

Outras ideias para aulas EAD são os modelos de competição (saudáveis!), que ajudam a desenvolver o conhecimento e a comunicação dos alunos. 

E aqui a dica é ir muito além das provas! Algumas estratégias criativas, como dinâmicas em grupo, ajudam a tornar o ambiente mais agradável, fazem com que as pessoas se conheçam melhor e ainda podem contar como pontuação para a média final do curso.

A ideia é sempre premiar as vitórias, mas sem desmerecer os outros alunos! Procure achar um meio-termo e incentivar a melhoria contínua (e retirar o melhor de cada pessoa).

Você também pode usar a tática de gamificação – que envolve formatos de conteúdo EAD semelhantes a jogos, como quizzes, tabuleiros virtuais e testes diversos.

Ah, e esse método é uma tendência! De acordo com uma pesquisa da Finances Online, 67% dos alunos afirmaram que um curso com gamificação é muito mais motivador e interessante do que aulas tradicionais.

Quer saber mais sobre essa estratégia? Olha só:

3. Monte um cronograma de ações complementares à aula

Na hora de montar o seu plano de aula, procure pensar fora da caixa. Organizar um cronograma com outras atividades, muitas vezes de assuntos totalmente diferentes do curso, pode ser uma estratégia poderosa de engajamento.

Assim você mostra ao aluno que se importa realmente com ele como ser humano – e não como uma máquina que só está ali para passar nas provas e te pagar uma mensalidade. Ficam aqui algumas ideias de aulas a distância + ações complementares!

Incentive a leitura

Que tal indicar livros durante o curso e depois abrir uma série de apresentações online e em tempo real? E aqui não precisa necessariamente ser um livro técnico, relacionado às aulas. 

O importante é a pessoa descobrir o mundo mágico que a leitura traz para a nossa vida, num sentido muito mais amplo – e ainda se sentir uma especialista sobre determinado assunto. Isso porque, depois, o aluno pode assumir o papel de “professor” e ensinar o que aprendeu para os colegas de classe.

Cuide da saúde dos alunos

Vamos falar sobre saúde mental e física? Você, enquanto educador, tem uma influência enorme no bem-estar das pessoas e precisa fazer de tudo para contribuir positivamente nessas questões.

Portanto, ansiedade, depressão e outras questões psicológicas são assuntos interessantíssimos – e que merecem um espaço no seu plano de curso. 

Contate, por exemplo, profissionais da saúde para dar palestras online, debatendo o tema e dando orientações sobre mudanças. Você também pode aproveitar as datas sazonais e promover uma série de conversas, como:

  • câncer de mama e de próstata;
  • prevenção do suicídio; 
  • segurança no trânsito;
  • valorização do meio ambiente;
  • e muito mais!

Mostre a importância da sustentabilidade

Já que falamos sobre meio ambiente, vale a pena pensar em dinâmicas envolvendo a consciência sustentável. Seja em relação à água, à energia ou mesmo à preservação de árvores, o tema está cada vez mais em alta.

Apesar de ser focada em crianças, essas atividades podem ser adaptadas para alunos de qualquer idade. Confira algumas ideias neste vídeo!

4. Tenha conversas individuais com cada aluno

Como falamos mais acima, você e seus alunos estão no mesmo nível de respeito e valor dentro do curso. É por isso que abrir um canal com cada pessoa para dar e pedir feedbacks é fundamental!

Você pode fazer o tradicional alinhamento com o aluno (por exemplo, mostrando em que ponto da matéria ele está com mais dificuldade – e o que ele deve fazer para melhorar), mas também reservar um espaço para fazer essas perguntas.

  • O que ele está achando do curso até aqui?
  • Ele tem alguma crítica a fazer? 
  • Se ele precisasse indicar o curso a um amigo, ele faria isso?
  • Há alguma coisa da qual ele sentiu falta nas aulas?

Daqui, você consegue tirar poderosas ideias de aulas a distância. Leve tudo na esportiva e procure ser melhor a cada dia!

5. Use e abuse dos fóruns de comunidade

Não é de hoje que os fóruns são uma das formas mais interessantes de promover o engajamento entre as pessoas. O legal é que você pode criar canais de temas variados (mesmo fora do ambiente do curso), com o objetivo de trazer mais leveza e alegria para a sua comunidade.

Veja uma lista de ideias a seguir!

Tópico “apresente-se aqui”

Todo aluno novo que entrar no curso pode contar um pouco mais sobre ele no fórum. O que gosta de fazer? Para que time torce? De que cidade ele é? Quais são os hobbies preferidos? 

Isso valoriza a pessoa – e faz com que mais gente se motive para preencher o tópico (olha o engajamento aí!).

Dicas de filmes, séries e músicas

Libere um espaço do fórum para que as pessoas compartilhem sugestões de entretenimento. Afinal, filmes, séries e músicas podem ser uma boa válvula de escape para o estresse do dia a dia!

Mural do elogio

Outra ideia é criar um tópico de mural do elogio. Alguém (seja ele aluno, professor ou funcionário do curso) realizou um trabalho extraordinário e merece reconhecimento? Esse é um ótimo local para demonstrar a gratidão!

Quer saber mais sobre os fóruns e entender como usá-los no seu EAD? Confira no vídeo a seguir.

E aí, curtiu essas ideias de aulas a distância?

Que tal já começar a aplicar algumas delas no seu curso EAD? Vamos adorar ver o resultado! Publique em suas redes sociais e marque o perfil da EAD Plataforma (estamos no Instagram e no Facebook como @eadplataforma).

Ah, aproveite para ler outras matérias e incrementar suas aulas:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy