como fazer um treinamento motivacional

Como fazer um treinamento motivacional? 3 passos para começar

Por acaso, você quer saber como fazer um treinamento motivacional na sua empresa? Então, você definitivamente chegou ao lugar certo. Hoje, vamos te mostrar 3 passos para engajar a equipe, além de 7 dicas para colocar o bloco na rua.

Seja qual for o formato escolhido para treinar os funcionários, lembre-se de que a chave é o engajamento. Segundo a pesquisa da consultoria PwC, o salário não é o fator mais importante para o trabalhador. Nesse sentido, muitas pessoas buscam se identificar com o propósito motivador da companhia.

Aliás, se a ideia é desenvolver times de alta performance, saiba que isso tem a ver com o senso de propósito. Por isso, antes de conhecer as dicas de como fazer um treinamento motivacional, vamos fazer uma breve pausa. Afinal, é essencial conhecer o golden circle do palestrante Simon Sinek, que vale tanto para o público interno, quanto para o externo.

Mas como fazer um treinamento motivacional na empresa?

No começo do artigo, citamos a pesquisa da PwC, lembra? Agora, vamos falar um pouco mais sobre como o propósito ajuda a “dar significado ao trabalho” das equipes. Isso porque esse conceito aumenta a satisfação do quadro funcional, ao passo que reduz o turnover.

Para facilitar, o Correio Braziliense preparou um infográfico com os principais dados desse estudo. Sendo assim, aproveite para conferir alguns insights para já ir pensando em como fazer um treinamento motivacional, ok?

7 dicas imperdíveis de treinamento motivacional

A seguir, listamos 7 dicas para inovar na Gestão de Pessoas. Junto com a pesquisa acima, vale refletir sobre esses outros pontos para decidir como fazer um treinamento motivacional.

  1. Em primeiro lugar, pense nas características da empresa: segmento, porte e verba disponível. Depois, pense no objetivo da ação formativa: mostrar o funcionamento de uma máquina, prevenir acidentes, estar em conformidade com a legislação etc.
  2. Coloque o custo-benefício na ponta do lápis. Para tal, pense se é mesmo preciso alugar a sala de conferência e pagar o transporte da equipe. Por outro lado, uma boa opção é contratar uma plataforma para ministrar cursos online.
  3. Defina a modalidade conforme as demandas da empresa: ensino a distância (EAD), presencial e híbrido. Por exemplo, a Perbras optou pelo treinamento corporativo online. Isso porque tudo fica mais acessível, autônomo e flexível nas aulas online.
  4. Entenda que a motivação funciona como uma via de 2 mãos. Enquanto os líderes têm sim um papel importante no processo, cada colaborador deve se automotivar. Em outras palavras, a ideia é conquistar resultados de forma colaborativa.
  5. Saiba que a conexão com o propósito da empresa cria o senso de pertencimento. Assim, os funcionários se sentem mais valorizados, como se fossem “donos” da companhia. Ao mesmo tempo, a produtividade também aumenta bastante.
  6. Se você ainda não ouviu a sua equipe, a dica de ouro é aplicar uma pesquisa antes de começar o curso. Já imaginou se você descobre que a maior parte do pessoal não pode frequentar um curso presencial? Afinal, as pessoas têm compromissos.
  7. Por último, faça um mapeamento das hard skills e soft skills. Com isso em mente, você poderá descobrir quais são as competências que devem ser desenvolvidas. No fim das contas, é vital manter o equilíbrio entre as habilidades técnicas e sociais.

Como fazer um treinamento motivacional online em 3 passos?

Com a economia e o amplo leque de tecnologias da educação, muitas empresas optam por cursos EAD. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para te mostrar como fazer um treinamento motivacional no formato online. Então, vamos lá!

1. Defina qual será o foco dessa ação formativa

Para facilitar, vamos pegar como exemplo a estratégia de team building. Aqui, estamos falando de iniciativas focadas no trabalho em equipe, na melhoria da comunicação etc. Dessa maneira, fica mais fácil criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e motivador.

E aqui vão algumas ações formativas que favorecem essa “construção da equipe”:

  • dinâmicas de grupo para “entrosar” as pessoas, principalmente no trabalho remoto;
  • onboarding digital para dar as boas-vindas àqueles funcionários recém-contratados;
  • mentorias para auxiliar os profissionais que estão com dificuldade em suas funções;
  • aulas em formato de microlearning para transmitir algumas “pílulas de informação”;
  • reuniões online para dar (e receber) feedbacks construtivos, de modo periódico.

2. Selecione os recursos necessários para a formação

Realmente, é possível dar aula online até usando o WhatsApp, se você preferir. Mas não terá as ferramentas de uma plataforma corporativa, não é mesmo? Por falar nisso, preparamos um vídeo para demonstrar esse amplo leque de possibilidades.   

Ao contratar a EAD Plataforma, por exemplo, você tem seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Logo, o céu é o limite para as ações formativas, incluindo:

  • aulas ao vivo com chat integrado para esclarecer as dúvidas;
  • liberação de acesso apenas para os funcionários convidados;
  • aplicação de provas e outros testes no decorrer dos módulos;
  • geração de relatórios com o progresso de cada aluno do curso;
  • biblioteca virtual para contribuir com a gestão do conhecimento;
  • otimização para acesso via celulares e outros dispositivos móveis;
  • integração via API com os outros sistemas usados pela empresa;
  • materiais disponíveis 24 horas, para conciliar o trabalho e os estudos;
  • simples configuração e gerenciamento de todo o painel administrativo. 

3. Acompanhe os resultados de cada formação

Por fim, chegamos à cereja do bolo de como fazer um treinamento motivacional. Ao definir o foco da ação formativa e selecionar os recursos, você já pode definir as metas, certo? Dessa forma, listamos alguns indicadores de treinamento e desenvolvimento para analisar os resultados.

  • Aproveitamento individual: qual foi a transformação depois dessas aulas? Ou seja, houve uma mudança positiva na rotina de trabalho?
  • Taxas de adesão e abandono: quantos funcionários se inscreveram? E quantos abandonaram o curso antes de concluir?
  • Avaliação de reação: como a equipe “recebeu” as informações? No caso, é importante aplicar outra pesquisa após o término do curso.

Enfim, esperamos que essas dicas sejam úteis para motivar seus colaboradores. A propósito, que tal experimentar a nossa plataforma gratuitamente? Assim, você pode testar suas ações e descobrir como fazer um treinamento motivacional à sua maneira.

E, se precisar de apoio, conte com a gente! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy