como criar portfólio de treinamento online

Como criar portfólio de treinamento online para vender mais?

Já consolidou suas ações formativas no mercado, mas ainda não sabe como mostrar seu potencial para as empresas? Hoje, explicaremos como criar portfólio de treinamento online que agregue valor ao que você oferece e, principalmente, traga novos negócios.

Antes de mais nada, vale lembrar que o portfólio se traduz em um compilado do melhor que você tem a oferecer. Portanto, essa é uma oportunidade de ouro para evidenciar como seus treinamentos corporativos contribuem para desenvolver equipes de altíssimo desempenho. 

O que você precisa saber sobre como criar portfólio de treinamento online?

Para começar, a dica é pensar tanto na forma, quanto no conteúdo que você vai apresentar. Com isso em mente, confira alguns insights que preparam o terreno para que você descubra como criar um portfólio de treinamento online e, claro, fechar mais vendas. 

Escolha as ferramentas que facilitam a criação do seu portfólio

Há diversas ferramentas digitais que agilizam a criação do portfólio e, ainda, otimizam a chance de conversão. Confira alguns exemplos e escolha sua solução tecnológica! 

  • Em portais como Wix, GoDaddy e Squarespace, você cria o portfólio como se estivesse fazendo um site. Por outro lado, isso pode dar bastante trabalho para quem não está acostumado com isso, além dos custos ligados à hospedagem.
  • Já o portal Behance é muito usado por designers, fotógrafos, artistas digitais etc. E, ainda, que seja uma ferramenta interessante, pode ser um pouco complicado fazer seu portfólio por aqui, a não ser que o treinamento seja de: Photoshop, Fotografia…     
  • Com uma plataforma de e-learning, você vai muito além de montar seu portfólio. Nesse caso, você terá um ambiente virtual de aprendizagem para hospedar suas aulas e, ao mesmo tempo, mostrar todos os serviços que tem à disposição. 

A propósito, veja como é fácil configurar as preferências do site, mantendo a identidade visual da marca:

Liste os diferenciais competitivos das suas ações formativas

Nesse ponto, pense no que diferencia seus treinamentos em relação aos dos concorrentes. Por exemplo, reflita sobre as questões abaixo e, também, adicione outras que façam sentido para seu modelo de ensino.

  • Como seu treinamento ajuda a desenvolver equipes de alto desempenho?
  • Qual é a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula?
  • Como as empresas podem melhorar os resultados após a capacitação? 

Selecione depoimentos ligados aos treinamentos já aplicados

Já ouviu falar em gatilhos mentais que estimulam decisões favoráveis ao que você propõe? Ao oferecer seu treinamento, é vital apostar na prova social, que é a comprovação de que outras pessoas testaram, aprovaram e recomendaram seu serviço, o que traz credibilidade.

Até aqui, já deu pra entender os pontos a considerar para saber como criar portfólio de treinamento online? Agora, siga conosco para colocar a mão na massa e agregar muito mais valor ao que você oferece!

Como fazer um portfólio digital passo a passo?

Daqui em diante, vamos para a parte prática: afinal, como criar portfólio de treinamento online? Para exemplificar, tomaremos como base a empresa Nith Treinamentos, que é especializada em formações nas áreas: trabalhista, fiscal, contábil e previdenciária.

1. Crie o portfólio de treinamentos na plataforma de e-learning

Ao escolher uma boa plataforma de educação a distância (EAD), você poderá criar um site para vender cursos. Em outras palavras, trata-se de um portfólio dinâmico e prático, que é fácil de acessar e atualizar, além de viabilizar as campanhas de marketing, sabia disso?

2. Considere os diferenciais competitivos de cada ação formativa

No caso da Nith Treinamentos, o portfólio online criado na EAD Plataforma tem uma série de diferenciais, inclusive:

  • 85 mil alunos, distribuídos em 60 treinamentos no modelo “Nithflix”, com cursos, materiais, lives, suporte e fóruns;
  • trilhas de aprendizagem: trabalhista, contábil, RH (Recursos Humanos) e SST (Segurança e Saúde Ocupacionais);
  • cursos para aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fazer cálculos trabalhistas, usar o sistema eSocial e afins;
  • formações de qualidade que são reconhecidas no mercado, sobretudo nas áreas: fiscal, trabalhista, previdenciária e contábil.

3. Selecione depoimentos de quem já participou dos treinamentos

Lembra que mencionamos o poder da prova social? Para complementar, elencamos alguns dos depoimentos que constam no portal da Nith Treinamentos, trazendo mais credibilidade.

  • “Curso excelente! Serviu para dar segurança nos processos já conhecidos, além de agregar novos conhecimentos.”
  • “Aprendi de forma fácil e didática. Para mim que não tenho experiência com processo, ajudou-me bastante a ter uma visão de trabalho.”
  • “Foi muito importante, tanto profissional ,como no meu lado pessoal, mostrando a minha capacidade de superação. E, para finalizar, a equipe da Nith: estão todos de parabéns. Super recomendo.”

Dica extra! Se possível, inclua breves depoimentos em vídeo, como:

4. Dedique uma atenção especial aos recursos visuais do portfólio

A identidade visual é um dos pontos-chave para prender a atenção do cliente em potencial. Caso seu portfólio não tenha cores que conversam, hierarquia de fontes, facilidade de leitura, imagens compatíveis e daí em diante, todo seu esforço poderá ser em vão. 

Justamente por isso, a EAD Plataforma possibilita a customização do tema do seu portfólio digital. Por falar nisso, preparamos um tutorial que demonstra a facilidade dessa personalização, além de conter dicas para aprimorar essa parte visual importantíssima.  

5. Crie uma proposta comercial que abra espaço para o portfólio

Por fim, não basta saber como criar portfólio de treinamento online sem que ele chegue ao destinatário, certo? Se você quer vender para empresas, é vital traçar estratégias B2B, isto é, business to business, o que inclui a apresentação efetiva do que você está propondo.

Aliás, a proposta comercial deve focar nas soluções para o cliente, incluindo a adequação à LGPD, tal como no exemplo acima. Assim, ficará mais fácil compreender o porquê seu treinamento é a solução ideal para evitar que a companhia seja multada, não é mesmo?  

E, agora que você descobriu como criar portfólio de treinamento online, chegou a hora de montar o seu. Na EAD Plataforma, temos recursos sob medida para treinar as equipes com cursos à distância e, assim, reduzir os custos para todos os envolvidos. Faça o teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy