como-dar-aulas-particulares-internet

Como dar aulas particulares pela internet? Veja o que não pode faltar!

Após o conturbado ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, o mundo mudou. Nesse sentido, saber como dar aulas particulares pela internet se tornou imperativo para professores que, antes, eram habituados ao modelo presencial de ensino. 

Mais prática e ágil, a modalidade EAD se consolida, cada vez mais, como a preferida de estudantes e pais, que conseguem conciliar o reforço educacional dos filhos com outras atividades da rotina. 

Continue a leitura deste artigo para descobrir como dar aulas particulares pela internet em 6 passos: 

  1. Prepare um plano de aulas consistente e interativo
  2. Faça a seleção do material didático de forma estratégica
  3. Construa um ambiente educacional inspirador
  4. Adquira bons equipamentos
  5. Abra canais frequentes de contato com os alunos
  6. Profissionalize suas aulas particulares com a ajuda de uma plataforma EAD

Boa leitura! 

Primeiros passos: captando alunos particulares online

Se você é professor e está buscando caminhos para mergulhar no segmento de aulas particulares online, deve se perguntar: “como captar alunos EAD para as minhas aulas?”.

Nesse caso, nossa resposta é enfática: com divulgação! 

Embora não seja necessário ser especialista em marketing digital, conhecer algumas das estratégias de divulgação online pode te ajudar a encontrar seu lugar de destaque na rede. O importante, nesse caso, é ter foco no que realmente importa: fazer o seu conteúdo chegar aos alunos que potencialmente se interessam por ele. 

E como fazer isso na prática? Se liga nas nossas dicas. 

1. Use as redes sociais a seu favor

Como dar aulas particulares pela internet sem saber onde estão seus potenciais alunos/ Essa pode ser uma resposta difícil de ouvir: simplesmente não é possível. Mas, apesar dessa afirmação, podemos te dar uma notícia animadora: as chances do seu público-alvo estar nas redes sociais é enorme!

Isso porque, de acordo com pesquisas, mais de 140 milhões de brasileiros estão em pelo menos uma rede social. Isso significa que, com uma boa pesquisa de nicho, suas chances de encontrar seu público-alvo na rede são imensas! 

Algumas dicas para usar as redes sociais para divulgar aulas online são:

  • explore recursos multimídia nas redes sociais (como reels e story no Instagram, Facebook Live no Facebook etc);
  • faça parte de fóruns de professores particulares e comente ativamente; 
  • faça parcerias com influenciadores que falam sobre educação; 
  • não deixe seus seguidores sem respostas. reserve um horário a cada dia para analisar as interações e respondê-las; 
  • estimule a interação dos usuários com enquetes, jogos, brincadeiras e debates construtivos sobre seu setor de atuação. 

2. Produza conteúdo gratuito e relevante

Além da presença ativa nas redes sociais, é preciso firmar sua marca como uma empresa de credibilidade, confiável e especialista no tema que aborda. Portanto, se você quer saber como dar aulas particulares pela internet no segmento de biologia, precisa apostar em marketing de conteúdo voltado para este assunto.

E, atenção: as possibilidades são inúmeras! O mais importante é ter em mente que, para atrair e captar alunos EAD, será necessário oferecer conteúdo de forma gratuita. Isso pode acontecer via redes sociais, site, canal no YouTube etc.

Leia mais: Conquiste novos alunos com cursos online grátis

A ideia é que o conteúdo gratuito funcione como “isca” para captar alunos, despertando seu interesse na aquisição do pacote de aulas pagas. 

3. Crie uma base de e-mails 

Por fim, enriqueça sua estratégia de captação de alunos criando uma base de e-mails. 

Caso você não saiba, de acordo com a OptionMonster, 77% das empresas B2B usam o e-mail como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, 79% dos profissionais de marketing consideram o e-mail o canal de maior sucesso para distribuição de conteúdo.

A ideia é captar os contatos dos potenciais alunos (isso pode ser feito por meio da assinatura de uma newsletter, do preenchimento de um formulário, uma promoção etc) e criar uma base para enviar ofertas de aulas, estimular a troca de informações e o marketing de indicação

Mãos à obra: como dar aulas particulares pela internet? 

Agora que você já sabe como preparar o terreno para encontrar alunos, chegou a hora de partirmos para a prática. Prepare-se para entender, em 6 passos, como dar aulas particulares pela internet! 

1. Prepare um plano de aulas consistente e interativo

Antes de qualquer coisa, é preciso dedicar tempo ao planejamento! Fazer um plano de aula EAD exige a compreensão de todas as particularidades do cenário, bem como o conhecimento do perfil do aluno EAD

Se você já fez essa pesquisa, sabe que, para funcionar, o cronograma educacional EAD precisa ser consistente, autônomo, interativo e, sobretudo, dinâmico. 

Não se prenda à estrutura de uma aula presencial. Na educação a distância, é possível fluir pelos conteúdos de forma mais leve, respeitando o ritmo do aluno e entendendo suas maiores dificuldades. 

Por isso mesmo, as aulas particulares são alternativas tão buscadas por alunos e pais que desejam um processo educacional mais próximo e individualizado. 

2. Faça a seleção do material didático de forma estratégica

Aliada à criação do plano de aula EAD, está a escolha do material didático para as aulas particulares onlne. Lembra quando ressaltamos a importância de analisar o perfil do aluno EAD para construir seu planejamento? 

Pois este perfil aponta para estudantes com elevado índice de autonomia no aprendizado, por um lado. Por outro, aponta para um público com a atenção facilmente desviada por dispositivos eletrônicos e o excesso de conteúdo disponível na rede.

Para driblar essa dificuldade, aposte em diferentes tipos de conteúdos digitais. Não se prenda apenas aos livros didáticos e apostilas. Explore vídeos, filmes, animações, jogos (leia mais sobre gamificação aqui!), 

3. Construa um ambiente educacional inspirador

Como dar aulas particulares pela internet e ir além do conteúdo “engessado”? Esta é a pergunta-chave para professores que buscam construir um ambiente educacional inspirador. 

Que tal adicionar um pouco da sua história no ambiente educacional? Conte sua trajetória, como chegou ao lugar que ocupa hoje e como pode ajudar o aluno a superar dificuldades e encontrar seu caminho para se destacar. 

Além disso,compartilhe histórias de outros profissionais e figuras notáveis cujas trajetórias possam inspirar e oferecer lições para o aluno. 

4. Adquira bons equipamentos

Ainda que você inicie a rotina de aulas particulares com apenas um aluno, é importante investir na qualidade das transmissões. Este certamente será um dos aspectos considerados por ele para julgar sua aula como sendo boa ou ruim.

Afinal, de que adianta um conteúdo incrível, um professor altamente preparado, se a qualidade da transmissão for ruim, a internet não for capaz de sustentar a conexão e o cenário/iluminação não valorizarem a transmissão de conteúdos? 

Para te ajudar a contornar este desafio, separamos algumas leituras que podem auxiliar na etapa: 

Como montar um cenário?

Dicas e equipamentos de iluminação

Melhores microfones para aulas online

Câmeras para gravar vídeos

5. Abra canais frequentes de contato com os alunos

Aulas particulares online ainda podem ser uma novidade para muitos pais e alunos. Acostumados com encontros presenciais, eles podem considerar as aulas a distância “frias” e “sem olho no olho”. 

Entretanto, e felizmente, a tecnologia disponibiliza uma série de ferramentas de interação EAD para encurtar distâncias e possibilitar o contato frequente entre o professor EAD e seu aluno. 

Alguns dos canais que auxiliam neste processo são:

  • WhatsApp;
  • e-mail;
  • vídeo chamadas; 
  • etc

6. Profissionalize suas aulas particulares com a ajuda de uma plataforma EAD

Se você já ouviu falar em plataforma EAD, certamente se pergunta “como dar aulas particulares pela internet usando uma ferramenta como essas? É possível?” Nossa resposta é: SIM! É possível e recomendado, especialmente para professores EAD que têm muitos alunos. 

Uma boa plataforma EAD fornece, ao tutor/professor, tudo aquilo que ele precisa para gerenciar o processo educacional. Gestão de pagamentos, frequência, aproveitamento etc. 

Além disso, as plataformas permitem que o professor configure aulas online ao vivo no próprio espaço, centralizando todas as etapas da rota educacional no LMS disponível. 

Agora sim, você pode dizer que sabe como dar aulas particulares pela internet. Se quiser ir mais fundo no último tópico abordado neste artigo, nós podemos ajudar apresentando a você a EAD Plataforma.

Nossa ferramenta é simples, prática e intuitiva, e reúne todas as ferramentas necessárias para a gestão educacional a distância. Quer conhecer as funções disponíveis na EAD Plataforma gratuitamente? Preencha este formulário e navegue sem custos por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy