Por que treinar funcionários aumenta resultados

Por que treinar funcionários? 7 benefícios que você precisa conhecer

Afinal de contas, por que treinar funcionários se um dia eles podem sair da sua empresa e levar o conhecimento embora? Pois é, mas e se eles não forem capacitados e permanecerem estagnados trabalhando com você?

Apesar de este segundo cenário ser péssimo para sua empresa, muito provavelmente os funcionários sem conhecimento nem chegarão a passar tanto tempo empregados.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa da ATD (Association for Talent Development), 40% dos colaboradores que não recebem treinamentos deixam seus cargos dentro do primeiro ano de trabalho. Ou seja, quanto menos capacitação, mais rotatividade — e quanto mais saídas, mais prejuízos.

Por esse motivo, o treinamento corporativo não deve ser encarado como um custo, e sim como um investimento. A capacitação traz mais qualidade (de trabalho e de vida), retém os talentos e melhora muito o potencial competitivo da empresa.

Se você quer entender mais sobre esse assunto, seja muito bem-vindo! No post de hoje, vamos listar e explicar 7 benefícios que mostram por que o treinamento organizacional é uma ótima estratégia. Boa leitura!

Entenda por que treinar funcionários é essencial

1. Porque valoriza o ser humano

Todos somos pessoas, com sentimentos, inseguranças, medos… E quando uma pessoa recebe treinamento, ela se sente apoiada, respeitada e realmente importante para a empresa. Ah, isso vale tanto para funcionários recém-chegados como para os mais antigos!

A tarefa do gestor de pessoas é justamente abrir um canal de diálogo e conhecer as pessoas do time. Assim, é possível entender as principais necessidades e preenchê-las com novos treinamentos — além de identificar o talento de cada funcionário.

Por isso, fazer a pessoa se sentir especial é o primeiro passo para que ela batalhe pela empresa no futuro!

Leia também: 7 melhores dicas de treinamentos para funcionários

2. Porque melhora o clima organizacional

Um estudo da Gallup mostra que o bem-estar é contagioso. De acordo com os pesquisadores Nicholas Christakis e James Fowler, as emoções (sejam elas boas ou ruins) viajam dentro de uma estrutura social — que é o caso do ambiente de trabalho.

Mas por que treinar funcionários melhora o clima organizacional? Ora, pessoas capacitadas (e valorizadas, como já vimos) se sentem melhor. E vivendo em um lugar onde várias pessoas estão felizes, muito provavelmente outras se sentirão assim também.

Quanto mais felicidade, melhor se torna o relacionamento entre essas pessoas — criando uma rede de conhecimento, evolução e companheirismo. Ou seja, mesmo num trabalho com bastante pressão, as pessoas agirão em conjunto para deixar o ambiente mais leve e saudável.

3. Porque desenvolve o engajamento

Quando são treinados, os funcionários se sentem mais bem preparados para assumir novas funções na empresa — mesmo sendo dentro do próprio cargo que eles já ocupam.

Graham Lowe, consultor e pesquisador canadense, sugere que os funcionários engajados tomam mais iniciativa porque eles experienciam emoções positivas durante o trabalho.

E essas boas experiências ajudam bastante na hora de se relacionar com o cliente, não é verdade? Afinal, as pessoas realmente entendem o que estão fazendo ali, seguem um propósito em comum e transferem essa energia para o cliente.

4. Porque aumenta a produtividade

Sabe aquela ideia de que o que mata a empresa não é a quantidade de trabalho, mas sim a quantidade de retrabalho? É a tão temida refação, que pode ser bastante minimizada com os treinamentos.

Em resumo, a execução de tarefas se torna muito mais fácil e produtiva quando se aprende não apenas “como fazer”, mas sim “por que se faz”. Com menos retrabalhos, sobra mais tempo para pensar em melhorar os processos — inclusive criando novos.

Leia também: Top 6 vantagens da universidade corporativa para um negócio

5. Porque incentiva a melhoria contínua

Treinar os funcionários também desperta neles o desejo de continuar aprendendo mais e mais. Além de formar um ciclo de conhecimento autossustentável, essa ideia colabora para a inovação!

Isso porque mais aprendizado gera novos insights, visões e estratégias — que até então não tinham sido imaginados dentro da empresa.

6. Porque diminui a rotatividade

No início desta matéria, falamos sobre o problema que você pode criar ao não treinar seus funcionários com medo que eles saiam da empresa.

Essa saída de pessoas (ou rotatividade) é, sim, muito ruim — mas ela é causada principalmente pela falta de expectativas que o funcionário tem de crescer no trabalho. Afinal, se ninguém investe nele, o que ele está fazendo ali?

Pessoas motivadas mostram por que treinar funcionários é importante: quando elas se sentem capacitadas para realizar sua função, desejam ficar na empresa e construir uma história. Isso, no fim, reduz as trocas de funcionários, ajudando a montar uma equipe cada vez mais forte.

Você sabe como calcular o índice de turnover da sua empresa (outro nome para “rotatividade”)? De acordo com o blog da Coalize, empresa de softwares de RH, o índice aceitável é em torno de 10% ao ano. Veja como fazer o cálculo!

Por que treinar funcionários - redução de turnover
Créditos da imagem: coalize.com.br

7. Porque reduz os custos

Para fechar os 7 benefícios de por que treinar funcionários é importante, é hora de falar sobre a redução de custos. Vamos recapitular os tópicos anteriores e ver como eles se relacionam com essa questão?

Pessoas que se sentem valorizadas ficam mais à vontade na empresa, contribuindo para um melhor clima organizacional. Um ambiente propício, juntamente com pessoas engajadas, melhora a produtividade. Quanto mais eficiência, menos tempo gasto para fazer as coisas — e você sabe, mais do que ninguém, que tempo é dinheiro!

Além disso, uma equipe buscando ser melhor a cada dia traz inovações para a empresa — o que, muitas vezes, elimina gastos antigos e desnecessários.

Para finalizar, com trocas menos frequentes de funcionários, sua empresa evita custos com demissões e novas contratações para reposição. Assim, é possível concentrar os recursos no que realmente importa: crescer e não retroceder.

E agora, que tal investir no treinamento de seus funcionários?

Esperamos que esta matéria tenha ajudado você a entender por que treinar funcionários deve ser uma prioridade. Quanto mais você mostrar que se importa com eles, mais crescimento eles terão — e sua empresa também.

E sabia que, com a EAD Plataforma, é possível gravar seus treinamentos em vídeo e disponibilizar online para sua equipe? Com nossa tecnologia corporativa de ensino a distância, você aproveita diversas vantagens, como:

  • Aulas ao vivo ou gravadas, com chat para tirar dúvidas;
  • Tecnologia otimizada para dispositivos móveis;
  • Fórum para gerar discussões e promover ainda mais o conhecimento entre a equipe;
  • E muito mais!

Obrigado pela sua companhia. Até o próximo artigo!

Fabio Godoy