plataforma para ministrar cursos online

Plataforma para ministrar cursos online: dê um up nas aulas!

Que tal dar um up nas suas aulas com uma plataforma para ministrar cursos online? Assim, você dispõe de um amplo leque de recursos interativos para diversificar conteúdos. E o melhor: tudo isso enriquece (e muito) o processo de aprendizagem.

Antes de mais nada, é importante conhecer o potencial da educação a distância (EAD). Afinal, o coronavírus consolidou as vantagens desse modelo para democratizar o conhecimento. Por sinal, alguns diferenciais são: flexibilidade, autonomia, inclusão, custo-benefício e daí em diante.

Portanto, preparamos um post para falar justamente das plataformas para ministrar cursos online. Dessa maneira, você pode escolher aquela que vai te ajudar a decolar no mundo da aprendizagem digital. E, por falar nisso, confira um webinar que discute as perspectivas e as novas tecnologias na educação.

Vale a pena ter uma plataforma para ministrar cursos online?

Realmente, o mercado dispõe de muitas ofertas de plataforma para ministrar cursos online. Em especial devido às medidas de isolamento social trazidas pela pandemia de covid-19. No fim das contas, o EAD já era uma forte tendência no mundo todo, mas agora é uma necessidade.

Além disso, o recorde de desemprego é outro fator que impulsionou a onda do empreendedorismo digital. Sendo assim, é essencial analisar os ganhos em potencial de cada plataforma de e-learning

Logo, listamos 5 critérios para levar em conta na hora de escolher o Learning Management System (LMS). Isto é, o Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou ainda Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC).

Custo-benefício

Sabia que você economiza (muito) com a educação a distância ou mesmo com o ensino híbrido? Isso porque reduz consideravelmente os custos com vários itens, incluindo: 

  • locação de salas e da infraestrutura para dar as aulas, a exemplo dos retroprojetores;
  • impressão desnecessária de materiais, algo que não te ajuda a ser mais sustentável;
  • contratação de um educador para cada ação formativa. Já na EAD, você grava a aula uma única vez e, depois, reproduz quantas vezes quiser.

Recursos da plataforma para ministrar cursos online

De fato, há algumas opções gratuitas de LMS, enquanto outras são pagas. Mas, o importante é considerar: será que elas correspondem às suas demandas? Pensando nisso, listamos algumas funcionalidades que podem fazer toda a diferença na sua decisão.

Segurança

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, as informações pessoais e corporativas devem ser protegidas. Ou seja, a LGPD se aplica tanto aos dados de contato, quanto ao número de cartão de crédito e assim por diante. Por isso, é essencial ter um certificado de segurança incluso no LMS.

Demanda

Os cursos a distância podem ser aplicados com foco:

  • comercial: ideal para cursos livres, inclusive na produção de conteúdo digital; 
  • acadêmico: vale para escolas, faculdades, professores autônomos e mais;
  • corporativo: melhoria contínua dos treinamentos EAD para empresas e franquias.  

Escalabilidade

Ter um negócio escalável significa que você amplia o alcance dos conteúdos, de forma simples e eficaz. Aliás, essa é uma das soluções integradas que mais fazem sucesso na educação a distância. Enfim, seu lucro cresce exponencialmente, sem que as despesas sigam a mesma proporção.

Em outras palavras, uma plataforma LMS facilita todo o processo educativo. Por exemplo, você pode ter múltiplos professores usando uma única ferramenta, ao mesmo tempo. Bem diferente de ter que esperar uma turma sair para usar o laboratório, não é mesmo?

Nesse sentido, já pensou em ter seu próprio e-commerce de cursos online, com carrinho de compras e tudo mais? Então, temos uma ótima notícia para você: a seguir, falaremos sobre alguns cases de sucesso. E o primeiro deles te propicia tudo isso – e muito mais! Continue com a gente pra conferir!

3 cases de plataforma para ministrar cursos online

Selecionamos 3 exemplos de plataformas para ministrar cursos online. Com isso, fica mais fácil entender as funcionalidades que te ajudam a decolar na educação a distância.

1. EAD Plataforma

Com mais de 6 anos no mercado, a EAD Plataforma já gerou R$ 300 milhões em vendas. A propósito, você investe a partir de R$ 99/mês para criar o curso, tendo acesso aos recursos:

  • ambiente virtual de aprendizagem (AVA): biblioteca, videoaulas, materiais de apoio, fórum etc.
  • flexibilidade para criar planos de assinatura e de recorrência, que é similar ao modelo Netflix;
  • aulas ao vivo (com o chat integrado), para facilitar o esclarecimento de dúvidas das turmas;
  • ferramenta otimizada para celulares, tablets e dispositivos móveis, o que favorece o mobile learning;
  • integração API (Application Programming Interface) com os outros sistemas utilizados;
  • certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer) na hospedagem do curso, com domínio próprio.

2. Scaffold Education

Por sua vez, a Scaffold Education é direcionada para a aprendizagem corporativa. Além de reduzir custos no treinamento e desenvolvimento, ainda é possível alavancar os resultados. Assim sendo, o custo varia conforme as particularidades de cada companhia.

Essas são algumas funcionalidades que fazem isso tudo acontecer:

3. Speed Now

Para fechar os exemplos de plataformas para ministrar cursos online, temos a Speed Now. Nesse caso, o custo dos planos não está disponível no site, sendo necessário agendar uma apresentação. 

Entre os diferenciais deste modelo, podemos citar:

  • 2 mil cursos que vêm pré-prontos para agilizar os treinamentos corporativos;
  • incentivo gamificado, com premiações dedicadas aos seus melhores alunos;
  • 20 gráficos e outros tipos de relatórios para o acompanhamento do aprendizado;
  • DRM: proteção de conteúdo contra pirataria, cópia ou mesmo distribuição não autorizada.​

E então, o que achou dessas plataformas para ministrar cursos online? Se quiser saber mais detalhes, entre em contato com a gente ou faça o teste grátis por 7 dias. E mais: consulte outros conteúdos no Blog e no Youtube para aprimorar as aulas.

Juntos, podemos revolucionar positivamente a aprendizagem digital!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy