o-que-sao-solucoes-integradas-ead

O que são soluções integradas na EAD? Conheça os caminhos para um negócio muito mais eficiente!

Você sabe o que são soluções integradas na EAD? São ferramentas cuja principal função é simplificar processos operacionais. Isso é feito por meio da centralização de diferentes etapas e funções em uma só plataforma, que consolida e gere informações de forma unificada. 

No artigo de hoje, exploramos as soluções integradas na EAD. A ideia é que, após a leitura, você tenha clareza sobre a importância de utilizar uma boa plataforma e-learning para conduzir seu negócio e motivar seus alunos EAD

Boa leitura! 

O que são soluções integradas na EAD? 

Soluções integradas são ferramentas que trabalham de maneira colaborativa. 

Sua função é, como o nome diz, integrar processos, garantindo a fluidez das informações e um acesso democratizado a diferentes etapas de um fluxo. 

Empresas de diferentes segmentos utilizam soluções integradas para gerenciar sua operação. Dessa forma, reduzem as chances de erros e inconsistências e têm acesso a relatórios completos. 

Veja alguns exemplos de soluções integradas utilizadas por empresas de diferentes setores: 

  • CRM – Customer Relationship Management (sistema integrado para gerenciamento do relacionamento com o cliente);
  • ERP – Enterprise Resource Planning (ferramenta de gestão de processos e recursos na empresa);
  • Helpdesk (ferramenta de gestão de chamados e solução de problemas de Tecnologia da Informação);
  • Plataforma e-learning (integra todas as etapas da educação a distância em uma só ferramenta). 

Como as soluções integradas auxiliam no processo EAD? 

Agora que você já sabe o que são soluções integradas na EAD e em outros segmentos, é hora de entender quais benefícios elas trazem para a sua gestão.

Assim como em empresas de diferentes segmentos, as soluções integradas na EAD contribuem para uma gestão de processos mais efetiva e eficiente. 

A seguir, listamos alguns dos benefícios de utilizar este tipo de tecnologia na educação a distância. 

Facilidade de interação entre tutores e alunos

A primeira grande vantagem de uma solução integrada na EAD é a facilidade de comunicação entre os atores do processo — no caso, tutores e alunos. 

Sem uma ferramenta integrada, é preciso lançar mão de diferentes plataformas para promover cada uma das etapas da educação a distância:

  • Aprendizado;
  • Discussão;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Avaliação;
  • Gestão administrativa. 

Entretanto, com a ajuda de soluções integradas na EAD, todas as etapas passam a acontecer em um só espaço. A comunicação, por exemplo, é feita com a ajuda de diferentes ferramentas de interação na EAD, tais quais: 

  • Fórum EAD;
  • Chat online; 
  • E-mail;
  • Transmissões ao vivo;
  • Etc. 

Melhor gestão de cursos EAD

Gerir um curso EAD sem uma solução integrada torna-se um grande desafio. Isso porque, além do processo educacional, há, também, uma série de aspectos administrativos que devem ser acompanhados de perto ao longo do curso, como pagamentos, inscrições, aproveitamento etc. 

Com a ajuda de uma ferramenta centralizadora, essa gestão se concentra em um só local, e, em muitos casos, é facilitada pela automação (função que atualiza automaticamente determinadas tarefas, como o envio de e-mails de cobrança, por exemplo). 

Escalabilidade para o conteúdo

Outra vantagem de saber o que são soluções integradas na EAD é a possibilidade de escalar o conteúdo; ou seja, fazê-lo chegar a novos lugares e públicos de forma simplificada.

Um curso na metodologia EAD que existe sem a ajuda de soluções integradas precisa combinar diferentes ferramentas para funcionar. Isso torna a escalabilidade complexa, pois é necessário garantir que os novos alunos e tutores tenham acesso a cada uma delas para garantir seu bom aproveitamento. 

Com a ajuda de uma plataforma centralizadora, basta compartilhar acesso, login e senha a uma única ferramenta e o processo educacional é inteiramente transposto a uma nova turma. 

Custos menores 

Por fim, não podemos deixar de pontuar a economia de recursos como uma das vantagens de saber o que são soluções integradas na EAD. 

Afinal, ao investir em um só sistema centralizador, os tutores EAD e investidores do setor poupam uma série de custos relacionados à aquisição, manutenção e atualização de ferramentas adjacentes.

Plataforma EAD: a melhor solução integrada para a educação a distância

No início deste artigo, logo após esclarecermos o que são soluções integradas na EAD, pontuamos alguns exemplos de ferramentas que cumprem as funções mencionadas. 

A Plataforma EAD é a maior representação de uma solução integrada na educação a distância. 

Trata-se de um sistema completo que oferece, para tutores e alunos, todas as funcionalidades necessárias para o cumprimento da jornada de aprendizagem. 

Algumas das ferramentas presentes nas melhores plataformas EAD são: 

  • Planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • Painel administrativo para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • Plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • Ambiente de criação de provas e avaliações e geração de certificados; 
  • Plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • biblioteca para armazenamento de material de estudo; 
  • Possibilidades de customização e personalização;
  • Geração automática de relatórios; 
  • Integração entre as funcionalidades.

Conheça a melhor plataforma EAD do mercado

Após descobrir o que são soluções integradas na EAD e como a adoção de uma ferramenta como essa pode ajudar a tornar o seu negócio muito mais próspero, é hora de partir para a prática! O que acha de experimentar gratuitamente a EAD Plataforma? 

Nossa plataforma EAD está consolidada no mercado, e já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários. Interatividade, usabilidade e simplicidade na operação são alguns dos diferenciais do nosso sistema, que conta com altos índices de satisfação. Preencha este formulário e explore tudo o que a EAD Plataforma oferece enquanto solução integrada para a educação a distância!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy