Indicadores de e-mail marketing: 7 métricas para acompanhar

Conhecer os indicadores de e-mail marketing é primordial para que a sua empresa melhore o reconhecimento da marca, gere mais tráfego para o seu blog e site, amplie a conexão com o cliente e, sobretudo, aumente as vendas. 

Para se ter uma ideia da força dessa estratégia, o ROI (retorno sobre investimento) do e-mail marketing traz uma receita com média de U$42 sobre cada dólar investido, o que preenche uma enorme porcentagem de 4200%, de acordo com o Hubspot.

Quer trazer esses resultados para o seu negócio?

Então, continue a leitura e aprenda como otimizar a sua performance. 

O que são indicadores de e-mail marketing? 

Em suma, indicadores de e-mail marketing são métricas que mostram os resultados de todas as estratégias que foram implementadas em uma empresa. 

Dito de outra forma, ele exibe de que maneira a sua audiência comporta desde o momento do disparo até em relação ao conteúdo que é gerado pelo seu negócio. 

Um indicador de e-mail marketing não traz resultados sozinho. Aqui, por mais vitais que sejam as métricas, elas não são determinantes em uma estratégia quando são acompanhadas de maneira isolada. 

Tendo isso em mente, considere ter uma visão analítica para compreender sua performance dentro de um contexto, de modo a interpretar o que os números estão indicando em relação ao sucesso ou aos gargalos das ações. 

Ademais, faça esse acompanhamento de maneira contínua, pois ajuda a perceber se a estratégia segue com ótimos resultados ou se houve alguma queda ou estagnação. 

Em suma, monitorar os indicadores de e-mail marketing é o que fará seu curso ou consultoria entregar o material adequado ao mailing, concentrado na persona. 

💡 Fique por dentro: Metas de marketing digital: avalie o que importa! 

Como acompanhar indicadores de e-mail marketing? 

Uma vez que você já sabe o que são indicadores de e-mail marketing, é hora de conhecer as principais métricas que ajudam a analisar o cenário do seu negócio. São elas: 

  • taxa de abertura de e-mail;
  • taxa de cliques;
  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de cancelamento de inscrição;
  • e-mails marcados como spam;
  • retorno sobre o Investimento.

Vamos entender cada uma delas! 

Taxa de abertura de e-mail

Um dos mais observados quando se fala de indicadores de e-mail marketing. Ele exibe a relação entre o total de peças enviadas e a quantidade de e-mails que a sua base abriu. 

Monitorar a taxa de abertura é imprescindível para que você tenha em mente os tipos de mensagens que conseguiram estimular a curiosidade dos leads

Caso essa métrica esteja em queda, recomenda-se que você melhore os títulos e reveja a segmentação do seu mailing.

🎥 Adicionalmente, confira este vídeo e aprenda na prática como melhorar a taxa de abertura de e-mail:

Taxa de cliques

A taxa de cliques, por sua vez, calcula a quantidade de destinatários que clicaram em algum link adicionado no e-mail enviado. 

Tais links podem encaminhar seu contato para o site da sua marca, para algum material do seu blog ou para um produto específico. A mensuração é feita em relação ao total de e-mails enviados. 

Taxa de conversão

Essa métrica mostra quantos usuários responderam a uma ação específica indicada no conteúdo enviado. 

Na prática, esse indicador nos traz a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que aplicaram o comando do um call-to-action (CTA), tais como a aquisição de sua solução ou o download de um material rico. 

Contudo, diante do excesso de informações que as pessoas têm à disposição, é cada vez mais difícil atingir um resultado eficaz com a taxa de conversão. 

🎥 Por isso, antes de continuar com a leitura, dê o play neste vídeo e confira algumas dicas para otimizar a taxa de conversão do seu negócio: 

Taxa de rejeição

Como o próprio nome indica, a taxa de rejeição exibe quantos dos e-mails enviados não foram entregues à sua base. 

Tal cenário ocorre porque o endereço de e-mail foi desativado, cadastrado incorretamente ou a caixa de entrada do lead está com espaço insuficiente.  

Em paralelo, falhas no serviço também são responsáveis por aumentar a taxa de rejeição dos seus e-mails. 

Taxa de cancelamento de inscrição

Em síntese, a taxa de cancelamento revela quantos inscritos desistiram de receber seus e-mails. 

Monitorar essa métrica é essencial para que você descubra o nível de interesse dos seus leads nos materiais que você envia por e-mail. 

Para metrificar esse dado, divida a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período verificado. Por fim, multiplique por 100 para ter o valor percentual. 

E-mails marcados como spam

Esse indicador cresce por várias razões, entre elas: disparos em massa ou quando o negócio não se comunica com clareza nos conteúdos. 

Retorno sobre o Investimento

Figurinha carimbada nas estratégias online, o Retorno sobre o Investimento (ROI – Return on Investiment, em inglês) não poderia ficar de fora da nossa lista de indicadores de e-mail marketing. 

Afinal, trata-se de uma métrica que exibe o quão rentável a sua estratégia é. 

Em outras palavras, o resultado é apresentado a partir da relação entre o capital aplicado nas ações de e-mail marketing e o dinheiro adquirido com as vendas concluídas graças a esses conteúdos. 

🎥Quer saber mais? Assista:

Como otimizar indicadores de e-mail marketing? 

Ao analisar os indicadores de e-mail marketing, você percebeu que os números estão em queda. E agora, o que fazer? 

Para driblar esse jogo, confira três modelos de e-mail que ajudam a otimizar seus resultados. 

1- Duolingo 

Encabeçando a nossa lista, temos esse e-mail do Duolingo, que mostra conselhos para pessoas que fazem parte da base de contatos. 

As orientações são sobre ter mais motivação para aprender idiomas, e todas elas estão relacionadas a algum recurso do sistema. 

Ademais, observe que, no conteúdo, há três botões de CTA: 

  • “pratique agora”;
  • “continue a aprender”;
  • “escolha um curso e aprenda agora”.

Dessa maneira, a marca conversa com diversos públicos, seja aqueles que usam a ferramenta e pretendem ter mais motivação ou os usuários que, por algum motivo, deixaram de usar a tecnologia. 

2- Conquer 

Ele se destaca pelo conteúdo mais comercial, contudo, ele traz um estilo diferente. 

O assunto do e-mail é “Tenho 6 perguntas para você”.

Logo no começo, a Conquer (escola de negócios) lista alguns questionamentos enunciados e, só em seguida, começa o processo de venda. 

Com o produto apresentado, ela exibe a oferta de pré-lançamento: 30% de desconto. 

Por fim, traz uma outra oferta que parece ser ainda mais atrativa: 7 dias sem custos para usar o sistema. 

3- Giovanna Casagrande

De forma resumida, o e-mail da Giovanna Casagrande reúne uma oferta para um curso, com uma chamada relacionada a uma tendência e como fazer parte dela. 

Ao mesmo tempo, ela usa técnicas de copywriting, reforça sua autoridade e apresenta prova social. 

Tudo isso ajuda a construir uma conexão de confiança com o lead para, enfim, fazê-lo sentir segurança em comprar o curso. 

Dica extra: indicadores de e-mail marketing! 

Contratar uma plataforma EAD completa é uma ótima estratégia para que você tenha recursos atrativos para envolver os alunos e, com base nisso, criar títulos de e-mail cada vez mais poderosos. 

Parece interessante? 

Então, conheça a Plataforma EAD

Aqui, temos tudo o que você precisa para criar e vender cursos online

Com a tecnologia, é possível controlar o seu negócio com transparência e praticidade. 

Veja só algumas funcionalidades: 

  • acompanhar a evolução dos alunos em tempo real;
  • aplicar provar;
  • emitir certificados;
  • fazer avaliações entre aulas e módulos para avaliar;
  • adicionar múltiplos professores em seus cursos e planos com pagamento automático da participação nas vendas;
  • criar planos de assinatura com cobranças mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
  • E muito mais! 

Ficou curioso?

Agende agora mesmo a sua demonstração personalizada para conhecer a nossa plataforma. Você escolhe o dia e o horário de sua preferência. Aproveite! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy