Como motivar funcionários com treinamento online

Como motivar funcionários com treinamento online? Entenda!

Muitos gestores não sabem como motivar funcionários com treinamento online, e por isso, perdem os melhores talentos do mercado pela falta de reconhecimento.

É válido dizer que os treinamentos corporativos possuem uma grande capacidade de motivar os colaboradores, visto que ele aumenta o engajamento da equipe.

Todos nós gostamos de ser reconhecidos e também temos um grande prazer em aprender para contribuir com a empresa em que trabalhamos.

E as organizações que se atentam a esse aspecto estão um passo à frente no mercado. Por isso nesse post vamos mostrar como você pode atrair e reter as melhores cabeças do mercado investindo em treinamento online.

Como motivar uma equipe online?

Há várias maneiras de motivar uma equipe online, mas a principal delas é oferecer treinamentos de qualidade e com uma certa frequência para os colaboradores.

No entanto, é preciso ter em mente quais estratégias podem ser eficientes para treinamentos na era virtual. Ainda mais que o trabalho remoto já é uma tendência no mercado.

Por isso é preciso pensar em qual será o melhor formato para o curso oferecido, bem como a duração das aulas que serão ministradas.

Como motivar funcionários com treinamento online?

Para criar um curso online que realmente motive os seus colaboradores é preciso se atentar a diversos pontos. Vamos falar abaixo sobre cada um deles.

Crie treinamentos práticos e interativos

Muitos colaboradores enxergam os treinamentos online como algo maçante e cansativo. Por isso, o desafio das empresas é criar algo prático e interativo.

A ideia é fazer com que eles entendam como aquele conhecimento que está sendo transmitido pode fazer a diferença na vida deles e como isso reflete no seu trabalho diário dentro da empresa.

O ideal é quebrar o programa de treinamento em várias aulas, deixar um tempo para perguntas e respostas e pensar em como aplicar atividades práticas dentro do curso.

Leia também:

Use a gamificação no treinamento online

Uma outra forma de motivar funcionários com treinamento online é aplicar a gamificação no treinamento. Como assim? Você cria um app de jogo no qual o colaborador pode cumprir missões na medida em que recebe o conhecimento no curso.

A ideia é deixar o conteúdo mais interativo, e através do jogo o funcionário entender qual é a aplicação prática daquilo que ele está aprendendo. 

Além disso, essa é uma maneira de deixar o curso menos cansativo e expositivo, tornando-o mais prático, dinâmico e interessante para toda a equipe.

As aulas não precisam ser longas

Antigamente cursos longos eram sinônimos de bons, pois traziam mais conteúdos para a vida das pessoas. Isso mudou de alguns anos para cá. O mercado ficou mais dinâmico.

As pessoas estão cada vez menos pacientes para passar horas assistindo uma aula, e aliado a isso há a questão do cansaço da vista diante de um equipamento tecnológico.

Uma aula presencial é normalmente menos cansativa que uma aula online. Enquanto no presencial é possível pensar em conteúdos para quatro horas, no online isso é praticamente uma utopia.

Dessa forma, o ideal é que você não se prolongue demais em conteúdos expositivos. Por isso, uma boa estratégia é fragmentar o curso em vários módulos.

Assim é possível explicar, criar uma interação e abrir o espaço para debates e construção de ideias. É uma nova maneira de ensinar.

Quer saber como gerenciar grupos e garantir cursos online ainda mais interativos? Então dá só uma olhada neste vídeo 👇

Deixe todo o material gravado para o colaborador

Um grande erro das empresas é querer que todos os colaboradores estejam bem na mesma hora. Isso nem sempre é possível. É muito comum que em um dia alguns estejam bem e outros não.

Por isso, pode acontecer de alguns funcionários absorverem melhor o conteúdo que está sendo apresentado do que outros. Assim sendo, é importante deixar tudo gravado, bem como o material disponível.

Pois, se o funcionário não está no seu melhor momento, ele pode assistir depois o conteúdo com mais tranquilidade para absorver o que está sendo transmitido.

Forneça feedbacks durante o curso

Para motivar funcionários com treinamento online, os feedbacks são essenciais. Pois, é através deles que o colaborador sabe se realmente está indo bem ou não.

Nesse caso, o instrutor pode passar algumas atividades, seja através de gamificação ou outro tipo de entretenimento, e ver como ele se sai.

Ao avaliá-lo, o tutor pode passar feedbacks positivos ou negativos para falar se ele atendeu às expectativas, o que precisa melhorar, e o que a empresa espera dele após concluir aquele treinamento.

Vale dizer que os feedbacks são extremamente importantes para que os colaboradores saibam se estão no caminho certo ou se precisam melhorar.

Crie premiações e reconhecimento no curso

Um dos pontos interessantes de implantar a gamificação em um curso é que dá para deixá-lo mais interativo por meio de premiações e reconhecimento.

Por exemplo, quando o funcionário mostra que está empenhado, foi bem naquele módulo, ele pode ganhar uma medalha dentro do jogo. E vamos supor que a cada três medalhas que ele conquistar, ele pode ter direito a um dia de folga ou qualquer outro prêmio.

O reconhecimento é muito importante, afinal, todos nós gostamos de ser reconhecidos. Quem não gosta de receber um elogio pelo empenho que teve em uma determinada atividade?

Escolha uma boa plataforma para expor o curso

Por fim, a escolha da plataforma EAD na qual será ministrado o curso é fundamental para garantir mais qualidade. Pois, se o ambiente não for intuitivo, ou for de difícil acesso, isso tende a desmotivar os funcionários.

É importante que a plataforma seja rápida, tenha uma boa acessibilidade, seja intuitiva para se encontrar tudo aquilo que deseja e possa ser acessada facilmente de qualquer dispositivo móvel.

E uma das melhores alternativas do mercado é a plataforma EAD. Com ela você oferece aulas ao vivo com chat, pode criar grupos e turmas de maneira automatizada e organizada, oferecer cupons de desconto e até mesmo aplicar provas.

Além disso, você pode criar permissões, notificações e até mesmo fóruns para que os colaboradores interajam entre eles de maneira ainda mais dinâmica. Gostou? Então conheça nossa solução.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy