dinâmica sobre administração do tempo

Dinâmica sobre administração do tempo: top 3 para otimizar a produtividade de sua equipe!

Realizar uma dinâmica sobre administração do tempo com  sua equipe pode impulsionar a produtividade e eficiência de forma inimagináveis, o que pode resultar  em excelentes resultados para o seu negócio, assim como  para seus colaboradores, visto que a gestão do tempo proporciona uma melhor qualidade de vida.

Segundo um estudo realizado pelo International Stress Management Association Brasil, por volta de 60% dos brasileiros apontam sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia. Ele também relatou que o Brasil é o segundo País mais estressado do mundo, sendo a falta de tempo uma das causas.

E, obviamente, sabemos que a falta de organização e a má gestão de tempo impactam diretamente os resultados individuais e coletivos dentro de uma organização. Por isso é preciso buscar alternativas, como a aplicação de uma dinâmica de grupo gestão do tempo.

Por isso, se está em busca de dinâmica sobre administração do tempo, com o objetivo de aumentar a produtividade de seus colaboradores, já pode fechar todas as outras abas que você está no conteúdo certo, visto que ao longo deste artigo aprenderá:

  • qual o objetivo da administração do tempo;
  • vantagens de fazer dinâmica sobre administração do tempo com sua equipe;
  • dinâmica de grupo administração do tempo: confira o top 3 exercícios.

Preparado?

Então, vamos lá!

Qual o objetivo da administração do tempo?

A administração do tempo tem como principal objetivo a priorização e organização de tarefas para atingir determinado objetivo, ou seja, a otimização do tempo.

Afinal, será que a sua equipe sabe gerir bem o seu tempo? 

Ou está  perdendo tempo em afazeres desnecessários para o atingimento das metas do seu negócio? 

Ou até mesmo está  sobrecarregada?

Para evitar essas situações, é necessário buscar soluções para conscientizar todos seus colaboradores de que o tempo é o ativo mais precioso que temos, e que é preciso saber como utilizá-lo.

Seja por meio de treinamentos e/ou dinâmica de grupo administração do tempo, por exemplo. 

Com isso, todos saem ganhando: a empresa consegue impulsionar a produtividade e eficiência de seus colaboradores, batendo suas metas e objetivos de forma mais rápida, e os profissionais conseguem priorizar demandas e ter mais tempo.

Falando sobre treinamento, este conteúdo também pode te interessar: como fazer um treinamento motivacional? 3 passos para começar.

Vantagens de fazer dinâmica sobre administração do tempo com sua equipe

dinâmica sobre administração do tempo

Além dos benefícios que já citamos ao longo do conteúdo, existem vários outros pontos positivos em realizar dinâmica sobre administração do tempo com sua equipe, confira abaixo:

  • alta performance no trabalho: por meio da dinâmica de grupo gestão do tempo, seus colaboradores saberão fazer bom uso do tempo disponível a partir da definição de quais tarefas são prioridade, além de identificarem e eliminarem fontes de procrastinação. Resultando em uma melhora significativa na performance do trabalho;
  • melhora na qualidade de vida: com a priorização das tarefas é natural que seus colaboradores se sintam mais realizados e felizes, ocasionando na diminuição dos níveis de estresse e, consequentemente, na melhora na qualidade de vida;
  • aumento do foco, concentração e motivação: por meio da boa gestão do tempo, é possível ver claramente uma melhora no foco e concentração de todos os envolvidos, já que os mesmos saberão exatamente no que devem ou não focar.

Dinâmica de grupo administração do tempo: top 3 exercícios!

Agora, chegou a hora de descobrir quais as melhores dinâmicas em grupo sobre administração do tempo que você pode fazer com a sua equipe para que eles aprendam mais sobre a importância de gerenciar o próprio tempo, e o quanto isso irá impactar de forma positiva suas vidas.

1. Gaste R$ 86.400 em 24h

Essa dinâmica sobre administração do tempo é perfeita para voltar a atenção de seus colaboradores de que o nosso tempo é finito.

Sua proposta consiste em fazer com que todos os  participantes listem   como eles gastariam R$ 86.400 em 24h. Caso esteja se perguntando o motivo desse valor em específico é que o dia tem exatos 86.400 segundos. 😉

A única restrição é que esse “dinheiro” não pode ser depositado ou transferido, ou seja, o valor que não conseguirem gastar ao longo do dia será perdido para sempre.

Por meio desta simples atividade, é possível mostrar para sua equipe o quanto o tempo deles é valioso, e precisa ser gasto com sabedoria.

2. A matriz de Eisenhower

A matriz de Eisenhower é outra dinâmica sobre administração do tempo capaz de transformar da água para o vinho os resultados de sua equipe.

Ela consiste em solicitar aos seus colaboradores que dividam todas as suas tarefas em urgentes e importantes, criando diferentes combinações entre elas. Para ficar mais fácil o entendimento, segue abaixo a imagem da matriz para repassar para sua equipe:

FONTE: dnc.group

Por meio dessa matriz, é possível identificar quais atividades precisam de maior atenção, e quais podem ser delegadas ou até eliminadas para maior produtividade.

3. Quanto tempo tem um minuto?

Ao final dessa dinâmica de grupo administração do tempo, seus colaboradores perceberão  que cada pessoa vivencia e usa seu tempo de forma distinta, pois cada um tem uma percepção sobre o tempo.

Nesta atividade, todos os participantes precisam estar de olhos vendados, e de preferência, formar um círculo. Logo, o mediador da dinâmica irá solicitar ao grupo que realizem uma contagem de 0 a 60 segundos, em silêncio. E conforme finalizarem a contagem, devem levantar a mão e tirar a venda.

Você perceberá que nem todos os participantes levantaram a mão de forma simultânea, o que reforça o aprendizado de que temos percepções diferentes em relação ao tempo.

Qual dinâmica sobre administração do tempo irá utilizar primeiro com a sua equipe?

Agora que você já sabe quais as melhores dinâmicas de grupo sobre gestão do tempo, deixe nos comentários qual delas irá fazer primeiro com seus colaboradores. Estamos curiosos para saber!

E como já citamos, além das dinâmicas você pode oferecer treinamentos sobre administração do tempo para sua equipe, assim, será possível reforçar o entendimento sobre o quão importante é gerenciar nosso tempo.

Você pode fornecer esses treinamentos por meio de uma plataforma EAD para que fique disponível para todos seus colaboradores sempre que necessário. E neste caso você pode contar com a EAD Plataforma, a solução completa para você que deseja treinar sua equipe, oferecendo a melhor experiência a distância com custos reduzidos.

Ficou interessado? Então, faça seu teste gratuito agora mesmo na EAD Plataforma agora, sem compromisso!


Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, segue uma citação do psicólogo e professor Neil Fiore: “Existe um mito de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre”.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy