como-preparar-aula-ead

Como preparar aula EAD? Descubra em 6 passos simples e efetivos

Oferecer conteúdo atrativo e diferenciado é um dos principais desafios de quem trabalha com EAD. Por isso, entender como preparar aula EAD é um dos grandes diferenciais do professor conteudista, que compreende e adapta o material didático às necessidades do perfil do aluno da educação a distância. 

De acordo com o Censo Abed de 2019, 66,7% das instituições optam por produzirem seu próprio material. Esta é uma das estratégias usadas para garantir a qualidade do conteúdo oferecido nos cursos totalmente a distância. Em seguida, é valorizada a produção de conteúdo EAD feita por mestres e doutores, preferência de 64,4% das instituições

Se você trabalha no segmento e quer descobrir como preparar aula EAD com assertividade, potencializando a motivação dos alunos, continue lendo este artigo. Falaremos sobre como preparar aula EAD em 6 passos: 

  1. Desenhe o percurso acadêmico em sua mente
  2. Elabore um excelente plano de aula
  3. Crie conteúdo de maneira inteligente
  4. Pense em formas de engajar os alunos 
  5. Crie um diálogo aberto com a turma
  6. Acompanhe o desempenho das aulas e dos alunos — e aprenda com eles

Boa leitura! 

Como preparar aula EAD? 

Ter expertise em um assunto e saber falar sobre ele é, sem dúvidas, um bom primeiro passo. Mas entender como preparar aula EAD vai um pouco além disso. Afinal, estamos falando sobre um processo pedagógico, que deve ser capaz de envolver os alunos e promover aprendizados de longo prazo. 

Pensando nisso, separamos 6 dicas fundamentais para preparar aulas EAD organizadas, profissionais e efetivas. Confira! 

1. Desenhe o percurso acadêmico em sua mente

O primeiro passo para entender como preparar aula EAD é desenhar o percurso acadêmico em sua mente. Isso significa pensar nos objetivos do curso online ou do módulo ensinado e de que maneiras será possível alcançá-los. 

Vamos a um exemplo prático. 

Suponhamos que você seja tutor EAD em um curso de inglês online para concursos. O objetivo é garantir que, após a realização do curso, os alunos sejam capazes de entender regras gramaticais e interpretar textos suficientemente bem para performar bem em suas provas. 

Dessa maneira, o primeiro passo é pensar: qual o objetivo do meu curso? Nesse caso, é fácil dizer. A segunda pergunta deve ser: quais os passos fundamentais para garantir que meus alunos atinjam este objetivo? 

Neste caso, poderíamos listar alguns deles: 

  • revisão de regras gramaticais básicas (como o verb to be, concordância verbal, tempos verbais e por aí vai);
  • exercícios de escuta e escrita; 
  • dicas de interpretação de texto;
  • muitos módulos práticos;
  • simulados com provas de concursos concorridos. 

2. Elabore um excelente plano de aula

O segundo passo é transformar o percurso traçado no passo anterior em prática. Para isso, a melhor ferramenta disponível é o plano de aula EAD

Dizemos que o plano de aula é uma espécie de guia do trabalho educacional realizado.Com ele, é possível garantir o bom aproveitamento da turma, além de uma melhor performance do professor ou tutor. Orientado por seu roteiro, ele é capaz de explorar cada detalhe do conteúdo com propriedade. 

Em um bom plano de aula, constam os objetivos macro daquele curso ou módulo, o conteúdo abordado, a metodologia de ensino, as ferramentas educacionais utilizadas, o cronograma de atuação e o método escolhido para avaliar o desempenho dos estudantes. 

Assista o webinar abaixo para entender como elaborar um plano de aula na EAD: 

3. Crie conteúdo de maneira inteligente

O terceiro passo para aprender, de uma vez por todas, como preparar aula EAD pode soar clichê, mas é uma grande verdade. É hora de pensar fora da caixa e criar conteúdos de forma inteligente! 

E o que isso significa? 

Nós explicamos! 

Ao pensar na metodologia EAD, muitos associamos a rotina de aulas a vídeo aulas expositivas e longas apostilas virtuais. Mas, felizmente, a EAD conta com outros tipos de conteúdos digitais que a levam muito além dessa receita. 

É possível, por exemplo, convidar especialistas para uma entrevista em formato de webinar ao vivo. Também é possível disponibilizar materiais complementares às aulas, como infográficos e animações. 

Outra ideia é promover aulas online ao vivo, tornando o debate mais dinâmico e envolvente para toda a sala. Já imaginou exercitar o inglês do exemplo acima em uma reunião com diversos alunos? 

4. Pense em formas de engajar os alunos 

Aliado à dica 3, temos um pulo do gato para quem busca entender como preparar aula EAD de forma efetiva. Não pense apenas em transmitir conteúdo, pense em tornar os alunos fãs do seu curso! 

Para isso, é preciso ir além da mesmice. Usar ferramentas digitais inovadoras pode ser uma boa ideia. 

Já imaginou, por exemplo, criar um evento virtual em que os alunos possam conversar em inglês sobre assuntos diversos? E criar pequenos desafios (uma boa ideia é usar a estratégia da gamificação para conduzi-los) que estimulem a competição saudável entre a turma? 

E criar um podcast exclusivo para treinar o idioma e reforçar os princípios aprendidos em aula? 

Abaixo, você confere um exemplo para inspirar! 

5. Crie um diálogo aberto com a turma

Apesar de valorizar um perfil de aluno independente e autônomo, o ensino a distância não pode deixar de lado a importância do diálogo entre tutor e estudante. 

Para isso, existem inúmeras ferramentas de interação EAD, que podem estimular a construção de um canal sempre aberto de comunicação entre os atores do processo educacional. 

Alguns exemplos são: 

6. Acompanhe o desempenho das aulas e dos alunos — e aprenda com eles

Por fim, a dica final para entender como preparar aula EAD é: observe e aprenda com os alunos! 

Um plano de aula muitas vezes precisa ser modificado de acordo com necessidades e demandas próprias de cada turma. Por isso, cabe ao tutor ter atenção a estes comportamentos e adaptar constantemente sua forma de ensinar. 

Quer um exemplo? 

Nos últimos anos, o número de brasileiros com acesso à internet no celular cresceu exponencialmente (em 2018, 99,2% das pessoas que acessavam a rede optavam pelo telefone móvel, segundo o IBGE).

Diante desse novo hábito de acesso à rede, coube aos tutores EAD desenvolverem um novo método de ensino, apropriado para este tipo de ferramenta. 

E assim, nasceu o mobile learning, ou m-learning, método de ensino que adequa o conteúdo às telas dos dispositivos móveis. 

Plataforma EAD: aliada na preparação de aulas interessantes e dinâmicas 

Agora sim, você tem em mãos QUASE tudo o que precisa saber para entender como preparar aula EAD com efetividade. 

A dica final vai completar a lista e tornar o seu processo de preparação de conteúdos muito mais assertivo e didático. Estamos falando da plataforma EAD, grande aliada na educação online. 

Boas plataformas EAD fornecem tudo o que o tutor precisa para criar conteúdos dinâmicos (como a possibilidade de criar uma biblioteca virtual, por exemplo), estabelecer conexões rápidas com seus alunos e, de quebra, gerenciar com maestria o processo educacional com a ajuda de gráficos e relatórios. 

Está procurando uma plataforma EAD assim para otimizar processos como preparar aula EAD? Então você acaba de encontrar! 

Preencha este formulário e conheça a EAD Plataforma! Nossas funcionalidades estarão liberadas para teste durante 7 dias gratuitos! Não dá para perder! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy