Até bem pouco tempo atrás, para se destacar da concorrência, as instituições de ensino apostavam em estratégias de divulgação focadas em meios tradicionais, como outdoors, panfletos ou anúncios em rádio e TV. Atualmente, graças à transformação digital, as ações de marketing para escolas migraram para o ambiente online.
Por conta da popularização da internet, o marketing digital se mostra extremamente eficaz para fazer com que uma escola seja reconhecida por públicos que antes pareciam inalcançáveis. E, quando bem feito, aumenta o engajamento das pessoas com a marca, o que se reflete no aumento do número de matrículas.
Para construir uma estratégia bem-sucedida, é preciso lembrar que o marketing escolar tem muitas nuances. Apesar de o objetivo ser captar mais alunos e garantir seu funcionamento como negócio, as instituições de ensino transformam a vida de crianças, jovens e adultos e isso não pode ser ignorado nas ações de divulgação.
Para ajudar nessa tarefa carregada de responsabilidade, vamos mostrar abaixo 7 ações que devem fazer parte das estratégias de marketing educacional. Boa leitura!
7 ações de marketing para escolas
De acordo com o Censo Escolar 2020, no ano passado foram registradas 47,3 milhões de matrículas nas 179,5 mil escolas de educação básica que existem no Brasil. Do total de escolas, a rede municipal é responsável por quase dois terços (60,1%), seguida pela rede privada (22,9%).
Para conseguir se destacar em meio a tantas instituições, vale a pena conhecer algumas dicas de marketing escolar para captar mais alunos. Abaixo você confere uma lista com elementos que não podem faltar nas ações de divulgação:
1) Site institucional
Se o foco da sua estratégia de marketing está na internet, é imprescindível contar com um bom e completo site institucional. É nele que seus clientes em potencial devem encontrar todos os dados sobre a escola, além de informações pedagógicas e sobre eventos internos e abertura de processos seletivos.
O site do tradicional Colégio Vértice, de São Paulo, pode servir como inspiração. No print abaixo é possível ver o destaque dado para o desempenho dos alunos no vestibular e as seções de notícias divididas por cada segmento de ensino:
Outra boa ideia é criar na seção de Contato um espaço para que o visitante deixe o e-mail ou telefone. Em troca, você pode oferecer o envio de uma newsletter ou descontos em uma eventual matrícula.
2) Email marketing
Com a lista de contatos que você criar por meio do cadastro no site da escola ou em outras redes sociais, você terá tudo o que precisa para investir em uma campanha de email marketing. Só não vale comprar listas prontas e enviar informações para quem não está interessado nelas.
Porém, a partir do momento que as pessoas se inscrevem, você deve abastecê-las com alguma frequência para criar engajamento. Por meio desse canal, é possível divulgar conteúdos relevantes, enviar newsletters e informar promoções e descontos.
No vídeo abaixo, do canal DeProfPraProf, você confere mais detalhes de como o e-mail marketing pode ajudar escolas e professores particulares:
3) Blog
Além do site institucional, a estratégia de marketing da sua escola ganhará muito com a criação de um blog. Nesse espaço, ao invés de apenas fazer propaganda da sua escola, você deve oferecer conteúdos que sejam úteis para solucionar demandas do seu público-alvo.
É assim que funciona o inbound marketing: as pessoas fazem uma busca no Google para sanar uma dúvida e, entre os resultados, encontram a postagem do seu blog. Dessa forma, elas chegam até você por vontade própria e passam a ter os conteúdos oferecidos por sua escola como referência, o que só ajuda a fortalecer sua marca.
Para se inspirar, vale a pena dar uma olhada nos tipos de posts produzidos pelo blog do Colégio Córtex, de Goiânia. Ali é possível encontrar bastante material com dicas sobre o Enem e de preparação para vestibulares:
4) Mídias sociais
Você talvez já estivesse dando falta delas nesta lista, mas obviamente as redes sociais não poderiam ficar de fora das ações de marketing para escolas. Afinal de contas, é inegável que passamos boa parte do nosso tempo transitando por elas durante o dia; principalmente os mais jovens.
Nesse cenário, é inegável a importância de construir uma presença sólida e oferecer conteúdos relevantes e devidamente adaptados a cada uma das mídias sociais. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são as principais redes que você deve usar para alcançar novos públicos.
Use como o exemplo o perfil no Instagram do Colégio Nobre, na Bahia, onde encontramos não apenas informações sobre eventos na escola como posts divertidos sobre conhecimentos gerais:
5) Canal no YouTube
Outro item obrigatório no marketing para instituições de ensino é a produção de conteúdo audiovisual. Vale muito a pena criar um canal no YouTube com vídeos tratando de assuntos que chamem a atenção de quem está buscando por escolas, mas que também mostrem os eventos que acontecem na sua instituição.
Uma boa ideia é envolver tanto os professores quanto os alunos na produção desses vídeos. Dessa maneira, as pessoas conhecem melhor tudo que sua escola tem a oferecer e podem conhecer em detalhes seus pontos fortes e diferenciais.
Mire-se no exemplo do canal do histórico Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Nele encontramos vídeos institucionais, webinars, depoimentos de ex-alunos e notícias relativas à instituição, como podemos ver abaixo:
6) Anúncios patrocinados
Por falar em canal de vídeos, você sabe o que é YouTube Ads? Essa ferramenta foi criada exclusivamente para a realização de anúncios pagos na plataforma audiovisual mais popular do mundo e também pode fazer parte da estratégia de marketing da sua escola.
O YouTube Ads é um braço do Google Ads, que também pode ser usado para colocar seus anúncios nos resultados do mecanismo de busca e em páginas de sites parceiros. Outra ótima opção é procurar blogs e páginas que tratam de assuntos de interesse do seu público e anunciar diretamente neles.
Para criar banners e outros materiais gráficos para seus anúncios, você pode usar os seguintes programas:
7) Materiais ricos
Voltando a falar da estratégia de inbound marketing, o último item da nossa lista é a inclusão de mais materiais ricos, além de vídeos e postagens em blogs. Outros bons exemplos que ganham cada vez mais força são podcasts, webinars e ebooks.
Um grupo de professores do Colégio Uirapuru, em Sorocaba, criou o podcast “O Fim da História” não só para aprofundar assuntos tratados em aula, mas também para ultrapassar os muros da escola e envolver toda a comunidade:
Outra boa ideia é usar a expertise do corpo docente da sua escola para criar livros digitais com dicas de aprendizado, orientações sobre cursos e até mesmo guia de profissões. Para aprender a fazer um e-book, recomendamos que você conheça os cursos do Booknando, um dos clientes da EAD Plataforma.
Aliás, se você gostou das ações de marketing para escolas que listamos aqui, sugerimos que você entre em contato agora mesmo com os nossos consultores. Com a ajuda da EAD Plataforma, você terá uma série de recursos para expandir sua instituição de ensino para o ambiente virtual.
Já pensou na possibilidade de contar com uma plataforma EAD para oferecer cursos complementares e conteúdos em paralelo às aulas presenciais? Agende agora mesmo seu teste grátis de 7 dias e experimente todas as funcionalidades da EAD Plataforma.
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024