Personalização do ensino na prática

Personalização do ensino: o que é, importância e benefícios

Hoje é possível entender que cada aluno possui necessidades diferentes em relação ao aprendizado e que o método tradicional de ensino não é a melhor opção para todos, nem a única alternativa! 

A personalização do ensino é um método de estudo mais criativo e autônomo, em que leva em consideração as características pessoais de cada estudante. 

Essa tendência educacional está transformando a aprendizagem é uma ótima maneira de engajar os alunos e otimizar o estudo. 

Confira o que é personalização do ensino, sua importância e benefícios, tanto para alunos quanto para professores. 

O que significa personalização do ensino?

A personalização do ensino é um modelo de aprendizagem em que os alunos aprendem de formas e ritmos diferentes. 

Essa metodologia leva em consideração as particularidades de cada estudante, como seus interesses, conhecimentos e cultura, para estabelecer a melhor forma de abordar os conteúdos didáticos. 

Isso significa que a personalização do ensino oferece a cada estudante um plano de aprendizagem baseado nas dificuldades, aptidões e necessidades desses alunos. 

Qual a importância do ensino personalizado?

Para os professores, o ensino personalizado permite pensar estratégias que garantam um melhor aproveitamento das aulas, além de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e engajante. 

Os alunos recebem exercícios adequados ao nível de conhecimento, o que facilita o processo de aprendizagem. 

Assim eles não se sentem desestimulados diante de tarefas muito fáceis, nem desencorajados ou frustrados por não conseguirem resolver as atividades mais difíceis. 

Agora que você entendeu o conceito do ensino personalizado, confira seus principais benefícios. 

Quais são os benefícios da personalização do ensino?

Engaja os alunos

Um dos principais benefícios da personalização do ensino é o aumento do interesse do aluno pela aprendizagem e pelas disciplinas. 

Isso porque, com o uso da tecnologia e de maneiras mais modernas de aprendizagem, o conteúdo se torna mais instigante, colaborativo e interativo. 

Otimiza os estudos

Outro benefício que agrada muito os alunos é a possibilidade de adaptar conteúdos mais complicados ou que há mais dificuldade para diferentes ferramentas. 

Jogos, trabalhos em equipe, dinâmicas, apresentações e a união de matérias são alguns dos exemplos que podem ser utilizados. 

Aprimora competências e habilidades

A personalização do ensino permite o aprofundamento de conteúdos de interesse do aluno com atividades complementares que aprimorem essas competências e habilidades. 

Por outro lado, nas disciplinas em que há dificuldade, é possível criar uma jornada de ensino mais flexível, com atividades lúdicas e que vão facilitar o ensino e ainda assim estimular essa habilidade. 

Melhora o  relacionamento entre alunos e professores

Todos esses recursos facilitam a comunicação, promovem um diálogo mais aberto entre alunos e professores e possibilitam um melhor alinhamento de expectativas. 

Proporciona melhor adaptação na escola

Já deu para perceber que a adaptação de um aluno em um ambiente escolar que faz uso da personalização do ensino é muito mais fácil, né?

A personalização respeita o tempo e as características de cada aluno, contribuindo para que todos eles, principalmente aqueles que possuem necessidades especiais, possam se adaptar ao método de ensino. 

Como funciona na prática?

O ensino personalizado pode parecer complexo e difícil de ser implementado, principalmente quando falamos em grandes turmas com um alto volume de alunos. 

Porém, a transformação digital na educação facilita a rotina de professores e corpo docente, facilitando o trabalho e auxiliando os alunos a ter um atendimento mais individualizado. 

Ao invés de banir dispositivos móveis, a escola pode utilizá-los como ferramentas auxiliares com o auxílio de jogos educacionais e materiais complementares ao que foi dado em aula. 

Já deu para perceber que a personalização do ensino híbrido e do EAD também é fácil de ser implementada, certo?

Com o distanciamento físico do educador, o aluno precisa de estímulos personalizados para manter a atenção, desenvolver aprendizado, se motivar, suprir a ausência de colegas e absorver o conteúdo, como a sala de aula virtual

Trazer novas tecnologias como plataformas online e inteligência artificial são ações muito positivas para a personalização do aprendizado, porque os alunos gostam ou podem se familiarizar com elas.

Métodos de ensino personalizado

Não há regras dentro da personalização do ensino, mas há métodos amplamente utilizados em ambiente escolar que mostraremos a seguir. 

Então, educador, a dica é testar e ver quais podem ser testados e adaptados pela sua instituição de ensino. 

Perfis de aprendizagem

O método de perfis de aprendizagem, como o próprio nome diz, mantém um registro atualizado e detalhado de cada aluno, com todas as informações essenciais para que os professores possam tomar decisões que causem um impacto positivo na aprendizagem dos alunos. 

Entre as informações de um perfil de aprendizagem estão: 

  • Pontos fortes e fracos;
  • Necessidades;
  • Motivações;
  • Progresso nas atividades;
  • Objetivos individuais de cada um. 

Essa ferramenta auxilia professores, pais e até os próprios alunos a acompanhar o progresso e verificar a necessidade de ajustes no aprendizado. 

Jornadas personalizadas de aprendizagem

As jornadas personalizadas de aprendizagem não se referem apenas às atividades, mas em todo o percurso de aprendizagem dos alunos. 

Um exemplo é a adaptação do horário dos alunos com base no seu progresso, motivação e objetivos. 

Assim, a jornada de aprendizagem pode conter diferentes projetos e tipos de trabalho dependendo do perfil e das competências que esse aluno quer aprimorar. 

Progressões baseadas em competência

As progressões baseadas em competência são um método de avaliação e monitoramento contínuo dos alunos, ao contrário do que é feito no sistema de avaliação tradicional, em que os estudantes são testados através de uma prova para obter aprovação ou reprovação. 

Nesse caso, o progresso é medido através do domínio que os alunos possuem dos conteúdos. 

Quando um estudante domina uma competência, passa para a seguinte, podendo também aprender mais de uma ao mesmo tempo. 

Ambientes de aprendizagem flexíveis

Não é fácil redesenhar a configuração física da turma, a estruturação da escola e a maneira como os professores utilizam recursos e tempo de aula. 

Porém, é exatamente isso que os ambientes de aprendizagem flexíveis propõem. 

Nele, as estruturas nas quais os alunos aprendem são adaptadas com base na forma como aprendem melhor, sendo uma ótima forma de personalização do ensino híbrido. 

Isso porque o método permite remodelar o ambiente de aprendizagem e oferece aos professores mais engajamento para adotar novas práticas de ensino. 

Essas foram os principais métodos utilizados na personalização do ensino. 
Confira como usar a trilha de aprendizagem e potenciar o seu ensino e 7 atividades de dinâmica de integração para melhorar o entrosamento em turmas online e presenciais.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy