dinâmica de integração para alunos

Dinâmica de integração para alunos: 7 atividades para melhorar o entrosamento em turmas online e presenciais

Uma boa dinâmica de integração para alunos pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para o processo de aprendizagem e ensino.

Esse tipo de atividade é capaz de “quebrar o gelo” entre os alunos e ajudá-los a estreitar laços que serão muito importantes no decorrer do curso e após a sua conclusão também.

Especialmente no ensino à distância, a dinâmica de integração para alunos ajuda a reduzir a impessoalidade e tornar a sala de aula virtual em um ambiente mais receptivo e acolhedor.

Nos parágrafos a seguir, você confere 7 dinâmicas que você pode implementar durantes as suas aulas online e presenciais para incentivar o bom relacionamento entre os colegas do curso e promover a integração nas turmas:

  1. Qual animal você seria?
  2. Storytelling coletivo;
  3. Interrogatório com respostas elaboradas;
  4. Balões no ar;
  5. Tempestade de ideias;
  6. Resolvendo problemas alheios;
  7. Túnel do tempo.

Leia também: Presencial e online: dinâmica de grupo para empresas! 3 dicas!

Dinâmica de integração para alunos: 7 opções para usar na sua próxima aula

O uso de dinâmica de integração no primeiro dia de aula e também no decorrer de todo o curso é uma prática necessária para que todos os alunos se sintam parte do mesmo grupo e possam criar conexões valiosas entre si e também com os próprios professores.

Confira agora 7 opções de dinâmica de integração para alunos que você pode já pode começar a implementar na sua próxima aula online ou presencial.

1 – Qual animal você seria?

Essa é uma dinâmica clássica e que consiste em questionar os participantes sobre qual animal eles seriam e por quê.

A partir dessa brincadeira, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor sobre a personalidade de seus colegas. Além disso, cria-se um momento de descontração.

Você pode usar essa dinâmica de integração no primeiro dia de aula.

2 – Storytelling coletivo

O storytelling coletivo é um outro exemplo de dinâmica de integração que você pode realizar com os alunos de forma online.

Você, enquanto mediador da dinâmica, dá o pontapé inicial na história, descrevendo alguma situação que servirá como ponto de partida para o restante da turma.

Um a um, sucessivamente, os alunos deverão continuar a história até que o último participante da sequência decida o final.

Com essa atividade de storytelling coletivo, é possível estimular a criatividade dos alunos e mostrar que cada um pode contribuir de alguma forma para o todo.

3 – Interrogatório com respostas elaboradas

Nessa dinâmica de integração, os alunos têm a oportunidades de conhecer mais uns aos outros a partir de um interrogatório.

Porém, é proibido responder com “sim”, “não”, “depende” ou “por quê?”. A intenção é fazer com que o aluno elabore mais as suas respostas e dê a chance para que os colegas o conheça mais à fundo.

Quem der alguma das respostas proibidas poderá pagar algum tipo de prenda pelo erro.

Veja mais: Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias + 1 bônus

4 – Balões no ar

A dinâmica dos balões no ar é um bom exemplo de atividade para promover a integração entre os alunos e dar uma lição sobre a importância do trabalho em equipe.

Cada aluno receberá um balão vazio e deverá enchê-lo. Em seguida, cada um deverá jogar o balão para o ar e mantê-lo flutuando.

Aos poucos, um a um deverá sair da sala e deixar o seu balão no ar. Caberá aos participantes remanescentes garantir que os balões dos colegas ausentes não caiam no chão.

À medida que a sala for ficando mais vazia, fica mais difícil manter todos os balões no ar. Assim, essa dinâmica mostra a importância de se trabalhar de maneira alinhada e colaborativa.

5 – Tempestade de ideias

A tempestade de ideias é uma dinâmica muito comum no meio corporativo e que também pode ser implementada na sala de aula online e presencial.

Nessa dinâmica, os alunos devem se reunir com os professores para sugerir como atividades que podem ser desenvolvidas ao longo do curso.

Incentivar essa participação é uma forma de integrar os alunos e fazer com que eles se sintam ouvidos.

Veja também: 4 dinâmicas engraçadas para empresas para conhecer e aplicar!

6 – Resolvendo problemas alheios

Nesta dinâmica de integração para alunos, busca-se desenvolver a empatia e incentivar a criação de uma rede de apoio entre a turma.

Se essa atividade for conduzida de forma online, cada aluno deverá enviar via chat privado um problema para o gestor. Este, por sua vez, deve ler os problemas que ele resolver sem revelar de quem é o problema em questão.

A turma então deverá discutir possíveis soluções.

7 – Túnel do tempo

Por fim, o túnel do tempo é uma dinâmica de integração muito divertida e que pode ser aplicada tanto em turmas à distância como presencialmente.

Cada aluno deverá levar uma foto de quando era criança para a aula ou enviá-la em chat privado para o professor moderador da dinâmica.

A intenção é ver se a turma consegue adivinhar quem é a pessoa da foto de infância. O dono da foto pode até explicar para os colegas o contexto por trás daquele registro.

Leia mais: Dê asas à imaginação na dinâmica de atendimento ao cliente!

Para completar o conteúdo, selecionamos este vídeo da especialista em desenvolvimento humano Margareth Martins, com três dinâmicas de integração de grupos que podem ser feitas online ou presencialmente:

E então, qual dinâmica de integração para alunos você vai colocar em prática com a sua turma?

No caso de aulas a distância, o uso de uma boa plataforma EAD é fundamental para a integração dos alunos. A EAD plataforma conta com diversas funcionalidades, como estas:

  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online.

Marque agora mesmo uma apresentação com nossos especialistas e aproveite para fazer um teste grátis da plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy